Crise sísmica Mediterrâneo-ocidental 2016



david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,345
Local
Fajarda - Coruche(57m)
o pessoal não liga muito mas a nossa zona é activa, quer em Portugal (mais a sul) quer nos Açores, e estes vários sismos na mesma zona a sul de Espanha no mesmo rifte que passa a sul de Portugal que vai até aos Açores é uma prova disso, isto a qualquer momento pode haver um sismo forte nas nossas zonas, penso que não seja uma questão de se vai acontecer mas sim quando, claro que pode acontecer já daqui a 1h, amanhã, daqui a 100 anos ou mesmo daqui a milhares de anos
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
o pessoal não liga muito mas a nossa zona é activa, quer em Portugal (mais a sul) quer nos Açores, e estes vários sismos na mesma zona a sul de Espanha no mesmo rifte que passa a sul de Portugal que vai até aos Açores é uma prova disso, isto a qualquer momento pode haver um sismo forte nas nossas zonas, penso que não seja uma questão de se vai acontecer mas sim quando, claro que pode acontecer já daqui a 1h, amanhã, daqui a 100 anos ou mesmo daqui a milhares de anos
Olha eu não acabei o curso de geologia, mas estive muito perto de o fazer (não acabei por questões pessoais), e do que me lembro o grande sismo já devia ter acontecido... estamos em contagem decrescente. O que está a acontecer, segundo a teoria mais plausível e consensual, é a formação de uma nova zona de subducção por de baixo da Península Iberica e o primeiro rompimento da placa oceânica atlântica gerou o sismo de 1755. Daí para cá tem-se registado vários grandes sismos por de baixo da peninsula, quer em Portugal mas principalmente em território espanhol, que atestam a progressão em profunfidade da mesma placa, por isso sismos de grande profundidade e pouco sentidos à superfície, de intensidade igual ou superior a M6.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Porque estes sismos se estão a dar na mesma região transformante que gerou o sismo de 1775 e que vai da região açoreana do rift até ao mediterrâneo.
Não me convence pois o sismo de 1755 ocorreu na zona de Gorringe e estudos recentes demonstram ser uma zona de subducção em formação para alem que fica muito longe da zona da crise actual, então tínhamos de considerar toda a falha euro asiática como sismos Portugal, e tenho notado que existem post em sismos internacional sobre esta crise
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não me convence pois o sismo de 1755 ocorreu na zona de Gorringe e estudos recentes demonstram ser uma zona de subducção em formação para alem que fica muito longe da zona da crise actual, então tínhamos de considerar toda a falha euro asiática como sismos Portugal, e tenho notado que existem post em sismos internacional sobre esta crise
Também não quero convencer...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
  • Gosto
Reactions: joralentejano

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Magnitude 3.6
Region STRAIT OF GIBRALTAR
Date time 2016-03-14 16:03:58.0 UTC
Location 36.89 N ; 4.88 W
Depth 21 km
Macroseismic
Intensity F Effects: Felt
http://m.emsc.eu/earthquake/earthquake.php?evid=494339


Magnitude 5.0
Region STRAIT OF GIBRALTAR

Date time 2016-03-15 04:40:38.9 UTC
Location 35.66 N ; 3.71 W
Depth 10 km
Macroseismic
Intensity V Effects: Strong Shaking
http://m.emsc.eu/earthquake/earthquake.php?evid=494450


Edit: USGS mostra 5.6!


M5.6 - 63km NNE of Al Hoceima, Morocco
2016-03-15 04:40:40 (UTC)
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/eventpage/us10004xp4#general_region



Magnitude 3.9
Region STRAIT OF GIBRALTAR

Date time 2016-03-15 04:46:28.6 UTC
Location 35.62 N ; 3.76 W
Depth 10 km
Macroseismic
Intensity IV Effects: Largely Observed
http://m.emsc.eu/earthquake/earthquake.php?evid=494461
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Terremoto en Melilla: un nuevo temblor sacude la ciudad y se siente en Málaga
El seísmo de magnitud 4,8 se produce poco después de otro, más lejano, de 5,6 y se ha sentido en Málaga

Melilla / Madrid 15 MAR 2016 - 10:41 CET

1458023376_266131_1458023432_noticia_normal.jpg

El terremoto de Melilla se ha sentido en Málaga. En la imagen, sismicidad en la zona de Alborán hasta el 11 de marzo. MINISTERIO DE FOMENTO

Un terremoto de magnitud 5,6 se ha registrado esta madrugada en el mar de Alborán a 63 kilómetros de la localidad marroquí de Alhucemas y a 79 de la ciudad autónoma española de Melilla, sintiéndose en Málaga, informó el Servicio Geológico de EEUU (USGS). El seísmo ocurrió a una profundidad de 10 kilómetros, y a una distancia de 65 kilómetros de Tirhanimine y a 162 kilómetros de Gibraltar, según el USGS, que mide los movimientos telúricos en todo el mundo. Por el momento, se desconoce si el terremoto ha podido causar víctimas o daños materiales.

Minutos antes, el Instituto Geográfico Nacional español (IGN) informó de un nuevo temblor de tierra de 4,8 de magnitud y con epicentro en el Mar de Alborán frente a la costa de la ciudad marroquí de Alhucemas que se ha sentido en Melilla. El temblor se ha producido a 75 kilómetros de Melilla y se ha podido sentir también en Málaga.

Fuentes de emergencias recibieron numerosas llamadas de ciudadanos alarmados pero de momento no se ha producido ninguna incidencia destacables.

El mar de Alborán lleva semanas registrando terremotos de magnitud suficiente para ser percibidos por la población de las localidades cercanas. El [URL='http://politica.elpais.com/politica/2016/01/26/actualidad/1453818290_550863.html']más fuerte, de magnitud 6,3
, tuvo lugar el pasado 25 de enero y afectó especialmente a la Ciudad Autónoma Melilla, donde 26 personas resultaron heridas y se registraron daños valorados en 12 millones de euros. Ese seísmo tuvo 60 réplicas que multiplicaron los daños, pero no hubo que lamentar víctimas.[/URL]


Fuente: http://politica.elpais.com/politica/2016/03/15/actualidad/1458023376_266131.html
http://politica.elpais.com/politica/2016/01/26/actualidad/1453818290_550863.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para evitar a confusão o melhor seria o internacional mas percebo o argumento do uso do tópico nacional,
Como é uma crise sísmica próxima e prolongada pode criar-se um tópico dedicado, já trato disso.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Crises sísmicas não significam que vem aí um grande terramoto. Muitas vezes até serve para libertar a tensão. Alguns dos maiores sismos da história apareceram completamente do nada.

Penso que as zonas de maior atividade sísmica no nosso país são o vale do Tejo, o Algarve e os Açores. Acho que no Norte e na Madeira, o risco sísmico é baixo.

Historicamente, ocorre um grande sismo por cá a cada 2 séculos. O último sismo significativo ocorreu em 1969. Pela lógica histórica, só daqui a 2 séculos é que teremos um novo grande sismo.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Crises sísmicas não significam que vem aí um grande terramoto. Muitas vezes até serve para libertar a tensão. Alguns dos maiores sismos da história apareceram completamente do nada.

Penso que as zonas de maior atividade sísmica no nosso país são o vale do Tejo, o Algarve e os Açores. Acho que no Norte e na Madeira, o risco sísmico é baixo.

Historicamente, ocorre um grande sismo por cá a cada 2 séculos. O último sismo significativo ocorreu em 1969. Pela lógica histórica, só daqui a 2 séculos é que teremos um novo grande sismo.
Caro amigo, não é isso que os geólogos dizem... mas enfim, espero que tenha razão.