Criação de um aparelho de controlo meteorológicos.

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Conheço muito bem a Radipeças, aquilo está é sempre cheio, cada vez que lá vou demora algum tempo para ser atendido! :lmao:
Costumo ir lá comprar algumas fichas e cabos, mas nada mais!!!

Fica mesmo ao lado da Cova da Piedade, não moro muuuito longe de lá!!

Para já o datalogger terá um medidor de temperatura e de luminosidade, mais tarde pode ser implementado mais outras coisinhas! ;)

E depois é escolher o local para montar! Conheces algum bom?? O Parque da Paz??
 


JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Torna-se muito dispendioso, não seria mal pensado, mas não vou investir muito dinheiro nisto.
O transmissor emitira em que frequência? Já vi que há umas pelos 443MHz, e não haveria portadora?? Isso ia depender de muitos factores!
E o sinal vinha encriptado?? Com que tipo??
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Tens emissores para varias frequências.

A encriptação ia depender da tua programação e da redundância do teu código.
A modulação sai em FSK ou OOK por exemplo.

"Isso ia depender de muitos factores!"
Não depende assim de tanto factores externos...
Aliás nem estou a ver nenhum realmente importante. A não ser um ambiente electromagneticamente instável.

Mas tudo depende do teu código...
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Não vale a pena, prefiro que ele guarde e depois vejo.

Quanto aos factores que condicionam o uso de transceptores para a emissão dos dados é simples!
1º- A distância do datalogger ao receptor.
2º- A potência do transmissor.

Quanto ao bluetooth, acho que não há nada a explicar. :)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Não vale a pena, prefiro que ele guarde e depois vejo.

Quanto aos factores que condicionam o uso de transceptores para a emissão dos dados é simples!
1º- A distância do datalogger ao receptor.
2º- A potência do transmissor.

Quanto ao bluetooth, acho que não há nada a explicar. :)

Para uma pessoa que, ao que parece, tanto faz na RF, os motivos em cima nem se colocam!

Desde que bem dimensionado facilmente se atingem 5Km... de relembrar que isto é comunicação digital, mas tu disso não deves saber.

Vi um video teu sobre a tua opinião acerca de transmissões em digital e é simplesmente risória a falta de conhecimento que apresentas... certamente não andamos a usar os mesmos modos digitais.

Com 5W cheguei à Australia em digital. Em voz nem com 50W lá chegaria...
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
David, trata-se apenas de diferentes pontos de vista em relação aos rádioamadores, no entanto espero que tenhas entendido o verdadeiro significado do video...

Sabes qual é o custo de um painel solar?? É muito caro para aquilo que pretendo comprar, pois então comprava uma daquelas estações todas pipi a medir tudo e punha no telhado, tinha informações 24h, sempre actualizadas...

Qual seria a frequência utilizada pelos aparelhos de transmissão lá no datalogger??

73.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
David, trata-se apenas de diferentes pontos de vista em relação aos rádioamadores, no entanto espero que tenhas entendido o verdadeiro significado do video...
Não entendi, assim como o resto na malta que o viu e comentou.
O teu video já apareceu em alguns locais de RA e vem acompanhado da frase "é por isso que se deve continuar com a actual lei"... :(

Sabes qual é o custo de um painel solar?? É muito caro para aquilo que pretendo comprar

Sei perfeitamente! Tu é que pelos vistos não sabes, ou então não andas a procurar correctamente...

Features
Monocrystalline Black Solar Cell
Efficiency: 17.0%
Peak Voltage (Vmp): 3.88V
Open Circuit Voltage (Voc): 4.4V
Peak Current (Imp): 20mA
Short Circuit Current (Isc): 21.6mA
Dimensions: 40mm x 26mm x 2.8mm (LxWxD)

Preço: 1.2USD/unidade
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Não entendi, assim como o resto na malta que o viu e comentou.
O teu video já apareceu em alguns locais de RA e vem acompanhado da frase "é por isso que se deve continuar com a actual lei"... :(



Sei perfeitamente! Tu é que pelos vistos não sabes, ou então não andas a procurar correctamente...

Features
Monocrystalline Black Solar Cell
Efficiency: 17.0%
Peak Voltage (Vmp): 3.88V
Open Circuit Voltage (Voc): 4.4V
Peak Current (Imp): 20mA
Short Circuit Current (Isc): 21.6mA
Dimensions: 40mm x 26mm x 2.8mm (LxWxD)

Preço: 1.2USD/unidade

David, se eu me importasse com tudo o que diziam do meu canal, eu matava-me. :D
Mas não é por um, ou por outro, ou por uma comunidade inteira que vou mudar, de facto é estupida é a atitude da parte dos rádio-amadores com a malta nova, julgam-se e devoram-se entre si, lutam para saber quem sabe melhor a lei do OHM ou o raio que é...

O teu video já apareceu em alguns locais de RA e vem acompanhado da frase "é por isso que se deve continuar com a actual lei"... :(

Eu quanto à maior parte de rádio-amadores estou-me "lixando" para eles, são ruins, mesmo maus, não falo de ti, nem de muitos outros que conheço, mas tu próprio és testemunha daquele anormal que apareceu no tx-rx, viste o que ele disse, até intervieste.
Achas que isso é rádio-amadorismo? Gozam com os mais novos e afastam os mais novos deste hobbie, é fácil, gozamos com eles, depois ficam chateados e ofendidos os rádio-amadores que se armam em chicos espertos! Haja paciência...

Quanto ao painel solar:
- Para haver emissão teria de haver uma bateria, qual é que indicarias? :)

Quanto ao rádios-amadores não quis de modo algum ofender-te a ti e nem aqueles que têm consciência tranquila, e que sabem que não são assim...
É o rádio-amadorismo de hoje, só se vira rádio-amador conhecido e bem aparecido, quem tem papel!! Pois hoje em dia o RA é só para quem tem papel!! :mad:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Estamos numa fase em que não se pode dar motivos para que a lei continue.... tudo fiz e farei para que isso mude.


Em relação à tua questão, não ia precisar de uma bateria, mas sim se um condensador um pouco maior só para aguentar o emissor nos breves momentos da transmissão...

Isso seria preciso fazer qual o emissor, qual a corrente em emissão, etc... para depois se dimensionar o condensador.

Mas não vais usar, então não vamos perder tempo com isso, pois existem imensas possibilidades...
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Sim, isso realmente daria um trabalhão imenso! :D

Fico-me por aquilo, talvez mais tarde, quando melhorar os meu conhecimentos volte a pegar naquilo e faça uma coisa mais bonita! ;)

Esta semana não posso efectivamente trabalhar com aquilo, tive três testes, quinta-feira logo se vê se houver tempo. (vai haver :lol: )
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Hoje instalei todos os fios, e o LED, o projecto já começa a ganhar forma!!!

Esperemos pelos próximos episódios.