Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

São Jorge: nível de alerta vulcânico subiu e há quem já tenha abandonado a ilha.​

Há 1h e 24min

Em S. Jorge, nos Açores, a atividade sísmica continua acima do normal e o nível de alerta vulcânico subiu nas últimas horas.

Esta tarde, os idosos da Casa de Repouso das Velas vão ser retirados e transportados para o município vizinho da Calheta, onde o risco sismovulcânico é menor.

Perante o aumento de risco, várias pessoas já estão a abandonar a ilha por via área ou marítima.

A 2 km da superfície terrestre. Daí os gases terem sido mais elevados aparecendo até peixes mortos na Lagoa segundo relatos da altura.
Interditaram apenas as vias de acesso ao topo do vulcão e mais nada foi feito.
Vila Franca do Campo e Ribeira Grande estão situadas no sopé deste vulcão. A primeira na costa sul, e a segunda na costa norte da ilha.
Ribeira Grande com quase 30.000 e poucos habitantes e Vila Franca do Campo com 15.000.
Houve algum plano de evacuação? Nenhum!
Se o vulcão tivesse acordado como seria?
Acho que os peixes mortos foi mito da altura (recordo-me também de ter ouvido falar)..
Ao comparar co o de ontem e tirando o evento de 3.2ML, está a ser libertada bastante menos energia!
Principalmente na última hora!
da22abef4aafdc6819909e7d4192f7ff.png

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Amanhã está previsto mau tempo aí para o grupo Central, por isso o nível de ruído na estação sísmica deve aumentar consideravelmente, por isso se virem amanhã linhas mais "espessas", o mais provável será do vento e da ondulação, nada mais.

Última edição:
Acho que os peixes mortos foi mito urbano da altura (recordo-me também de ter ouvido falar)..

Amanhã está previsto mau tempo aí para o grupo Central, por isso o nível de ruído na estação sísmica deve aumentar consideravelmente, por isso se virem amanhã linhas mais "espessas", o mais provável será do vento e da ondulação, nada mais.

Não posso confirmar o último ponto porque na altura por curiosidade até resolvi subir lá acima com amigos e a meio da viagem havia técnicos da proteção civil e PSP a barricar a rua na zona da Caldeira Velha, e não nos deixaram seguir por isso tivemos que fazer marcha atrás.
Só me resta acreditar que não quiseram propagar o pânico generalizado atendendo ao risco iminente de uma erupção na altura por não ter havido nenhum plano para evacuar 50.000 pessoas das áreas circundantes.
Felizmente o pior não sucedeu!

A 2 km da superfície terrestre. Daí os gases terem sido mais elevados aparecendo até peixes mortos na Lagoa segundo relatos da altura.
Interditaram apenas as vias de acesso ao topo do vulcão e mais nada foi feito.
Vila Franca do Campo e Ribeira Grande estão situadas no sopé deste vulcão. A primeira na costa sul, e a segunda na costa norte da ilha.
Ribeira Grande com quase 30.000 e poucos habitantes e Vila Franca do Campo com 15.000.
Houve algum plano de evacuação? Nenhum!
Se o vulcão tivesse acordado como seria?

Ok! Pensava que o magma tinha ascendido ao longo da crise sísmica. Daí a questão: se "terminou" a 2km da superfície, podia no início estar a 10km, por exemplo.

Questão de quem não percebe nada disto mas tenta aprender um pouco :)

Sim.. À partida foi isso.
Mas felizmente não chegou a subir mais. O que não invalida o magma não ascender à superfície em São Jorge.
Mas acho que a comunicação social, a par com o Governo Regional e o serviço de protecção civil dos Açores estão a criar um pânico talvez exagerado ao ponto de até desaconselhar viagens para São Jorge.
Durante a última crise vulcânica de 2005 em São Miguel e em 1998 na Serreta, não me lembro de terem feito o mesmo..
Enfim, efeitos do Vulcão das Canárias, certamente...!

Última edição:
Mas felizmente não chegou a subir mais. O que não invalida o magma não ascender à superfície em São Jorge.
Mas acho que a comunicação social, a par com o Governo Regional e o serviço de protecção civil dos Açores estão a criar um pânico talvez exagerado ao ponto de até desaconselhar viagens para São Jorge.
Durante a última crise vulcânica de 2005 em São Miguel e em 1998 na Serreta, não me lembro de terem feito o mesmo..
Enfim, efeitos do Vulcão das Canárias, certamente...!

Criar pânico? Em quantas décadas não tinhamos uma crise sismo-vulcânica como esta?

A zona epicentral na Serreta foi no mar.
Do Fogo-Congro o dique vulcânico não foi no edifício do vulcão (apesar de ter havido alguma sismicidade e deformação no edifício), grande maioria dos 30k sismos foi a este do vulcão, mais para os lados do Congro, onde existe o sistema fissural do Congro.
Tens uma crise sismo-vulcânica a desenrolar-se literalmente por baixo das casas das pessoas, e a geografia de São Jorge não ajuda em nada na ocorrência repentina de uma erupção/sismo mais forte. Há que alertar e preparar. E se jogaram pelo seguro em 2005, talvez tenham aprendido com o erro e ao verem em La Palma uma erupção iniciar-se no quintal de uma residência, talvez tenham tomado uma atitude mais preventiva.

Criar pânico? Em quantas décadas não tinhamos uma crise sismo-vulcânica como esta?

Do Fogo-Congro o dique vulcânico não foi no edifício do vulcão (apesar de ter havido alguma sismicidade e deformação no edifício), grande maioria dos 30k sismos foi a este do vulcão, mais para os lados do Congro, onde existe o sistema fissural do Congro.
Tens uma crise sismo-vulcânica a desenrolar-se literalmente por baixo das casas das pessoas, e a geografia de São Jorge não ajuda em nada na ocorrência repentina de uma erupção/sismo mais forte. Há que alertar e preparar. E se jogaram pelo seguro em 2005, talvez tenham aprendido com o erro e viram em La Palma uma erupção iniciar-se a no quintal de uma residência.
Não disse o contrário, mas desaconselhar viagens para uma ilha que sendo constantemente monitorizada onde ainda só existe a teoria vulcânica por enquanto em cima da mesa parece me demais!
Lembras te do episódio da Serreta por exemplo? Mesmo sendo no mar às proximidades da ilha havia também o perigo de gases e fluxos piroclasticos chegarem a terra, e no entanto a vida caminhou normalmente, e ninguém foi evacuado.
Em São Miguel a situação como em São Jorge localizou se igualmente em terra, com a diferença que em cima do cone principal não existem habitações o que não descarta igualmente o perigo de emissões de gases e de lava chegarem aos povoados! Em La Palma o vulcão eruptiu no interior também com a diferença daquilo que já sabemos.

Tens uma crise sismo-vulcânica a desenrolar-se literalmente por baixo das casas das pessoas, e a geografia de São Jorge não ajuda em nada na ocorrência repentina de uma erupção/sismo mais forte. Há que alertar e preparar. E se jogaram pelo seguro em 2005, talvez tenham aprendido com o erro e ao verem em La Palma uma erupção iniciar-se no quintal de uma residência, talvez tenham tomado uma atitude mais preventiva.

Com isso acabas por admitir que estávamos mal preparados na altura.
Boa! Chegamos então ao mesmo consenso!
O problema é que isso pode ter o reverso da medalha, e no caso de não acontecer nada, as pessoas podem começar a descredibilizar as informações oficiais. Daí a minha critica em relação às supostas viagens à ilha.
Uma coisa é evacuar parte da população local, e outra coisa é desaconselhar viagens. Fazes ideia do impacto negativo que isto pode causar ao turismo da ilha com a interdição de viagens?

Última edição:
Com isso acabas por admitir que estávamos mal preparados na altura.
Boa! Chegamos então ao mesmo consenso!
O problema é que isso pode ter o reverso da medalha, e no caso de não acontecer nada, as pessoas podem começar a descredibilizar as informações oficiais. Daí a minha critica em relação às supostas viagens à ilha.
Uma coisa é evacuar parte da população local, e outra coisa é desaconselhar viagens. Fazes ideia do impacto negativo que isto pode causar ao turismo da ilha com a interdição de viagens?
Lamento.

Mas se não acontecer nada ainda bem.

Podemos dormir de consciência tranquila de que tudo fizemos para evitar a catástrofe humana.

Faz-me lembrar o filme "Cume de Dante" em que houve vários agentes que contestaram as medidas de prevenção e até pessoas que não abandonaram locais por desacreditarem da real iminência de um vulcão e depois assistimos a tragédias evitáveis.

O turismo e a economia da ilha são importantes mas nunca se podem sobrepor à segurança das populações tanto as que residem no local, como as que querem ir observar o possível vulcão.

Não é tempo para brincar com o fogo.

E ontem o vulcanólogo João Luís Gaspar à RTP Açores confirmou que já detetaram alterações em solo jorgense o que pode confirmar a imagem do Sentinel ...

Pelo que todas as medidas são concerteza as adequadas perante os dados que as equipas do CIVISA estarão a recolher in loco no terreno.

Última edição:
Estou aqui a ler e até fiquei incredulo ...

Se tomam medidas é porque tomam , se nao tomam é porque nao tomam ....

Fazem muitissimo bem se prepararem perante uma crise sismica e já ontem era tarde !!!

Criticam isto pensando que nunca acontece nada mas se acontecer e nao se tomar medidas como li aqui iam se culpar porque nao se fez nada !!!

Em 2005 erraram e muito por nao se ter tomado medidas .

Perante uma ameaca desta magnitude ainda estao mais preocupados com a economia por nao vir turistas loooool

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

Última edição:
Lamento.

Podemos dormir de consciência tranquila de que tudo fizemos para evitar a catástrofe humana.

Faz-me lembrar o filme "Cume de Dante" em que houve vários agentes que contestaram as medidas de prevenção e até pessoas que não abandonaram locais por desacreditarem da real iminência de um vulcão e depois assistimos a tragédias evitáveis.

O turismo e a economia da ilha são importantes mas nunca se podem sobrepor à segurança das populações tanto as que residem no local, como as que querem ir observar o possível vulcão.

Não é tempo para brincar com o fogo.

Lamento.

Não é tempo para brincar com o fogo

Claro que o turismo e a economia nunca poderão estar à frente da vida humana. Só que esta é a primeira vez que se adoptam políticas tão drásticas para uma crise sísmico-vulcânica.
Estávamos todos à espera que o vulcão de la Palma servisse de exemplo seguramente.
Eu só lamento é que só agora tenham adoptado medidas tão rigorosas.
Sou inteiramente de acordo que se comece a evacuar a população da zona epicentral sem dúvida!
Já que não tiveram a inteligência de fazer o mesmo em São Miguel e na Terceira, ainda vão a tempo de fazer em São Jorge.
Agora, interditar viagens não sou de acordo! A ilha não vive do ar. Tem uma economia já de si débil, o que a torna claramente dependente do exterior.
É a minha opinião e o meu ponto de vista e ela vale o que vale!
Quanto ao resto? Bom, cá estaremos todos para ver se as políticas serão as mesmas na próxima erupção em marcha nos Açores, até porque partindo desse princípio, chego à conclusão que até hoje só andaram esse tempo todo a brincar com o Fogo e com a população das outras ilhas.

Hey!
Ainda andam nessa história só evacua ou não?
Quero saber é onde anda o site prometido do CIVISA!
Alguém sabe dele?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Alguém de São Jorge aqui neste fórum?
Gostava de desmistificar uns boatos que andam a circular já aqui na Horta.

• o Nível está em V5?!
• cheira a enxofre onde?
• Deformação num monte nas manadas? Wtf!?

Mesmo aquela gente tem que estar a fugir a 7 pés! Com tanta coisa a acontecer! (Ou não).