Quando passaram para nível 4 foi provavelmente devido a alguma deformação, daí ter perguntado aqui se havia links.
Estas coisas seguem um protocolo, não são aleatórias.
O nível também deve ter servido para desencadear uma serie de ações, pôr em marcha uma data de procedimentos e recursos, uma coisa já séria porque apesar de imprevisível, pode acontecer.
Agora, há que ter calma. Não foi sequer ordenada nenhuma evacuação, apenas de pessoas vulneráveis e acamadas. Certo? À população em geral foi dito para prepararem um "kit" de evacuação, conhecerem os procedimentos, aonde se devem informar, etc.
Também ninguém foi aconselhado a sair da ilha, se alguns saem, ótimo, é uma decisão deles, é porque podem e/ou tem meios para isso. Algum mal? Nenhum. Não vi intervenções publicas que levassem a pânico.
Reparem, imagino se fosse eu e tinha os meus pais muito velhotes e até tenho uns familiares noutra ilha que me podiam ajudar, provavelmente iria leva-los a essa outra ilha passar umas "férias" pelo sim pelo não. Certamente há pessoas a abandonar a ilha mas não deve ser nada de significativo.
E a outra coisa, desaconselhadas viagens não essenciais.
Parece-me de bom senso também. Há que não esquecer o aspeto logístico, uma ilha tem constrangimentos, há material e técnicos a chegar à ilha, nesta fase inicial é melhor os recursos se preocuparem com um hospital de acamados do que um hotel de turistas, etc.
Prejuízos? Claro, há sempre, mas a sério que vamos falar nisso agora?
Estaria ao mesmo nível de falar de receitas com turismo vulcânico, que também existe e não me passaria pela cabeça falar nisso agora.