Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Por aqui também acho que não senti ... estava aqui sentado e ali pelas 21 e 30 mais ou menos pareceu me sentir a cadeira gaming a tremer um bocadinho mas pensei que era paranoia pois já me aconteceu várias vezes.

Mas se calhar estava mesmo a sentir o sismo ... Sentiu-se uma flutuação leve se foi mesmo este mas foi quase imperceptível aqui ...

Este terá sido +/- às 21:55

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Alertaram que com o diminuir a sismicidade dos últimos dias, poderia acumular e gerar um sismo de maior magnitude.
A energia libertada deste sismo equivale à energia libertada durante dias em São Jorge..

Confirma-se. Sentido em Santa Bárbara na Terceira.

Um amigo acabou de me dizer que sentiu um sacão na cama.

Ele mora nas imediações do Vulcão de Santa Bárbara.

Diz que sentiu a cama abanar por um ou dois segundos ...

Como se alguém tivesse dado um pontapé na cama.

Aqui em Angra outros amigos meus não sentiram mas os animais deram sinal de nervosismo ladrando.

Vi no Facebook que outras pessoas em zonas de Angra sentiram e bem.

Deixo aqui a informação da app do CIVISA.

Falam em grau 3,8 escala de Ritcher a SSW das Velas no mar.

@Hazores sentiste alguma coisa? Pela tua zona deve se ter sentido bem ...

Screenshot_20220329-221941_Azores Quake.jpg

Última edição:
Boa noite,
Moro na zona oeste e não o senti.... mas como sabem que ando sempre a par destas coisas, recebi de imediato mensagens a perguntar... pelo mnenos de angra a santa bárbara na ilha terceira foi sentido.... há relatos que foi sentido nas ilhas de S. jorge (como é óbvio) Pico, Faial e Terceira... No Civisa apontam para 3.8.

Boa noite,
Moro na zona oeste e não o senti.... mas como sabem que ando sempre a par destas coisas, recebi de imediato mensagens a perguntar... pelo mnenos de angra a santa bárbara na ilha terceira foi sentido.... há relatos que foi sentido nas ilhas de S. jorge (como é óbvio) Pico, Faial e Terceira... No Civisa apontam para 3.8.

A tal velha máxima de, redes diferentes, valores diferentes.

Tudo demasiado muito calmo após um. Sismo desta magnitude!
882c9f5b7254d2dfc176ed45b59828e2.png

Vamos esperar que fique por aqui ...

Entretanto o site do CIVISA e mesmo a app continuam com problemas.

O site não se consegue aceder e a app não aparece mais nada desde o evento e diz que está a dar erro.

Última edição:
Site do CIVISA acabou de voltar e já publicaram o comunicado sismológico com destaque para este evento que foi sentido em praticamente todo o Grupo Central.

Sismos sentidos nas ilhas de São Jorge, Pico, Faial e Terceira (Ponto de situação, 29-03-2022, 22:00)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal.

O sismo mais energético ocorreu no dia 29 de março, às 21:56 (hora local = UTC-1) e teve magnitude 3,8 (Richter).
Até ao momento foram identificados cerca de 215 sismos sentidos pela população. Desde as 10:00 às 22:00 do dia 29 de março, foram sentidos 5 sismos:

Dia
Hora (local)
Mag.
Freguesia
29/mar​
15:04​
2,2​
1 km NW Santo Amaro
III​
Urzelina (Velas, S. Jorge)
29/mar​
15:14​
1,9​
1 km NNW Santo Amaro
III​
Velas (Velas, S. Jorge)
29/mar​
18:47​
2,3​
1 km NW Velas
III/IV​
29/mar​
19:20​
2,2​
1 km SSE Beira
III/IV​
Santo Amaro e Velas (Velas, S. Jorge)
III​
29/mar​
21:56​
3,8​
2 km SSW Velas
V​
Urzelina, Santo Amaro, Velas e Rosais (Velas, S. Jorge)
V​
Norte Pequeno, Calheta e Ribeira Seca (Calheta, S. Jorge)
IV​
Ilha do Pico
IV​
Ilha do Faial
III​
Ilha Terceira

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR

Fica também aqui o novo ponto de situação

Ponto de Situação - 29-03-2022 22:00

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que a crise sismovulcânica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima dos valores de referência.

O sismo mais energético desta crise ocorreu no dia 29 de março, às 21:56 (hora local = UTC-1), teve epicentro a cerca de 2 km a SSW de Velas e uma magnitude 3,8 (Richter). Até ao momento foram identificados cerca de 215 sismos sentidos pela população.

Ao longo do dia de ontem, 28 de março, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 1291 eventos. Entre as 00:00 e as 22:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 1286 eventos, estando a atividade sísmica estacionária relativamente aos últimos dias, embora com um ligeiro aumento. Todos os sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Última edição: