Criação de um aparelho de controlo meteorológicos.

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Olá a todos, o meu nome é João e sou de Almada.
Sempre tive um certo gosto acerca destas matérias e das temperaturas, sempre tirei boas notas a geografia, desde de pequenino que me ensinam a ver, a medir, os tipos de nuvens...

Mas também tenho outro gosto, é o gosto pela electrónica, e gosto muito de criar e fazer coisas, gosto muito de saber o porque delas acontecerem.
Registei-me aqui neste forum para aprender com os mais velhos, eu posso ir partilhando aquilo que pouco sei, mas acho que não vai servir de nada. :D

O que eu gostaria de fazer é o que muitos de chamam de DataLogger (se não estou em erro) ou seja, retirar informações acerca da temperatura e etc!
Visto que não tenho dinheiro para comprar uma estação nova, gostaria de saber a vossa opinião quanto a este assunto.

Eu apenas tenho 13 anos, sou muito novinho para aprender, mas tenho vontade! Senão não estava aqui! ;)

Talvez mais tarde gostaria de fazer algo mais sofisticado, mais tarde conto. :thumbsup:

Obrigado!
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Olá a todos, o meu nome é João e sou de Almada.
Sempre tive um certo gosto acerca destas matérias e das temperaturas, sempre tirei boas notas a geografia, desde de pequenino que me ensinam a ver, a medir, os tipos de nuvens...

Mas também tenho outro gosto, é o gosto pela electrónica, e gosto muito de criar e fazer coisas, gosto muito de saber o porque delas acontecerem.
Registei-me aqui neste forum para aprender com os mais velhos, eu posso ir partilhando aquilo que pouco sei, mas acho que não vai servir de nada. :D

O que eu gostaria de fazer é o que muitos de chamam de DataLogger (se não estou em erro) ou seja, retirar informações acerca da temperatura e etc!
Visto que não tenho dinheiro para comprar uma estação nova, gostaria de saber a vossa opinião quanto a este assunto.

Eu apenas tenho 13 anos, sou muito novinho para aprender, mas tenho vontade! Senão não estava aqui! ;)

Talvez mais tarde gostaria de fazer algo mais sofisticado, mais tarde conto. :thumbsup:

Obrigado!

Há cá um forista, que tambem gosta muito dessa area e já construiu vários sensores. :thumbsup:

http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/estacao-de-temperatura-made-dave-5081.html
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O que eu gostaria de fazer é o que muitos de chamam de DataLogger (se não estou em erro) ou seja, retirar informações acerca da temperatura e etc!
Visto que não tenho dinheiro para comprar uma estação nova, gostaria de saber a vossa opinião quanto a este assunto.

Bem-vindo ao fórum!

Outro tópico que talvez tenhas interesse em seguir, também ele desenvolvido pelo Dave, é o seguinte:

-> Projecto datalogger do Dave
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
A melhor forma deverá ser mesmo usando um Arduino, o que não falta é material à venda e tutoriais muito completos sobre interface e programação.

Desde já agradeço a todos aqueles que quiseram ajudar.

Fablept, quanto ao "arduino" penso que seja uma óptima ideia, mas tudo tem os seus contras, que é neste caso a duração da bateria para cerca de 1 mês de registos!

Já agora, conhece algum projecto já com a programação posta, onde eu possa simplesmente comprar o material e fazer uma cópia?

Obrigado pelo o apoio prestado! ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Olha, é o Gonçalo ??? :D

"João", és o Gonçalo Oliveira?

Se não fores, as minhas desculpas.

Mas recebi uns mails de um Gonçalo com exactamente o mesmo discurso, com a mesma idade e com os mesmos objectivos.

De qualquer forma, como em qualquer outro fórum, expõe as tuas dúvidas que certamente alguém te ajudará a resolvê-las.




Cumprimentos
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
tudo tem os seus contras, que é neste caso a duração da bateria para cerca de 1 mês de registos!

Qual foi a bateria para que calculaste a duração?
Qual o consumo médio do Arduíno com o código que queres implementar?

Qual vai ser o consumo do teu circuito quando estiver a fazer o registo? E de quanto é, quando está "a fazer tempo"?

De quanto em quanto tempo vais colocar o circuito a ler a temperatura?
Qual o sensor que vais utilizar? Vais usar o LM35? Vais usar um digital?


A lista estende-se por aí fora...

Mas para a tua afirmação, as 2 primeiras perguntas são as mais cruciais.



Fica a nota de que tudo depende das baterias a usar. Se comprares uma bateria de carro (tipo 90A), não precisas de grande optimização para que ele funcione por vários meses.... :thumbsup:



Cumps
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
É verdade, eu tenho dupla-personalidade, tento preservar a minha identidade!! :p :p
João Brás é o colega que me tem ajudado nesta coisa toda, nós criamos a conta tenho andado por aqui, mas já tenho a minha!!!

Mandei-te um e-mail à dias, acerca das temperaturas negativas, onde depois temos que fazer o inverso da coisa, etc!! :)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Mandei-te um e-mail à dias, acerca das temperaturas negativas, onde depois temos que fazer o inverso da coisa, etc!! :)


Eu não respondi porque em praticamente todos os mails te dei os entenderes que estás a dar um passo muitoooo maior que a perna!
Tu não ligas nenhuma, então deixei de responder.

Isso das temperaturas negativas, são pormenores, que dependem de imensas coisas! No meu programa nem precisei de andar a fazer nada disso.

Tu fizeste uma afirmação em cima, acerca da qual de coloquei algumas questões. Questões essas que têm de ser respondidas para que possas chegar à conclusão que apresentas aqui ("tudo tem os seus contras, que é neste caso a duração da bateria para cerca de 1 mês de registos!").

Pelos mails que trocámos, eu passo pelo "mau da fita", mas já não sei de formas de te poder ajudar!

Primeiro tem de se aprender a andar para depois correr, mas tu já queres começar logo a voar.
 

JBras

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
13
Local
Almada
Um datalogger permite que a temperatura/humidade/luminosidade seja registada de "x" em "x" minutos... De "x" em "x" minutos, há um "impulso" que faz guardar os dados que quisermos, no intervalo a máquina fica a dormir!!
O objectivo disto é muito simples, é conseguir retirar algumas informações dos factores abioticos (temperatura, humidade, luminosidade)

Simples, né?? ;)

Aprendi a soldar, a retirar a solda, aperfeiçoar as técnicas, aprendi a ver algumas coisas e saber como é que elas funcionam.
Deixo aqui entretanto umas imagens do meu trabalho, que gostaria que comentassem e dessem criticas construtivas:

Este projecto foi criado com ajuda de algumas pessoas, vamos disponibilizar a todos que gostam de meteorologia!!

ws4dia.jpg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Olá a todos, o meu nome é João e sou de Almada.
Sempre tive um certo gosto acerca destas matérias e das temperaturas, sempre tirei boas notas a geografia, desde de pequenino que me ensinam a ver, a medir, os tipos de nuvens...

Mas também tenho outro gosto, é o gosto pela electrónica, e gosto muito de criar e fazer coisas, gosto muito de saber o porque delas acontecerem.
Registei-me aqui neste forum para aprender com os mais velhos, eu posso ir partilhando aquilo que pouco sei, mas acho que não vai servir de nada. :D

O que eu gostaria de fazer é o que muitos de chamam de DataLogger (se não estou em erro) ou seja, retirar informações acerca da temperatura e etc!
Visto que não tenho dinheiro para comprar uma estação nova, gostaria de saber a vossa opinião quanto a este assunto.

Eu apenas tenho 13 anos, sou muito novinho para aprender, mas tenho vontade! Senão não estava aqui! ;)

Talvez mais tarde gostaria de fazer algo mais sofisticado, mais tarde conto. :thumbsup:

Obrigado!

Desde já agradeço a todos aqueles que quiseram ajudar.

Bem-vindo ao Fórum. :thumbsup:

Não há nada que me dê mais gosto de ver do que pessoas com vontade de aprender e que mostram sem qualquer sombra de dúvida conhecimento e prazer pela descoberta.

Não percebo muito de electrónica mas disponibilizo-me desde já a ajudar-te, pois não moras muito longe de mim e no que eu puder ajudar conta comigo. Tens uma loja que vende muito, mas mesmo MUITO material desse, circuitos, componentes, TUDO aquilo que tu imaginas (costumo ir lá buscar bastantes coisas para quando me dá na cabeça para inventar alguma coisa) que é a Radipeças. Não sei se conheces mas fica no Laranjeiro.

Se precisares de ajuda para saber onde é a loja diz-me alguma coisa por aqui ou por MP.

*Dave* já agora aproveito para te dizer que, acredita que se morasses aqui na zona, esta loja para ti seria o "paraíso" :p pois tal como eu referi têm lá de tudo e mais alguma coisa. É de ficar mesmo :surprise:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
*Dave* já agora aproveito para te dizer que, acredita que se morasses aqui na zona, esta loja para ti seria o "paraíso" :p pois tal como eu referi têm lá de tudo e mais alguma coisa. É de ficar mesmo :surprise:

Olá Lightning...

Pois isto cá pelo interior é assim mesmo. Se queres construir alguma coisa ou mandas vir das lojas que há em Portugal (caras, distantes, etc) ou então da Espanha, mas cujos transportes são muito caros.

Eu compro praticamente tudo na sonigate... mas cada vez se quero testar algo, tenho de aguardar para que me compense pelos portes. Pode não parecer muito, mas se todas as semanas estiver a fazer compras lá, fica complicado.

Estou a tentar falar com outras lojas a fim de tentar conseguir algumas vantagens, mas nesta altura ninguém está disponibilizado a ajudar pequenos projectos.

Assim tem de se recorrer ao ebay. Muito barato, boa qualidade (desde que se saiba escolher e ter atenção) mas lento! Muito lento!
1 mês de espera por algo que vem da China é imenso tempo :sad::sad::sad::sad: