Covilha cidade neve...

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Por amor à terra e à neve, mostro algumas fotos feitas por mim (com a resoluçao possivel dum telemovel) desta cidade em que aura quando neva. Não tanto quanto queríamos, mas ainda assim suficiente para de quando em vez alegrar o espírito. :)

Cumprimentos para todos

Vista da garagem de S. João, numa manhã fria
16012006006km5.jpg


Um pouco mais cedo, numa madrugada fria antes de ir para o trabalho...
17012006001fa8.jpg


E a aurora fascinante como complemento...
17012006qb8.jpg


Vista desde a nacional 18
16012006009tj0.jpg


Desde o Fundão, o fecho da Cova da Beira
21022006oj6.jpg


E mais outra, do mesmo lugar...
21022006001hf0.jpg
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Em algumas fotos a neve ficou mesmo às portas da cidade, e no último video dá perfeitamente para ver isso. A ver se é neste próximo inverno que cai uma nevada a sério pois já há algum tempo que não se vê a Covilhã a aparecer nas notícias por causa da neve.

Se tiveres fotos antigas da Covilhã com neve, não hesites em colocar!

A ver se arranjas uma máquina fotográfica ;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Em algumas fotos a neve ficou mesmo às portas da cidade, e no último video dá perfeitamente para ver isso. A ver se é neste próximo inverno que cai uma nevada a sério pois já há algum tempo que não se vê a Covilhã a aparecer nas notícias por causa da neve.

Se tiveres fotos antigas da Covilhã com neve, não hesites em colocar!

A ver se arranjas uma máquina fotográfica ;)


Ola de novo!

Ando de facto à procura de um site que dispunha de muitas fotos da covilhã antiga, coberta literalmente de neve. e até algumas recentes... knd encontrar, prometo que coloco!

Quanto a este inverno, estou a rezar aos santinhos por uns nevoes que, no minino, n m deixem ir trabalhar... tenho a sorte de o fazer num dos locais mais altos da covilhã, onde a temperatura é significativamente mais baixa k no resto da cidade, creio eu k por diversos factores (altitude, ribeira, abrigado do sol, etc.). assim sendo, vamos ver se este ano vou de skis trabalhar (apesar de ser a subir, sp! :shocking:).

Quanto a uma makina, vamos ver se o meu carro n m prega mais partidas e me deixa pro mes k vem ter vida propria :lol:

cumprimentos!
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
bons videos ;) o segundo ate me é familiar hehe :D
abraços

Ora ola!

Suponho seres tu então o autor? Bem, obrigado pelo video, se for esse o caso, já k tenho o usado como publicidade à nossa cidade. :D
Deixa me dizer tb k és um sortudo por viveres tão aí em cima.:) Cá em baixo raras vezes (se mesmo algumas) se vê nevar. Só me recordo um vez, há 2 anos, quase três, no domingo antes do carnaval k nevou uns centimentros na cidade e cá em baixo se viu cair, sem coalhar. Enfim... Um dia destes vou viver pra quinta do pintor!

abraço:thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Ora ola!

Suponho seres tu então o autor? Bem, obrigado pelo video, se for esse o caso, já k tenho o usado como publicidade à nossa cidade. :D
Deixa me dizer tb k és um sortudo por viveres tão aí em cima.:) Cá em baixo raras vezes (se mesmo algumas) se vê nevar. Só me recordo um vez, há 2 anos, quase três, no domingo antes do carnaval k nevou uns centimentros na cidade e cá em baixo se viu cair, sem coalhar. Enfim... Um dia destes vou viver pra quinta do pintor!

abraço:thumbsup:

sim foi no ano passado que filmei, mas mais uma vez não houve acumulação mas penso que este inverno será inesquecível á imagem desse domingo que me lembro perfeitamente que mo meu terraço havia zonas onde a neve me dava pelo joelho. infelizmente vários factores hoje em dia não permitem que haja tanta neve como antigamente, falta de vegetação para reter a humidade que falta fazem os pinheiros na encosta, o próprio aquecimento da cidade devido a evolução da mesma enfim.... mas penso que este inverno nos vai trazer um episódio de neve a cota 0 ;)
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Ola de novo!

Se os ossos da minha avó estiverem certos, temos um inverno que vai inundar aki o fórum e o youtube de imagense videos... A ver! :D

Quanto à questão da vertente, só se acrescenta ao facto da vegetação ter ardido toda há uns quinze anos e entretanto os projectos de reflorestação (perguntam quais e bem...) serem o que são. Se sabemos que são discutíveis os porquês do aquecimento global, também sabemos com mais certezas que as responsabilidades do aquecimento local da nossa região recaem com muita facilidade no ser humano :mad:. E é o que se vê, flora extinta até dois kilometros da nacional k sob a serra, a reserva biológica do vale glaciar na corda bamba, o vale da candieira queimado e toneladas de lixo acumulado pela serra fora...:sad: Pode ser que montem canhoes de neve cá em baixo e poupa se a serra dos canes de escape e ganhamos nós, os aficionados, k vemos a Cidade Neve! :thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Ola de novo!

Se os ossos da minha avó estiverem certos, temos um inverno que vai inundar aki o fórum e o youtube de imagense videos... A ver! :D

Quanto à questão da vertente, só se acrescenta ao facto da vegetação ter ardido toda há uns quinze anos e entretanto os projectos de reflorestação (perguntam quais e bem...) serem o que são. Se sabemos que são discutíveis os porquês do aquecimento global, também sabemos com mais certezas que as responsabilidades do aquecimento local da nossa região recaem com muita facilidade no ser humano :mad:. E é o que se vê, flora extinta até dois kilometros da nacional k sob a serra, a reserva biológica do vale glaciar na corda bamba, o vale da candieira queimado e toneladas de lixo acumulado pela serra fora...:sad: Pode ser que montem canhoes de neve cá em baixo e poupa se a serra dos canes de escape e ganhamos nós, os aficionados, k vemos a Cidade Neve! :thumbsup:

ja para nao falar o que andam a fazer ao covão da metade que é um atentado a humanidade mas enfim os valores sociais e monetários levam sempre vantagem aos valores ambientais e patrimoniais :mad::sad:
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
ja para nao falar o que andam a fazer ao covão da metade que é um atentado a humanidade mas enfim os valores sociais e monetários levam sempre vantagem aos valores ambientais e patrimoniais :mad::sad:

Podes crer!
Este ano decidi levar malta amiga para conhecerem o sitio e depois caminharmos até ao covão cimeiro. Qual não foi o meu espanto quando, para além da fanfarra que lá era tocada e do lixo (sonoro e material) produzido, embasbaquei me com os "moderníssimos" barbecues em cimento que lá puseram :angry:... enfim! Já para n falar das marcas de buldozer no chão e a ponte apodrecida e em ruina..

Esta malta esquece se que ali nasce o Zêzere, o rio que em Castelo de Bode fornece àgua a três milhoes de pessoas e do outro lado, o Mondego, que fornece àgua a outro milhão! Nem com tanta conversa de recursos escassos nos apercebemos da importancia e fragilidade da Serra...

Fica a ideia de um ecoencontro na serra pra malta aki do forum! Sei k o CISE organiza caminhadas e ainda há pouco tempo vi um proposta interessante: um fim de semana, com caminhada, acampamento e... recolha de lixo!:thumbsup: n m lembro é do site...

abraço
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Se está na vertente SW, é por isso que a cidade é tão chuvosa, pois é com ventos de SW que chove mais nessa zona e geralmente em todo o interior. O problema é que os ventos de SW são ventos cálidos e por isso a cota de neve é sempre muito alta excepto em condições mais propícias mas que infelizmente parece que acontecem cada vez menos. Mas também quando essas condições proícias acontecem, devem cair grandes nevões na Covilhã pois o local onde se situa retém muita humidade.
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Se está na vertente SW, é por isso que a cidade é tão chuvosa, pois é com ventos de SW que chove mais nessa zona e geralmente em todo o interior. O problema é que os ventos de SW são ventos cálidos e por isso a cota de neve é sempre muito alta excepto em condições mais propícias mas que infelizmente parece que acontecem cada vez menos. Mas também quando essas condições proícias acontecem, devem cair grandes nevões na Covilhã pois o local onde se situa retém muita humidade.

Ola de novo! Creio que está na vertente sudeste e não sudoeste. Definitivamente, essa vertente, a do outro lado da serra é mais húmida... deste lado o clima parece me mais seco k na guarda, seia, gouveia e assim. Creio eu... Até porque o frequente é cairem uns flocos todos os anos, mas mt reduzidos e só em raríssimas ocasiões é que pegam. Todos os anos vemos uma nevezita mas nada k nos prenda em casa sem podermos trabalhar :D! QUem sabe se este ano temos surpresa... Cá estarei à janela para registar o fenómeno...

Já agora, alguém me sabe explicar como é que podem estar dez graus, céu pouco nublado, passar uma nuvem, arreferecem 5 ou 6 graus e e nevar? isso aconteceu aki este ano, no início de abril!

abraço