Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

277171390_5569739646388471_4730955258200806641_n.jpg

Mais de 1300 sismos!! Com o porto das Velas e o aeroporto em risco se a coisa dá para o torto...

277171390_5569739646388471_4730955258200806641_n.jpg

Mais de 1300 sismos!! Com o porto das Velas e o aeroporto em risco se a coisa dá para o torto...

Há o Porto da Calheta como alternativa.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Entretanto hoje dia 22/03 temos um total de pelo menos 38 sismos sentidos até ao momento o que se constitui num novo recorde de sismos sentidos desde o início da crise a 19/03.

É de facto uma situação que pode evoluir muito rapidamente e por isso a acompanhar em permanência por todos.

Aqui na vizinha Ilha Terceira se não fosse pela informação neste fórum e na TV nem imaginariamos o que está a acontecer numa ilha que vemos quase diariamente de onde estamos ...

Situação inédita desde que me lembro de existir ou seja desde há 36 anos ...

Mesmo a Serreta não me recordo de ter um swarm tão intenso como este.

Última edição:
A todos os colegas de fórum, o meu agradecimento pelas partilhas de informação e de experiências.

Pelo que falo com amigos e familiares de São Jorge, há algum medo instalado e conheço quem já tenha malas mochilas preparando uma possível evacuação.

Efetivamente pelo que me contam, há pessoas da Calheta pouco têm sentido a sismicidade, e pessoas das Velas que relatam tremores constantes que, juntamente com a natural preocupação, têm resultado nestas últimas 2 noites em branco.

Minha avó, jorgense, ainda hoje contava as histórias dos episódios que chegou a viver em São Jorge em termos sísmicos e as "lendas" de que os Açores ainda haviam de ter 10 ilhas resultantes da separação de uma delas. Seria São Jorge afinal. Logo lhe expliquei que seria mais provável São Jorge aumentar de dimensão do que se separar em 2 com estes sismos ou eventual erupção... Mas não foi propriamente a resposta mais apaziguadora.

Vamos ver o que a Mãe Natureza nos reserva. De tantas catástrofes e desgraças a acontecer no mundo, neste momento, esta é uma que o Homem nunca poderá evitar ou controlar.

Aconteça o que acontecer, que as boas gentes de São Jorge se mantenham seguras e que não traga danos de maior ao nível infraestrutural.

Estas situações são cíclicas nos Açores, é um facto!
Todos nós açorianos que vivemos aqui nestes torrões do Atlântico sabemos que mais dia, menos dia isto acabará por acontecer.
Desde o início do povoamento dos Açores que as erupções vulcânicas não são de todo desconhecidas, e fazem parte da história das gentes do arquipélago.
Por ilhas, as que registaram maior número de ocorrências vulcânicas desde o seu povoamento foram São Miguel, Terceira, Pico, Faial e São Jorge.
Há alguns anos atrás passou se o mesmo na ilha de São Miguel, com a suspeita de uma erupção no sistema Fogo /Congro. Felizmente tal não chegou a acontecer, mas é só questão de tempo até voltar a ser uma realidade, tal como será em São Jorge ou em qualquer outra ilha das acima mencionadas, havendo um maior risco como é óbvio, nas ilhas que concentram maior número de vulcões potencialmente activos.
Todas as ilhas açorianas têm origem na mesma génese, logo, é bom que as pessoas encarem estes fenómenos como algo recorrente e parte do meio natural onde vivem!

Muito obrigado a todos os que contribuem para este fórum continuar a ser uma referência e uma constante aprendizagem para mim....

Como foi referido aqui anteriormente, muitas das pessoas, algumas das quais minhas conhecidas, estão de malas feitas para "fugirem" rapidamente da ilha caso algo aconteça... Esperemos que não seja necessário!

Na minha opinião, mesmo que inconscientemente, as imagens do vulcão de la Palma ainda estão bem vivas na cabeça dos açorianos....
E sabemos bem que nos Açores pode acontecer o mesmo, pois nos movemos sobre terra que treme, observamos a terra a "respirar" através das fumarolas constantes...

Se algo acontecer (atividade eruptiva) e não houver um sismo arrasador, poderei assistir de janela a um vulcão, o que não é para todos!!! :)

Sinceramente, e na minha humilde opinião, nenhuma ilha dos Açores (à excepção de Santa Maria, Flores e Corvo) deveriam ser consideradas "seguras" para serem habitadas pelo elevado grau de risco vulcânico que apresentam.
Por outras palavras, as ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge não oferecem segurança sísmico-vulcânica alguma às suas populações. Basta ler o historial das mesmas ou seguir o site DO CIVISA para nos apercebermos da infindável quantidade de sismos que existe quase diária ou semanalmente nas mesmas, sendo umas mais que outras, consoante o número de vulcões activos, e falhas que apresentam.
Mais cedo ou mais tarde, isto vai tudo pelos ares, é uma realidade e não há volta a dar.
As ilhas são ainda muito jovens, logo, geológicamente falando, estas ocorrências não irão terminar nem tão cedo. São Miguel, São Jorge e Terceira são autênticas panelas de pressão nos Açores ..
Quem quiser segurança que vá viver para Santa Maria, para as Flores ou para o Corvo porque todas as restantes têm os seus dias contados...

Última edição:
Muito obrigado a todos os que contribuem para este fórum continuar a ser uma referência e uma constante aprendizagem para mim....

Como foi referido aqui anteriormente, muitas das pessoas, algumas das quais minhas conhecidas, estão de malas feitas para "fugirem" rapidamente da ilha caso algo aconteça... Esperemos que não seja necessário!

Na minha opinião, mesmo que inconscientemente, as imagens do vulcão de la Palma ainda estão bem vivas na cabeça dos açorianos....
E sabemos bem que nos Açores pode acontecer o mesmo, pois nos movemos sobre terra que treme, observamos a terra a "respirar" através das fumarolas constantes...

Se algo acontecer (atividade eruptiva) e não houver um sismo arrasador, poderei assistir de janela a um vulcão, o que não é para todos!!! :)
A última grande erupção pliniana na ilha de São Miguel, e segundo relatos históricos, foi vista até do Grupo Central e da ilha vizinha de Santa Maria, chegando mesmo as cinzas até às Flores, logo no caso de surgir alguma ocorrência em São Jorge, ser visto da Terceira poderá ser belo, mas também muito mais perigoso devido ao efeito nocivo dos gases e das cinzas.

A última grande erupção pliniana na ilha de São Miguel, e segundo relatos históricos, foi vista até do Grupo Central e da ilha vizinha de Santa Maria, chegando mesmo as cinzas até às Flores, logo no caso de surgir alguma ocorrência em São Jorge, ser visto da Terceira poderá ser belo, mas também muito mais perigoso devido ao efeito nocivo dos gases e das cinzas.
Açor, estava a ser irónico em relação à vista do vulcão da janela.... tenho plena consciência da gravidade da situação caso ocorresse a erupção de um vulcão na ilha vizinha.
Só por curiosidade, aquando do vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial existem relatos de observar-se durante a noite, por cima da ilha de S. Jorge, vermelho e durante o dia fumo.

Açor, estava a ser irónico em relação à vista do vulcão da janela.... tenho plena consciência da gravidade da situação caso ocorresse a erupção de um vulcão na ilha vizinha.
Só por curiosidade, aquando do vulcão dos Capelinhos na ilha do Faial existem relatos de observar-se durante a noite, por cima da ilha de S. Jorge, vermelho e durante o dia fumo.

Existem igualmente relatos que o clarão foi visível das Flores à noite.
Nem o Faial pode ser considerado seguro.
Nos Açores, pelo menos existem 5 ilhas que são autênticas bombas relógio.
As outras não oferecem assim tanta perigosidade, quer pelo seu historial, quer pelo número de vulcões activos.
O mesmo se passa nas Canárias. Há ilhas potencialmente mais activas do que outras.