Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Alguém de São Jorge aqui neste fórum?
Gostava de desmistificar uns boatos que andam a circular já aqui na Horta.

• o Nível está em V5?!
• cheira a enxofre onde?
• Deformação num monte nas manadas? Wtf!?

Mesmo aquela gente tem que estar a fugir a 7 pés! Com tanta coisa a acontecer! (Ou não).

Li na tv no telejornal que estava em v4 ( v5 é quando ja esta em erupcao )

Vi tambem uma entrevista que havia efectivamente uma deformacao no terreno

O enxofre nao sei

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

Li na tv no telejornal que estava em v4 ( v5 é quando ja esta em erupcao )

Vi tambem uma entrevista que havia efectivamente uma deformacao no terreno

O enxofre nao sei

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

Ok, qual o canal que fala na deformação?

Obrigado

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Ok, qual o canal que fala na deformação?

Obrigado

Ontem na entrrevista o João Luís Gaspar admitiu alterações no solo.

Hoje vai haver uma emissão especial acerca do tema logo a seguir ao Telejornal regional.

Provavelmente poderá esclarecer-nos acerca dos últimos acontecimentos.

Esta informação do solo não vem escrita em lado nenhum ...

Pena não termos acesso a dados que noutros países são disponibilizados à população ...

A informação é sempre melhor do que a ignorância ...

E aqui as coisas são ditas mas en passant ...

Entretanto saiu mais uma notícia acerca do reforço das ligações aéreas e marítimas à ilha.

Ontem na entrrevista o João Luís Gaspar admitiu alterações no solo.

Hoje vai haver uma emissão especial acerca do tema logo a seguir ao Telejornal regional.

Provavelmente poderá esclarecer-nos acerca dos últimos acontecimentos.

Esta informação do solo não vem escrita em lado nenhum ...

Pena não termos acesso a dados que noutros países são disponibilizados à população ...

A informação é sempre melhor do que a ignorância ...

E aqui as coisas são ditas mas en passant ...

Daí eu estar a perguntar pelo paradeiro da página nova do CIVISA

Daí eu estar a perguntar pelo paradeiro da página nova do CIVISA

Sim ... sem dúvida ...

Essa página poderia ser muito importante para entendermos melhor o que está a acontecer no terreno ...

Interessante porque a comunicação do CIVISA para eventos exteriores à região é super rica e aqui entre portas parece que não se está a revelar informações pelo menos por agora ...

Provavelmente farão algum relato mas quando já tiver passado a coisa ...

Acho super importante manter as populações informadas.

Até para as mesmas terem mais pedagogia para agir em situações de catástrofe.

A falta de clareza nas informações ou apenas comunicação verbal parca no telejornal das 20 isso sim cria desconfiança e pânico ...

Última edição:
Já deviam ter saído todos daquela zona.
Mas infelizmente as pessoas só acreditam quando o mal lhes bater à porta.
Nessas alturas criam se sempre boatos, mas até nada for confirmado oficialmente de nada serve disseminar o pânico.
Agora, evacuar tudo é imperativo!
Não podemos correr os mesmos erros de antigamente!

Quando passaram para nível 4 foi provavelmente devido a alguma deformação, daí ter perguntado aqui se havia links.
Estas coisas seguem um protocolo, não são aleatórias.
O nível também deve ter servido para desencadear uma serie de ações, pôr em marcha uma data de procedimentos e recursos, uma coisa já séria porque apesar de imprevisível, pode acontecer.

Agora, há que ter calma. Não foi sequer ordenada nenhuma evacuação, apenas de pessoas vulneráveis e acamadas. Certo? À população em geral foi dito para prepararem um "kit" de evacuação, conhecerem os procedimentos, aonde se devem informar, etc.

Também ninguém foi aconselhado a sair da ilha, se alguns saem, ótimo, é uma decisão deles, é porque podem e/ou tem meios para isso. Algum mal? Nenhum. Não vi intervenções publicas que levassem a pânico.

Reparem, imagino se fosse eu e tinha os meus pais muito velhotes e até tenho uns familiares noutra ilha que me podiam ajudar, provavelmente iria leva-los a essa outra ilha passar umas "férias" pelo sim pelo não. Certamente há pessoas a abandonar a ilha mas não deve ser nada de significativo.

E a outra coisa, desaconselhadas viagens não essenciais.
Parece-me de bom senso também. Há que não esquecer o aspeto logístico, uma ilha tem constrangimentos, há material e técnicos a chegar à ilha, nesta fase inicial é melhor os recursos se preocuparem com um hospital de acamados do que um hotel de turistas, etc.

Prejuízos? Claro, há sempre, mas a sério que vamos falar nisso agora?
Estaria ao mesmo nível de falar de receitas com turismo vulcânico, que também existe e não me passaria pela cabeça falar nisso agora.

Entretanto temos esta notícia que combina meteorologia com sismologia ...

Tudo junto no caldeirão ...

Isto tudo pode depender da quantidade de precipitação prevista para amanhã como da intensidade sísmica que se desenvolve, daí terem proibido o acesso e a evacuação às fajãs. Esperemos que não passe disso mesmo!

Mas não houve interdição das viagens aéreas, ou seja, não houve por exemplo companhias aéreas a cancelar voos. Foi apenas desincentivado viagens (para São Jorge) não essenciais. A SATA até vai reforçar voos para quem quer sair, o que significa que há também mais capacidade para quem quer entrar (material, técnicos, etc)