Pois, pelo menos algumas dessas irão vingar, quase certamente...
Basta colocá-las em locais virados a sul, com um solo permeável, rico em matéria orgânica, bem irrigado nos períodos quentes e terás uma surpresa.
Estou a pensar em abrir um tópico com fotos de plantas tropicais cultivadas ao ar livre em Portugal.
Como entusiasta, paisagista, estudioso, amante, horticultor, investigador, jardineiro, apaixonado e louco por plantas tropicais e subtropicais acho a ideia muito interessante. Eu mesmo faço investigação e estudos sobre a introdução de espécies exóticas (que significa não autóctones do nosso país) com origem em climas subtropicais e tropicais em todo o território continental português. Daí que tenha muito interesse em saber e partilhar conhecimento sobre este tema com todos aqueles que, em Portugal, se aventuram como eu neste universo. Tenho as minhas conclusões e estudos publicados em dois blogues
http://plantasexoticascultivadasemportugal.blogspot.pt/
http://atlasdeexoticascultivadasemportugal.blogspot.pt/
onde todos poderão aprender e até complementar os comentários ou conclusões. Porém seria muito interessante, por outro lado, dar continuidade neste fórum à ideia de um tópico sobre plantas tropicais.
Sobre a questão do
Cocos nucifera ou coqueiro, é absolutamente impossível cultivá-lo no exterior permanentemente uma vez que esta espécie não tolera dias consecutivos sem que haja uma grande amplitude térmica e esta situação jamais se verifica nos lugares mais amenos do sul de Portugal. Mesmo na ilha da Madeira, apenas sobrevive bem junto ao mar onde a temperatura diurna se eleva consideravelmente. Outro exemplo encontramos na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Aqui existem raros exemplares de
Cocos nucifera sendo que nesta cidade as temperaturas poderão descer vertiginosamente até aos 0ºc durante 2 a 3 dias seguidos mas rapidamente a temperatura sobe até aos 27ºc na semana seguinte. Este facto salvaguarda esta espécie muitíssimo delicada e inexistente no continente europeu.
O clima mais ameno de toda a Europa durante o Inverno, onde se podem admirar com surpresa espécies tropicais extraordinárias não é, ainda assim, suficientemente quente para que o coqueiro tolere aquelas condições ecológicas e sobreviva. Refiro-me à designada Costa Tropical, uma região que se estende ao longo do Mediterrâneo, na região de Granada. Inclui Almuñécar, Motril e estende-se até Torremolinos e Málaga.
Portanto, quem tiver um coqueiro e intentar platá-lo no exterior em qualquer zona de Portugal continental,vai perdê-lo.