Covilha cidade neve...

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
estamos na vertente sudeste da serra da estrela que por sinal são vertentes se não me engano que tem mais horas de sol e consequentemente são mais quentes.

exacto vertente sudeste ;) já vi nevar com 8ºc e sol ao mesmo tempo pois era aguaceiro de neve puxada a vento la de cima, nestas situações o wibd chill tb ajuda ;)
 


CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
exacto vertente sudeste ;) já vi nevar com 8ºc e sol ao mesmo tempo pois era aguaceiro de neve puxada a vento la de cima, nestas situações o wibd chill tb ajuda ;)

Pois parece me k terá sido isso... O vento era de facto muito frio nesse dia e knd vem la d cima brrrr:cold:. Outra pergunta, ja k tou numa de ser chato: Que influencia tem a altitude das nuvens e o nevar? É que cá na Covilhã é muito comum estarem 1 ou 2 graus, nuvens baixas e a chover ou entâo estarem 4 ou 5 graus, nuvens altas e a nevar. Eu creio, mas isto é puramente empirico, k como as nuvens estão altas knd ocorre a precipitaçao, cai neve e n derrete pk a temperatura é baixa o suficiente... ou estarei a cometer um erro de principiante ao acreditar k la em cima td é neve e knd xega ca a baixo é xuva? lol
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Uma das razões que pode levar a que os flocos de neve não derretam com altas temperaturas é a baixa humidade, devido ao sol que brilha entre as nuvens. Mas para isso tem também que haver muito frio em altura. Só uma opinião.

Quanto à vertente, se está a SE então não sei como a cidade pode ser tão chuvosa. E sim, é bem mais chuvosa que a Guarda e até que muitas localidades no Minho como por exemplo Braga. A sua média anual ronda os 1700 mm :shocking:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Uma das razões que pode levar a que os flocos de neve não derretam com altas temperaturas é a baixa humidade, devido ao sol que brilha entre as nuvens. Mas para isso tem também que haver muito frio em altura. Só uma opinião.

Quanto à vertente, se está a SE então não sei como a cidade pode ser tão chuvosa. E sim, é bem mais chuvosa que a Guarda e até que muitas localidades no Minho como por exemplo Braga. A sua média anual ronda os 1700 mm :shocking:

digamos que tem um micro clima que actualmente não é tão acentuado como o do geres por exemplo. na serra da estrela a sua precipitação media anual varia entre os 900 mm e 2500 mm :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Uma imagem da Covilhã vista no Google Earth. Mesmo no sopé desse gigante que é a Serra da Estrela...

q101102007jr8.jpg
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Dando mais uma pequena contribuição :)

A maior parte da precipitação em Portugal ocorre com vento de componente Sul. A encosta onde se localiza a Covilhã, apesar de exposta a SE, não deixa de ser um uma vertente que provoca uma forte ascendência nas massas de ar e dai os elevados quantitativos de precipitação. A localização da Guarda já não é tão favorável a movimentos ascendentes.

2005146645127682976_rs.jpg
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Um tópico sobre a minha cidade, muito bem!!!

Realmente, a neve não tem sido abundante nos últimos anos, visto que não passamos de uns simples flocos ou de um micro centímetro. Eu nem sou dos que tenho maiores razões de queixa, pois ao morar no Sarzedo a 775 metros de altitude e numa encosta virada a noroeste, sempre vejo mais neve do que aqueles que vivem mesmo na cidade. A última vez que precisei de correntes para vir para a cidade foi em Fevereiro de 2004, penso que coincidiu com o Carnaval, mas mesmo assim apenas as utilizei durante 3 kms, porque ao aproximar-me da área mais urbanizada já não havia praticamente neve acumulada.

Bom, pode ser que no Inverno que se aproxima possamos ver a Covilhã bem pintada de branco, era lindo!!!

Saudações serranas.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
digamos que tem um micro clima que actualmente não é tão acentuado como o do geres por exemplo. na serra da estrela a sua precipitação media anual varia entre os 900 mm e 2500 mm :)

As Penhas da Saúde tem média anual de 2965 mm (1951-1980), portanto a média anual máxima na Serra da Estrela supera os 3000 mm.
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Ola a todos desde a Covilhã! De facto hoje sente-se bem os niveis elevados de humidade. Chove sem parar e a temperatura não passou os 15 graus, segundo a EMA do aeródromo... Poderemos esperar um outono chuvoso? E frio? espero k sim! :D. Por enquanto sentem-se os efeitos negativos da humidade (dores nas artroses, dor de cabeça) k aki na cvl são particulares. Nevoeiro cerrado k elimina a paisagem k normalmente se extende até perder a vista. :(.

E assim estamos... Nunca mais é Inverno!!!
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Ola a todos!

Mas que má educação a minha! Só agora de lembrei de convidar quem quiser a colocar as suas fotos da covilhã aki neste fórum!! desculpem lá...:D
Ou melhor, por favor, coloquem as vossas fotos aki no fórum !!!:lmao:


cumprimentos
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Encontrei esta na Net :

Covilha_serra2.JPG
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Esta não tem neve , mas é gira ...

49.jpg
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
0000191188361etc1.jpg
 
Editado por um moderador: