Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
;)

Para quê gastar tantos €€€€ :huh: :huh:



Esta é a original Davis Passive Radiation Shield

Cev2.jpg




Se é possível construir (quase) igual :lol: com uns simples pratos de...vasos :eek:


Fica mais ou menos assim, dependendo das mãos do "mestre" :lmao:


dsc0335de2.jpg
 
Última edição:


Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Outro modelo muito parecido ao do 1º post, mas que leva incorporado um ventilador

com planos de construção pode ser visto


AQUI



:thumbsup:
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Eu fiz o meu a partir das instrucções desse último, mas acabei por quase nunca utilizar o ventilador pois o meu abrigo está quase todo o dia à sombra. Acho preferivel deitar mãos à obra a comprar um, visto serem muito caros, tão caros que com o dinheiro de um dava para comprar uma boa estação meteorológica.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

...
...
Acho preferivel deitar mãos à obra a comprar um, visto serem muito caros, tão caros que com o dinheiro de um dava para comprar uma boa estação meteorológica.


:thumbsup: Nem mais :thumbsup: Seguindo então o conselho do Fil ;)


Material necessário:

- Uma (boa) meia dúzia de pratos, brancos de preferência,

- Um X-Acto para dar cabo do material

- Cola

- Parafusos, anilhas, porcas, etc...

- Varão de rosca M4 ou M6

- Tubo PVC



Os pratos que utilizei foram comprados no supermercado Modelo, são de plástico resistente e com a vantagen de serem...brancos!


Com o X-Acto e alguma paciência, cortar o círculo interior ods ditos e depois é empilhar com a ajuda do varão e utilizando bocadinhos de tubo de pvc para servir de separador entre cada um.




Edit: As imagens "perderam-se"!!
 
Última edição:

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Muito fixe fico à espera dos próximos episodios,
Atenção um colega meu fez uma parecida com a tua e a sonda da temperatura bloqueava, apos umas conversas com a assistencia tecnica da Oregon descobriu-se que tinha deixado as aberturas um pouco largas demais o que entrava a humidade e impedia o contacto da sonda via radio.
Entao comprou uma mesmo da Oregon.
Bom Trabalho!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Excelente Kraliv!!
Tem pinta de que vai ficar com um look todo pro :thumbsup:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Olá...olá :)


Pensavam que eu me tinha esquecido, era??? :lol:


Aqui está a menina depois de terminada :shocking:


radiation.JPG


Não ficou exactamente como eu queria... mas tem funcionado bem até agora.



Os valores tenho-os comparado com um Term. Analógico de Máx / Min (colocado à sombra)...

termaxmin.JPG


e são muito iguais.



Claro que a Estação Meteorológica dá 19,6ºC e o Term. analógico já está nos 20ºC
As temperaturas mínimas estão também idênticas.


Falta vir calor em força para testar o protector à soalheira. :hehe:



:thumbsup:
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Olá...olá :)


Pensavam que eu me tinha esquecido, era??? :lol:


Aqui está a menina depois de terminada :shocking:


radiation.JPG


Não ficou exactamente como eu queria... mas tem funcionado bem até agora.



Os valores tenho-os comparado com um Term. Analógico de Máx / Min (colocado à sombra)...

termaxmin.JPG


e são muito iguais.



Claro que a Estação Meteorológica dá 19,6ºC e o Term. analógico já está nos 20ºC
As temperaturas mínimas estão também idênticas.


Falta vir calor em força para testar o protector à soalheira. :hehe:



:thumbsup:


PARABENS !:thumbsup:

Estou impressionado :shocking:. Se bem que os bordos das tigelas vão ficar com alguma água depois de chover e eventualmente alterar ligeiramente as condições de humidade do ar que circule, mas nada de significativo.:D

Isto é um exemplo do que as escolas deste país poderiam fazer com custos mínimos no Programa Ciência Viva, em lugar de gastar os dinheiros públicos em "estaçoesinhas" já prontas e que no fim pouco ou nenhum "gozo" dão aos miúdos. BOM TRABALHO !:thumbsup:
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

PARABENS !:thumbsup:

Estou impressionado :shocking:. Se bem que os bordos das tigelas vão ficar com alguma água depois de chover e eventualmente alterar ligeiramente as condições de humidade do ar que circule, mas nada de significativo.:D

Isto é um exemplo do que as escolas deste país poderiam fazer com custos mínimos no Programa Ciência Viva, em lugar de gastar os dinheiros públicos em "estaçoesinhas" já prontas e que no fim pouco ou nenhum "gozo" dão aos miúdos. BOM TRABALHO !:thumbsup:

Peço desculpa:rolleyes: , o seu modelo não tem bordos, por isso está melhor do que a original:thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Ficou excelente Kraliv! O meu ficou muito parecido ao teu, mas com ventilador (que nunca uso) e os pratos que comprei tinham bordos e esqueci-me de fazer lá furos para escorrer a água.



Mas o pior de tudo é a localização, tive que o pendurar debaixo de uma árvore :(
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Ficou excelente Kraliv! O meu ficou muito parecido ao teu, mas com ventilador (que nunca uso) e os pratos que comprei tinham bordos e esqueci-me de fazer lá furos para escorrer a água.
...



Podes (ainda) fazer para evitar a acumulação de água, como está aqui nestas imagens ;) :

DSCN2886.JPG


DSCN2888.JPG




Já agora, podem ver todas a fotos da construção (muito bem feita) da R.S Ventilada, feita pelo colega Breitling do Foro Meteored, aqui neste link:

http://foro.meteored.com/index.php/topic,68364.0.html



:thumbsup:



Edit: Os meus pratos, como o Rossby entretanto reparou, não tinham bordos e são originais brancos.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

É uma boa ideia, mas acho muito mais simples e fácil fazer furos nos bordos para a água escorrer :D
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Então: a minha nova estação (KNMI model)

Ola a todos (lamento, mas não fala Portugues muito bem),

Aqui podem ver a minha nova estação, que eu construi. A base deste modelo e o modelo do meu pais (em esta caso: Holanda). Interior: negro (absorber toda radiação solar indirecto/ exterior claro: branco).

Tenho uma Tinytag datalogger Ultra 2. E muito bom! No domingo, esteve no estação do WIlhelminadorp KNMI (25 km da minha casa) aos 15:00h a so 4 metros da estação do KNMI. Fui uma dia quente (para Holanda em septembro) com sol, 2 m/s vento e 22,0 C. O tinytag em minha estação a 15:00 : 21,878 C.

Ontem, esteve no KNMI Vlissingen a 8 km da minha casa. Eu esteve a
4 m do estação do KNMI (ver a Photographia). Aos 00:20 h e 00:30 h: KNMI 12,8 e 12,9 C. A minha estação 12,940 e 12,919 C.

Estou muito feliz com a combinação do estação e o datalogger! O logger tem uma memoria para 30000 dados (minima, maxima e Tactual) e podes medir com um intervalo de 1 s a 1 dia.
Fazer esta estação custo so 20 a 25 euro's. Com ventilador (24 horas) 60 euros.


Aqui, algumas photgraphias:

http://picasaweb.google.com/simoes.jacinto/WeerstationSeptember2007

Boa noite!