Coqueiros na Madeira



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
bons exemplares esses o meu lá na lagoa morreu mas tenho outro para plantar pó ano

Pois, coqueiros jovens e sensíveis, nessa região não me soam a sucesso...:D
Tens que os proteger nas primeiras fases...
E mesmo como adulto, é uma questão de sorte, tendo em conta o clima dessa região.
Eu creio que há também coqueiros nos Açores, mas não tenho a certeza...
Se assim for serão os coqueiros a crescerem mais longe do Equador.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois, coqueiros jovens e sensíveis, nessa região não me soam a sucesso...:D
Tens que os proteger nas primeiras fases...
E mesmo como adulto, é uma questão de sorte, tendo em conta o clima dessa região.
Eu creio que há também coqueiros nos Açores, mas não tenho a certeza...
Se assim for serão os coqueiros a crescerem mais longe do Equador.

mas a lagoa tem um clima muito bom tao bom ou melhor que o de lis.... lá do-se bem imensas especies tropiais como a manga:huh::huh:o coqueiro tem as folhas mais velhas ainda em razoavel estado mas a mais nova , no centro, morreu:huh::confused: por isso só o dou por totalmente morto se nao rebentar na primavera....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
mas a lagoa tem um clima muito bom tao bom ou melhor que o de lis.... lá do-se bem imensas especies tropiais como a manga:huh::huh:o coqueiro tem as folhas mais velhas ainda em razoavel estado mas a mais nova , no centro, morreu:huh::confused: por isso só o dou por totalmente morto se nao rebentar na primavera....

A manga não têm as mesmas exigências que o coqueiro.
Ficaria contente se o teu coqueiro germinasse, mas parece-me que tem mais factores contra que a favor.
Boa sorte. :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o meu coqueiro está em casa e só o vou plantar dentro de um ou dois anos;)
tambem tenho em casa um castanospermum australis uma manguifera indica duas litchi cinesis uma anona , uma goiabeira e um abacateiro todos obtidos por semente( exepto o castanospermum) e que tenciono plantar no terreno do meu tio em brescos a 1km para SSE da lagoa de sto andre:w00t::D.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
o meu coqueiro está em casa e só o vou plantar dentro de um ou dois anos;)
tambem tenho em casa um castanospermum australis uma manguifera indica duas litchi cinesis uma anona , uma goiabeira e um abacateiro todos obtidos por semente( exepto o castanospermum) e que tenciono plantar no terreno do meu tio em brescos a 1km para SSE da lagoa de sto andre:w00t::D.

Pois, pelo menos algumas dessas irão vingar, quase certamente...
Basta colocá-las em locais virados a sul, com um solo permeável, rico em matéria orgânica, bem irrigado nos períodos quentes e terás uma surpresa.
Estou a pensar em abrir um tópico com fotos de plantas tropicais cultivadas ao ar livre em Portugal. :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois, pelo menos algumas dessas irão vingar, quase certamente...
Basta colocá-las em locais virados a sul, com um solo permeável, rico em matéria orgânica, bem irrigado nos períodos quentes e terás uma surpresa.
Estou a pensar em abrir um tópico com fotos de plantas tropicais cultivadas ao ar livre em Portugal. :thumbsup:

:thumbsup::D
 

fitologo

Cirrus
Registo
13 Set 2012
Mensagens
3
Local
Lisboa
Pois, pelo menos algumas dessas irão vingar, quase certamente...
Basta colocá-las em locais virados a sul, com um solo permeável, rico em matéria orgânica, bem irrigado nos períodos quentes e terás uma surpresa.
Estou a pensar em abrir um tópico com fotos de plantas tropicais cultivadas ao ar livre em Portugal. :thumbsup:

Como entusiasta, paisagista, estudioso, amante, horticultor, investigador, jardineiro, apaixonado e louco por plantas tropicais e subtropicais acho a ideia muito interessante. Eu mesmo faço investigação e estudos sobre a introdução de espécies exóticas (que significa não autóctones do nosso país) com origem em climas subtropicais e tropicais em todo o território continental português. Daí que tenha muito interesse em saber e partilhar conhecimento sobre este tema com todos aqueles que, em Portugal, se aventuram como eu neste universo. Tenho as minhas conclusões e estudos publicados em dois blogues
http://plantasexoticascultivadasemportugal.blogspot.pt/
http://atlasdeexoticascultivadasemportugal.blogspot.pt/
onde todos poderão aprender e até complementar os comentários ou conclusões. Porém seria muito interessante, por outro lado, dar continuidade neste fórum à ideia de um tópico sobre plantas tropicais.

Sobre a questão do Cocos nucifera ou coqueiro, é absolutamente impossível cultivá-lo no exterior permanentemente uma vez que esta espécie não tolera dias consecutivos sem que haja uma grande amplitude térmica e esta situação jamais se verifica nos lugares mais amenos do sul de Portugal. Mesmo na ilha da Madeira, apenas sobrevive bem junto ao mar onde a temperatura diurna se eleva consideravelmente. Outro exemplo encontramos na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Aqui existem raros exemplares de Cocos nucifera sendo que nesta cidade as temperaturas poderão descer vertiginosamente até aos 0ºc durante 2 a 3 dias seguidos mas rapidamente a temperatura sobe até aos 27ºc na semana seguinte. Este facto salvaguarda esta espécie muitíssimo delicada e inexistente no continente europeu.
O clima mais ameno de toda a Europa durante o Inverno, onde se podem admirar com surpresa espécies tropicais extraordinárias não é, ainda assim, suficientemente quente para que o coqueiro tolere aquelas condições ecológicas e sobreviva. Refiro-me à designada Costa Tropical, uma região que se estende ao longo do Mediterrâneo, na região de Granada. Inclui Almuñécar, Motril e estende-se até Torremolinos e Málaga.
Portanto, quem tiver um coqueiro e intentar platá-lo no exterior em qualquer zona de Portugal continental,vai perdê-lo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eina...ao fim de 4 anos o tópico ressucitou...

Na Lagoa de Santo André as plantas que tinha ou morreram ou dei a um amigo de familia que tem uma quinta.

Nessa quinta estão plantadas Lichieiras, Limeiras, Abacateiros, Goiabeiras, Mangueiras, Bananeiras e cana de açucar e dá-se tudo lindamente...é espectacular:D
 

fitologo

Cirrus
Registo
13 Set 2012
Mensagens
3
Local
Lisboa
Nessa quinta estão plantadas Lichieiras, Limeiras, Abacateiros, Goiabeiras, Mangueiras, Bananeiras e cana de açucar e dá-se tudo lindamente...é espectacular:D

Olá Stormy. Todas essas plantas são relativamente fáceis de cultivar ao longo da costa portuguesa entre Cascais até ao Algarve. De facto, são bastante comuns em todo o sul de Espanha. No sul de França existem mangueiras cultivadas, na Sicília e Rodes, na Grécia, também são comuns todas essas espécies que referiste. Surpresa é encontrar pés de Averrhoa carambola, cujo fruto, a carambola ou 'starfruit' (em inglês) é bastante original. Porém confirma-se alguma tolerância ao frio da costa sul portuguesa. Só não é mais cultivado por ser raro encontrar-se disponível no mercado. Fotografei um pé cultivado na Mouraria, em Lisboa que frutificou. Memorável e insólito.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Na P. Ibérica, só conheço coqueiros na Madeira e nas Canárias.
Ouvi falar sobre um caso nos Açores, mas foi só isso e falta confirmar.

Parece-me que são os melhore sítios para crescerem (na Ibéria, claro).
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Na P. Ibérica, só conheço coqueiros na Madeira e nas Canárias.
Ouvi falar sobre um caso nos Açores, mas foi só isso e falta confirmar.

Parece-me que são os melhore sítios para crescerem (na Ibéria, claro).

Caro Belem a Madeira e as Canárias não ficam na P. Ibérica, ficam bem a Sul desta em pleno Atlântico. E mais, só fazem parte da Europa políticamente porque geograficamente são arquipelagos mais africanos que Europeus. ;)

Mas respondendo ao tópico, no Algarve os coqueiros não se conseguem adaptar?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Caro Belem a Madeira e as Canárias não ficam na P. Ibérica, ficam bem a Sul desta em pleno Atlântico. E mais, só fazem parte da Europa políticamente porque geograficamente são arquipelagos mais africanos que Europeus. ;)

Mas respondendo ao tópico, no Algarve os coqueiros não se conseguem adaptar?

Vou então fazer a emenda: Em Portugal e Espanha.
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Será muito difícil... não sei se alguém nas ilhas barreira plantou um coqueiro mas geada também deve andar por lá nos dias mais frios. Por falar em coqueiros, sei que existe uma ilha muito famosa no pacífico cujo único ponto de referência são exactamente 21 coqueiros. É a única sombra da ilha.