Younger Dryas
Nimbostratus

Mais de 1300 sismos!! Com o porto das Velas e o aeroporto em risco se a coisa dá para o torto...
![]()
Mais de 1300 sismos!! Com o porto das Velas e o aeroporto em risco se a coisa dá para o torto...
A última grande erupção pliniana na ilha de São Miguel, e segundo relatos históricos, foi vista até do Grupo Central e da ilha vizinha de Santa Maria, chegando mesmo as cinzas até às Flores, logo no caso de surgir alguma ocorrência em São Jorge, ser visto da Terceira poderá ser belo, mas também muito mais perigoso devido ao efeito nocivo dos gases e das cinzas.Muito obrigado a todos os que contribuem para este fórum continuar a ser uma referência e uma constante aprendizagem para mim....
Como foi referido aqui anteriormente, muitas das pessoas, algumas das quais minhas conhecidas, estão de malas feitas para "fugirem" rapidamente da ilha caso algo aconteça... Esperemos que não seja necessário!
Na minha opinião, mesmo que inconscientemente, as imagens do vulcão de la Palma ainda estão bem vivas na cabeça dos açorianos....
E sabemos bem que nos Açores pode acontecer o mesmo, pois nos movemos sobre terra que treme, observamos a terra a "respirar" através das fumarolas constantes...
Se algo acontecer (atividade eruptiva) e não houver um sismo arrasador, poderei assistir de janela a um vulcão, o que não é para todos!!!![]()
Açor, estava a ser irónico em relação à vista do vulcão da janela.... tenho plena consciência da gravidade da situação caso ocorresse a erupção de um vulcão na ilha vizinha.A última grande erupção pliniana na ilha de São Miguel, e segundo relatos históricos, foi vista até do Grupo Central e da ilha vizinha de Santa Maria, chegando mesmo as cinzas até às Flores, logo no caso de surgir alguma ocorrência em São Jorge, ser visto da Terceira poderá ser belo, mas também muito mais perigoso devido ao efeito nocivo dos gases e das cinzas.
Açor, estava a ser irónico em relação à vista do vulcão da janela.... tenho plena consciência da gravidade da situação caso ocorresse a erupção de um vulcão na ilha vizinha.
Só por curiosidade, aquando do vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial existem relatos de observar-se durante a noite, por cima da ilha de S. Jorge, vermelho e durante o dia fumo.