Corço (Capreolus capreolus)

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Monitoring of Iberian Wolf expansion in Sabugal – Malcata Region
...
Wild boar and roe deer seems occur in the area and the data collected point to an increase of roe deer abundance since it is increasingly seen by the population
...
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3199/1/ulsd_re_Andre_Silva_2008_2009.pdf

Seguindo o que já tínhamos falado em relação à situação dos corços a norte da Malcata, também este estudo sobre o lobo ibérico na zona, reforça a ideia que o corço está cada vez mais espalhado pela região.

Na próxima actualização do mapa, vou ligar a população da Malcata/Sabugal com a que desceu desde o rio Douro.
 


Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Aqui fica mais um update ao mapa de distribuição do corço:

corcodistribuicao.jpg


Alterações:

As populações da Malcata já estarão actualmente ligadas à população que durante a última década desceu desde o rio Douro, junto à fronteira com Espanha.

Na zona da Lousã, já ficam visíveis as expansões para sul do Zêzere (Oleiros), assim como para Oeste (Penela/Ansião).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O corço tem dado um grande salto!
O mais impressionante é a sua expansão, mesmo em locais termomediterrânicos!
Como há relativamente pouco tempo, apenas sobrevivia em bosques caducifólios mais recônditos, pensava-se que era mais exclusivo dessas regiões.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
É verdade belem, mas se repararmos na distribuição da espécie em Espanha (nos mapas da primeira página), vemos que a espécie se adapta perfeitamente ao clima do sul da peninsula.

corzo.png



Acho que em Portugal a questão será "até onde o deixamos ir". Se não houverem interferências diria que a "viagem" continuará para sul. A sul da Malcata o corço encontrará o território por excelência do veado no nosso país (Idanha, Tejo Internacional, Portalegre,...), e pelo que vemos na Lousã e Bragança, não parece haver qualquer tipo de incompatibilidade entre as duas espécies.

A partir daí, possívelmente o corço seguirá o exemplo do veado e irá distribuir-se pelos montados do Alentejo (principalmente junto à fronteira). Quem sabe ligando-se a populações vindas da Extremadura ou/e Andaluzia.

Tudo isto pode acontecer muito mais rapidamente se (tal como no caso do veado) houver interesse, por parte de associações ambientais ou de caça, em fazer reintroduções em partes do Alentejo ou serras Algarvias.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Claro que fico a torcer para que tudo isto que escrevi se concretize.
Mas actualmente estou mais preocupado com a situação entre o Douro e a serra da Estrela. Basicamente o que se passa no distrito de Viseu e Guarda deve ser a questão prioritária. O aumento dessas populações, assim como as de javalis, podem ser a última hipotese de sobrevivência das nossas alcateias a sul do Douro.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Claro que fico a torcer para que tudo isto que escrevi se concretize.
Mas actualmente estou mais preocupado com a situação entre o Douro e a serra da Estrela. Basicamente o que se passa no distrito de Viseu e Guarda deve ser a questão prioritária. O aumento dessas populações, assim como as de javalis, podem ser a última hipotese de sobrevivência das nossas alcateias a sul do Douro.

Concordo perfeitamente.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Fiquei fã deste site. Mais uma bela imagem no Gerês :)

VN0099.jpg


Esta cena de uma mãe Corça que cuida da sua cria além de muito bela é bem exemplificativa desta época do ano. As pintas brancas ao longo do corpo da pequena Corça irão desaparecer com o desmame, entre as 6 e as 10 semanas após o seu nascimento. As Corças são mães zelosas e por isso a cria irá acompanhar a sua mãe até ao nascimento do próximo ano.
http://www.vernatureza.org/
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Mau, pensava que neste momento já haviam :(

Reintrodução do corço vai melhorar dieta dos lobos da Serra do Montemuro
25/06 2011 às 15:27

A Serra do Montemuro, no distrito de Viseu, está a ser palco de um projecto de reintrodução do corço, espécie popularmente conhecida por bambi, para que os lobos tenham presas naturais e deixem de se alimentar de animais domésticos. O conjunto montanhoso constituído pelas serras de Montemuro, Gralheira, Arada e Freita alberga as mais importantes alcateias em Portugal a sul do Douro e é também ali que se encontram as populações de lobo mais meridionais de toda a Europa, avança a agência Lusa.

É por isso que a Associação de Preservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI) está a arrancar com um projecto que passa por devolver o corço - este cervídeo é, em Portugal, uma das principais presas naturais das alcateias - à Serra de Montemuro. Neste esforço estão ainda envolvidas as universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e de Aveiro (UA), autarquias e associações de caçadores da região.

Gonçalo Brotas, dirigente da ACHLI, um dos responsáveis que lida mais de perto com esta fase de reintrodução do corço no Montemuro, lembra que, para além do equilíbrio ecológico, evitar os conflitos com origem nos ataques de lobos a animais domésticos é "uma parte importante do projecto".

Neste momento, o trabalho de campo passa por avaliar as áreas de maior potencial para a reintrodução do corço, espécie que habitou estas paragens até há cerca de 200 anos, sendo a parte mais visível a existência de um cercado onde alguns animais servem para testar a sua adaptabilidade à região.

Mas é para proporcionar presas naturais ao lobo que este projecto de reintrodução do corço nasceu, como explica o dirigente da ACHLI: "Nesta região, o lobo depende muito dos rebanhos e faz sentido a reintrodução de presas naturais porque as alcateias preferem estas aos animais domésticos".

A ACHLI é financiada pelas empresas que exploram energia eólica, que, devido à instalação de parques em áreas importantes para a preservação do lobo, estão obrigadas a contribuir para um fundo destinado à sua preservação. E é também com o apoio do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), sob o olhar do professor Carlos Fonseca, que já esteve por detrás do sucesso da reintrodução do corço na Serra da Lousã, há mais de uma década, que o projecto do Montemuro segue o seu caminho.

Nesta região, o facto de não haver presas naturais suficientes - como o corço, que foi extinto, ou o javali, que há mas é escasso -, "faz com que o lobo baseie a dieta em animais domésticos, devido à presença de grandes rebanhos, alguns com mais de 2.000 animais", adianta Carlos Fonseca. O professor da UA adverte, no entanto, que o processo de reintrodução "não pode ser encarado com simplicidade" porque "há exemplos que correm mal por isso".

"É preciso seguir um plano, trabalhado no campo, perceber quais são os bons sítios, definir áreas e, após as questões genéticas, sanitárias e legais estarem resolvidas, a reintrodução pode demorar dois anos", aponta. O corço é, de todos os cervídeos, "o mais esquivo" e, nota ainda o docente da UA, "é muito difícil observar na natureza". Ao contrário do veado ou do gamo, é muito tímido. Esta informação, refere ainda Carlos Fonseca, "é também importante para integrar as populações locais neste esforço".
http://www.jn.pt/blogs/osbichos/arc...ar-dieta-dos-lobos-da-serra-do-montemuro.aspx
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

A notícia em cima refere-se a este projecto que já tinha aqui indicado há uns meses. O site deixou de ter actualizações depois de 2009, mas é bom saber que o projecto não morreu e que neste momento o cercado já tem animais

Esse cercado deve ser o de Lalim. Aqui pode-se ver a história da sua criação e construção.

http://www.loboiberico.org/index.php?pagina=19&ID=15



É pena que a descrição acabe com este texto e não hajam mais informações (nomeadamente se chegaram a ser lá postos os animais).
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
O Censo 2003 do Lobo Ibérico dá algumas informações novas sobre a situação do corço nas Beiras, apesar do estudo ter praticamente 10 anos, o que pode significar alguns dados desactualizados.

http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/7A64BCD8-6853-490D-8246-7FD1DF82CE8F/0/Relatorio_lobo.pdf

A Sul do rio Douro, desde 1996 que têm vindo a decorrer acções de re-introdução desta espécie, com animais provenientes de França, na região Centro do país, que visam o fomento e expansão das suas populações. Como resultado destas acções a espécie está actualmente presente na região da Beira Interior, nomeadamente nos concelhos de Almeida, Guarda, Pinhel, Trancoso, Covilhã, Belmonte, Sabugal, Fundão, e na região Beira Litoral, nos concelhos de S. Pedro do Sul, Arouca, Lousã, Miranda do Corvo, Figueiró dos Vinhos e Penela (Fonseca, C. com pess.; DGRF, dados inéditos), existindo ainda um pequeno núcleo fronteiriço no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, mesmo junto ao rio Douro, que parece ter dispersado a partir de Espanha (Pimenta & Correia, 2001).


De referir que, de acordo com os resultados obtidos em estudos relativos à análise dos hábitos alimentares da subpopulação que ocorre a Sul do rio Douro, realizados entre 2001 e 2003, se verificou a ocorrência de corço, nomeadamente na dieta das alcateias da Lapa, Montemuro, Trancoso e Jarmelo (Roque et al. 2005).

Esta parte entra em contradição com a notícia que aqui meti há uns dias. Há cerca de 10 anos não só haviam corços na serra de Montemuro como faziam parte da dieta a sua alcateia. Se existe agora um programa para uma nova reintrodução é porque entretanto essa população não terá aguentado ou estará praticamente desaparecida. :(

A alcateia da Lapa (serra da Lapa) anda na zona entre Aguiar da Beira e Moimenta da Beira, o que também confirma a mancha que tinha posto no mapa.

Pelo resto do relatório fica-se com a ideia que a população de Montemuro/Arouca/S. Pedro do Sul (se é que ainda existe:() e a de Moimenta da Beira, serão dois núcleos isolados e que o resto (desde o Douro até à Malcata) será uma população mais ou menos contínua. Talvez a da Gardunha tb seja um núcleo ainda isolado.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
O Censo 2003 do Lobo Ibérico dá algumas informações novas sobre a situação do corço nas Beiras, apesar do estudo ter praticamente 10 anos, o que pode significar alguns dados desactualizados.

http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/7A64BCD8-6853-490D-8246-7FD1DF82CE8F/0/Relatorio_lobo.pdf






Esta parte entra em contradição com a notícia que aqui meti há uns dias. Há cerca de 10 anos não só haviam corços na serra de Montemuro como faziam parte da dieta a sua alcateia. Se existe agora um programa para uma nova reintrodução é porque entretanto essa população não terá aguentado ou estará praticamente desaparecida. :(

Contributo para a discussão: Não creio. Foi tendo relatos de avistamento nesta grande região nos últimos 10 anos.

A alcateia da Lapa (serra da Lapa) anda na zona entre Aguiar da Beira e Moimenta da Beira, o que também confirma a mancha que tinha posto no mapa.

Contributo para a discussão: Do que conheço da região, o planalto do Leomil é a zona a partir do qual é provável que vão gravitando todas estas alcateias. Na direcção de Montemuro, na da Arada e São Pedro e na da Lapa e Trancoso. Vingando o corço aqui, penso que existem condições para as alcateias se expandirem também a partir daqui. Esta ideia é muito simplista? Que acham?


Pelo resto do relatório fica-se com a ideia que a população de Montemuro/Arouca/S. Pedro do Sul (se é que ainda existe:() e a de Moimenta da Beira, serão dois núcleos isolados e que o resto (desde o Douro até à Malcata) será uma população mais ou menos contínua. Talvez a da Gardunha tb seja um núcleo ainda isolado.

Contributo para a discussão: Tenho também ideia de me terem sido relatados avistamentos na região de São Pedro e Arada, nos últimos anos.
Na região de Moimenta, as informações que tenho aponta para um aumento da frequência de avistamentos. O corço aqui está (também) protegido por um maior grau de florestação.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
O site biodiversity4all continua a dar boas indicações sobre a localização das espécie selvagens no nosso país.

No caso do corço apareceu uma boa novidade. Foi visto um animal em Cerdeira, a meio caminho entre Arganil e Oliveira do Hospital e cada vez mais perto da parte oeste da serra da Estrela.

Já estão muito longe do sitio onde foi feita a recolonização há uns 15 atrás :)

http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?event=getps&urln=/waarneming/view/55064820
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Já há algum tempo que me têm feito relatos do aparecimento de um novo animal, na região SW da Serra da Estrela, que pelas descrições pode muito bem ser o corço.