Eu penso que nesta zona é mau, porque pode reactivar ou gerar mais tensão noutras secções da transformante historicamente mais perigosas... mas posso estar enganado...Muita energia libertada, pode ser bom ou mau sinal tendo em conta a zona onde é.
Eu penso que nesta zona é mau, porque pode reactivar ou gerar mais tensão noutras secções da transformante historicamente mais perigosas... mas posso estar enganado...Muita energia libertada, pode ser bom ou mau sinal tendo em conta a zona onde é.
Olha eu não acabei o curso de geologia, mas estive muito perto de o fazer (não acabei por questões pessoais), e do que me lembro o grande sismo já devia ter acontecido... estamos em contagem decrescente. O que está a acontecer, segundo a teoria mais plausível e consensual, é a formação de uma nova zona de subducção por de baixo da Península Iberica e o primeiro rompimento da placa oceânica atlântica gerou o sismo de 1755. Daí para cá tem-se registado vários grandes sismos por de baixo da peninsula, quer em Portugal mas principalmente em território espanhol, que atestam a progressão em profunfidade da mesma placa, por isso sismos de grande profundidade e pouco sentidos à superfície, de intensidade igual ou superior a M6.o pessoal não liga muito mas a nossa zona é activa, quer em Portugal (mais a sul) quer nos Açores, e estes vários sismos na mesma zona a sul de Espanha no mesmo rifte que passa a sul de Portugal que vai até aos Açores é uma prova disso, isto a qualquer momento pode haver um sismo forte nas nossas zonas, penso que não seja uma questão de se vai acontecer mas sim quando, claro que pode acontecer já daqui a 1h, amanhã, daqui a 100 anos ou mesmo daqui a milhares de anos
Não me convence pois o sismo de 1755 ocorreu na zona de Gorringe e estudos recentes demonstram ser uma zona de subducção em formação para alem que fica muito longe da zona da crise actual, então tínhamos de considerar toda a falha euro asiática como sismos Portugal, e tenho notado que existem post em sismos internacional sobre esta crisePorque estes sismos se estão a dar na mesma região transformante que gerou o sismo de 1775 e que vai da região açoreana do rift até ao mediterrâneo.
Também não quero convencer...Não me convence pois o sismo de 1755 ocorreu na zona de Gorringe e estudos recentes demonstram ser uma zona de subducção em formação para alem que fica muito longe da zona da crise actual, então tínhamos de considerar toda a falha euro asiática como sismos Portugal, e tenho notado que existem post em sismos internacional sobre esta crise
Ok, e já agora o que preferem os moderadores, pôr toda a informação relativa a esta crise sismica aqui, nos sismos internacionais ou criar um topico novo? Obrigado.@luismeteo3 é preferível editares um post e acrescentares informação do que estar a postar vários seguidos
Caro amigo, não é isso que os geólogos dizem... mas enfim, espero que tenha razão.Crises sísmicas não significam que vem aí um grande terramoto. Muitas vezes até serve para libertar a tensão. Alguns dos maiores sismos da história apareceram completamente do nada.
Penso que as zonas de maior atividade sísmica no nosso país são o vale do Tejo, o Algarve e os Açores. Acho que no Norte e na Madeira, o risco sísmico é baixo.
Historicamente, ocorre um grande sismo por cá a cada 2 séculos. O último sismo significativo ocorreu em 1969. Pela lógica histórica, só daqui a 2 séculos é que teremos um novo grande sismo.
Caro amigo, não é isso que os geólogos dizem... mas enfim, espero que tenha razão.