Criação de um aparelho de controlo meteorológicos.

• Thread starter Thread starter JBras
  • Data de início Data de início
Conheço muito bem a Radipeças, aquilo está é sempre cheio, cada vez que lá vou demora algum tempo para ser atendido! :lmao:
Costumo ir lá comprar algumas fichas e cabos, mas nada mais!!!

Fica mesmo ao lado da Cova da Piedade, não moro muuuito longe de lá!!

Para já o datalogger terá um medidor de temperatura e de luminosidade, mais tarde pode ser implementado mais outras coisinhas! ;)

E depois é escolher o local para montar! Conheces algum bom?? O Parque da Paz??

Torna-se muito dispendioso, não seria mal pensado, mas não vou investir muito dinheiro nisto.
O transmissor emitira em que frequência? Já vi que há umas pelos 443MHz, e não haveria portadora?? Isso ia depender de muitos factores!
E o sinal vinha encriptado?? Com que tipo??

Tens emissores para varias frequências.

A encriptação ia depender da tua programação e da redundância do teu código.
A modulação sai em FSK ou OOK por exemplo.

"Isso ia depender de muitos factores!"
Não depende assim de tanto factores externos...
Aliás nem estou a ver nenhum realmente importante. A não ser um ambiente electromagneticamente instável.

Mas tudo depende do teu código...

Não vale a pena, prefiro que ele guarde e depois vejo.

Quanto aos factores que condicionam o uso de transceptores para a emissão dos dados é simples!
1º- A distância do datalogger ao receptor.
2º- A potência do transmissor.

Quanto ao bluetooth, acho que não há nada a explicar. :)

Não vale a pena, prefiro que ele guarde e depois vejo.

Quanto aos factores que condicionam o uso de transceptores para a emissão dos dados é simples!
1º- A distância do datalogger ao receptor.
2º- A potência do transmissor.

Quanto ao bluetooth, acho que não há nada a explicar. :)

Para uma pessoa que, ao que parece, tanto faz na RF, os motivos em cima nem se colocam!

Desde que bem dimensionado facilmente se atingem 5Km... de relembrar que isto é comunicação digital, mas tu disso não deves saber.

Vi um video teu sobre a tua opinião acerca de transmissões em digital e é simplesmente risória a falta de conhecimento que apresentas... certamente não andamos a usar os mesmos modos digitais.

Com 5W cheguei à Australia em digital. Em voz nem com 50W lá chegaria...

David, trata-se apenas de diferentes pontos de vista em relação aos rádioamadores, no entanto espero que tenhas entendido o verdadeiro significado do video...

Sabes qual é o custo de um painel solar?? É muito caro para aquilo que pretendo comprar, pois então comprava uma daquelas estações todas pipi a medir tudo e punha no telhado, tinha informações 24h, sempre actualizadas...

Qual seria a frequência utilizada pelos aparelhos de transmissão lá no datalogger??

73.

David, trata-se apenas de diferentes pontos de vista em relação aos rádioamadores, no entanto espero que tenhas entendido o verdadeiro significado do video...
Não entendi, assim como o resto na malta que o viu e comentou.
O teu video já apareceu em alguns locais de RA e vem acompanhado da frase "é por isso que se deve continuar com a actual lei"... :(

Sabes qual é o custo de um painel solar?? É muito caro para aquilo que pretendo comprar

Sei perfeitamente! Tu é que pelos vistos não sabes, ou então não andas a procurar correctamente...

Features
Monocrystalline Black Solar Cell
Efficiency: 17.0%
Peak Voltage (Vmp): 3.88V
Open Circuit Voltage (Voc): 4.4V
Peak Current (Imp): 20mA
Short Circuit Current (Isc): 21.6mA
Dimensions: 40mm x 26mm x 2.8mm (LxWxD)

Preço: 1.2USD/unidade

Não entendi, assim como o resto na malta que o viu e comentou.
O teu video já apareceu em alguns locais de RA e vem acompanhado da frase "é por isso que se deve continuar com a actual lei"... :(

Sei perfeitamente! Tu é que pelos vistos não sabes, ou então não andas a procurar correctamente...

Features
Monocrystalline Black Solar Cell
Efficiency: 17.0%
Peak Voltage (Vmp): 3.88V
Open Circuit Voltage (Voc): 4.4V
Peak Current (Imp): 20mA
Short Circuit Current (Isc): 21.6mA
Dimensions: 40mm x 26mm x 2.8mm (LxWxD)

Preço: 1.2USD/unidade

David, se eu me importasse com tudo o que diziam do meu canal, eu matava-me. :D
Mas não é por um, ou por outro, ou por uma comunidade inteira que vou mudar, de facto é estupida é a atitude da parte dos rádio-amadores com a malta nova, julgam-se e devoram-se entre si, lutam para saber quem sabe melhor a lei do OHM ou o raio que é...

Eu quanto à maior parte de rádio-amadores estou-me "lixando" para eles, são ruins, mesmo maus, não falo de ti, nem de muitos outros que conheço, mas tu próprio és testemunha daquele anormal que apareceu no tx-rx, viste o que ele disse, até intervieste.
Achas que isso é rádio-amadorismo? Gozam com os mais novos e afastam os mais novos deste hobbie, é fácil, gozamos com eles, depois ficam chateados e ofendidos os rádio-amadores que se armam em chicos espertos! Haja paciência...

Quanto ao painel solar:
- Para haver emissão teria de haver uma bateria, qual é que indicarias? :)

Quanto ao rádios-amadores não quis de modo algum ofender-te a ti e nem aqueles que têm consciência tranquila, e que sabem que não são assim...
É o rádio-amadorismo de hoje, só se vira rádio-amador conhecido e bem aparecido, quem tem papel!! Pois hoje em dia o RA é só para quem tem papel!! :mad:

Estamos numa fase em que não se pode dar motivos para que a lei continue.... tudo fiz e farei para que isso mude.

Em relação à tua questão, não ia precisar de uma bateria, mas sim se um condensador um pouco maior só para aguentar o emissor nos breves momentos da transmissão...

Isso seria preciso fazer qual o emissor, qual a corrente em emissão, etc... para depois se dimensionar o condensador.

Mas não vais usar, então não vamos perder tempo com isso, pois existem imensas possibilidades...

Sim, isso realmente daria um trabalhão imenso! :D

Fico-me por aquilo, talvez mais tarde, quando melhorar os meu conhecimentos volte a pegar naquilo e faça uma coisa mais bonita! ;)

Esta semana não posso efectivamente trabalhar com aquilo, tive três testes, quinta-feira logo se vê se houver tempo. (vai haver :lol: )