Corredor das tempestades em Portugal

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Mas no Alentejo não há a junção de três massas de ar diferentes?
A massa de ar quente e seco que vem do Deserto do Sara , a massa de ar quente e húmido que vem de Espanha(ar mediterrânico) e a massa de ar marítimo e húmido que vem do oceano.

O problema é que essas massas de ar que referes não costumam coincidir no espaço e no tempo no Alentejo, ou seja quando há entradas de Leste quentes e secas não há muito ar marítimo húmido de origem Atlântica.

Na área assinalada no mapa que o Vince postou registaram-se alguns maiores tornados (F2/F3 nunca tivemos mais forte que isso) que tenho memoria de terem ocorrido em Portugal, à excepção dos tornados de Paredes e do de Lagoa/Silves. talvez essa faixa seja não seja a zona onde ocorram mais tornados mas sim talvez a zona onde os tornados foram/podem ser mais perigosos.

Houve outros mas os que me lembro de serem os piores são estes:

Tornado de Castelo Branco - 6 de Novembro 1954
Tornado em Alcanena/Amiais/Torres Novas 9 Abril 2008
Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Miguel96


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
As albufeiras como a barragem de Montargil, a barragem do Alqueva, entre outras barragens no Alentejo influenciam a formação de tornados/supercélulas no Alentejo?
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro

Fui agora ver à internet e a a presença de uma albufeira não contribui para o aumento da temperatura do ar e nem da humidade relativa do ar, porém só funciona como um maior equilíbrio térmico e higrométrico.
Será que existem semelhanças entre o Alentejo e a planície dos EUA? Porque que é que em Espanha perto da fronteira com Portugal e não só ocorrem tantos tornados na planície espanhola? O território alentejano tem de ter as mesmas características que as planícies espanholas.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Fui agora ver à internet e a a presença de uma albufeira não contribui para o aumento da temperatura do ar e nem da humidade relativa do ar, porém só funciona como um maior equilíbrio térmico e higrométrico.
Será que existem semelhanças entre o Alentejo e a planície dos EUA? Porque que é que em Espanha perto da fronteira com Portugal e não só ocorrem tantos tornados na planície espanhola? O território alentejano tem de ter as mesmas características que as planícies espanholas.
A sério que estás a comparar o Alentejo com os EUA??

Nem com Espanha se compara.

Mas tantos tornados em Espanha onde? Que pesquisas andas tu a fazer?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A principal razão para a ocorrência de tornados é o choque de massas de ar: uma fria e outra quente e húmida. E isto apenas se consegue ter com entrada de SW.
Creio que quanto a isto, ninguém questiona. Agora quais as zonas onde podem ocorrer mais. Para mim ao contrário do que alguns disseram a mim me parece ser no Algarve (junto á costa litoral) e depois na nossa do Vale do Tejo até á zona das Beiras claramente. Isto quando se trata de sistemas mais convectivos.

Ou género é associado ás actividades mais ciclónicas, com tempestades muito fortes. Mas sinceramente acho que nem faz sentido este tópico, apesar de ser uma boa aprendizagem, mas isto não é os EUA !
Os EUA é que conseguem ter uma massa de ar muito fria a chocar com uma massa de ar muito quente. Nenhum país do mundo consegue reunir essas condições tão perfeitas, uma corrente de NO a chocar com corrente de SE !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já agora pensei que o nome do tópico era corredor das tempestades em Portugal, mas isto parece mais o corredor dos tornados !
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
As albufeiras como a barragem de Montargil, a barragem do Alqueva, entre outras barragens no Alentejo influenciam a formação de tornados/supercélulas no Alentejo?

Para já parece ainda não existir consenso nesta matéria, tanto mais que estamos por exemplo, no caso da barragem do Alqueva, no início da experiência de termos na Europa uma massa de água artificial tão extensa, ainda mais numa zona reconhecida pelo calor e elevada insolação em grande parte do ano.
Talvez noutros países como nos Estados Unidos ou noutras regiões do globo hajam já estudos feitos, mas desconheço.
Não podemos ser peremptórios em afirmar que influenciam ou não o clima, seja à escala local, regional ou mais até continental...;)
 

Jonaxh

Cirrus
Registo
24 Dez 2013
Mensagens
15
Local
Ferreira do Zêzere
Desde já, trabalho fantástico na construção deste mapa! Parabéns!

Só acho que aquela secção laranja perto de tomar devia ser estendida mais para NE, acompanhando a totalidade do concelho de Ferreira do Zêzere e também Sertã. Digo isto porque, embora seja já zona montanhosa (transição da lezíria plana para a montanha), já há vários relatos de tornados (o de 2010 deixou bem um rasto de destruição) e "tornados" (relatos de pessoas que afirmam ter visto várias vezes "tornados" a percorrer distancia pequenas).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Miguel96, as albufeiras influenciam o clima mas a uma escala tão pequena que acaba por ter poucos efeitos praticos quando falamos em supercelulas.

As planicies do Alentejo nada teem a ver com as Americas, não há cadeias montanhosas a oeste para gerar perturbações em altura ( ondas de rossby), não há golfo do mexico quente e tropical a sul para fornecer ar instavel, não há desertos de altitude a sudoeste para fornecer ar seco e quente que sirva para fazercapping layers que cotenham CAPE á superficie até ele atingir valores tão absurdos que rebenta por todos os lados, e não tens ar frio a norte para potenciar ciclogeneses intensas que adicionam ainda mais dinamica á convecção.

São realidades completamente distintas..
 
  • Gosto
Reactions: CptRena