A ideia inicial era colocar apenas um prego ou parafuso colado com cola quente, mas como não ia aguentar o peso do sensor nem ficava centrado, por isso tive que reforçar com o arame colado na parte de cima do prato e o parafuso apoiado por baixo do prato. Esta solução permite tirar facilmente o sensor para manutenção.Boa ideia para segurar o sensor dentro do RS...aquela do parafuso e o arame,boa ideia,estamos sempre aprender,uns com os outros ,os meus sensores estão presos,por um arame de cobre e enrolado ao parafuso de suporte do RS,para ficar a meio do mesmo.
Boas Pessoal
Venho aqui mostrar-vos o meu trabalho desenvolvido de um RS de tubos, já tinha tentado fazer um a uns anos a trás mas não correu lá muito bem. Mas como quem corre por gosto não cansa, nunca desisti da ideia e andei em estudo algum tempo a procurar na net e a discutir com o meu colega @CptRena .
Pensou-se em colocar o ar frio a entrar por baixo e o ar quente a sair tambem por baixo mas chegamos a conclusão que nao iria funcionar corretamente porque se iriam misturar e o dados de temperatura não seriam o reais. Então optamos por colocar o ar frio a entrar por baixo e o ar quente a sair por cima tal e qual como ocorre nas correntes de convecção. Tendo em atenção que um RS de tubos necessita de ventilação 24h se não os dados não serão credíveis o quanto possível e o Rs não funcionará corretamente.
Deixo aqui um site em que me baseei e para quem estiver interessado em construir um RS de tubos: http://www.osengr.org/Projects/Solar-Radiation-Shield/IBF-Radiation-Shield.pdf
Irei mostras mais a baixo os passos de construção em fotos.
Material:
- Fan de 120mm
- Tubo PVC 125mm
- Tubo PVC 80mm
- Tampa PVC 160mm
- Tampa PVC 110mm
- Tinta
- Parafusos
Aqui fica o aspeto final do RS de tubos.
Cumprimentos
É igual ao meu descrito por aqui algures, já a laborar há uns anos, apenas utilizo a fan de 8cms no tubo interior e apenas uma tampa
Mas com estes RSs é obrigatoria a ventilação a 24 horas, se não dá grandes erros alem da demora na actualização dos dados
Boas,
Mas o principio de funcionamento não tem nada a ver com o teu RS de tubos por isso não compares um com o outro.
O meu ar frio só entra por baixo e o ar quente só sai por cima enquanto no teu as trocas do ar fazem-se simultaneamente por baixo do RS o que em dias sem brisa nenhuma o ar vai misturar-se um com o outro.
Outro aspeto importante é ter uma outra tampa por baixo devido a radiação difusa para não influenciar as leituras do sensor.
Ora vê as fotos do meu e compara, sim o meu o ar frio só entra por baixo, só pelo tubo interior e sai por cima...talvez não tenha actualizado as fotos da ultima versão do meu que já tem uns meses e no topo é composto por um mini RS de pratos...assim como o local de instalação.
Bom dia,
Mínima de hoje na minha estação meteorológica (EMP):
6.4º C
Minima na estação meteorológica do Forte da Casa:
8.8º C
Temperatura Actual EMP:
11.8º C
HR 77%
Forte da Casa 11.5º C
HR 74%
Opiniões?
Obrigado pelo comentário, sim eu sei que não... de qualquer maneira não deixa de ser um abrigo...
O mesmo está feito em PVC, com um comprimento de 27cm e uma largura de 9cm... a minha ideia era fazer um com tubos em pvc que encontrei na net:
https://www.researchgate.net/profil...41850536857601@1458514927588/background/6.png
https://www.researchgate.net/public...O_DE_ABRIGOS_TERMO-HIGROMETRICOS_ALTERNATIVOS
Mas dado o tamanho do mesmo, desisti, visto que não tenho forma de o prender na varanda...