Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Pelos vistos a APP da Volcano Discovery já coloca o vulcão como estando activo :huh: :unsure:

xXpjiM7.jpg

Última edição:
Última edição:
As deformações nas interferometrias também não podem ser geradas pela ausência de orbitas exactas? Tenho ideia que só estão disponivéis um tempo depois. É pena também termos o s1a inoperacional, daria termos os dois disponiveis. Em relação as estações em terra, não precisam de uns dias depois da instalação para se tornarem úteis? Isto porque há uns tempos num documentário sobre vulcões, os cientistas de um vulcão islandes falavam de dias para a precisão ser boa.

As deformações nas interferometrias também não podem ser geradas pela ausência de orbitas exactas? Tenho ideia que só estão disponivéis um tempo depois. É pena também termos o s1a inoperacional, daria termos os dois disponiveis. Em relação as estações em terra, não precisam de uns dias depois da instalação para se tornarem úteis? Isto porque há uns tempos num documentário sobre vulcões, os cientistas de um vulcão islandes falavam de dias para a precisão ser boa.

Sim, são vários os factores desde orbitas, posição do satélite (ascendente/descendente), meteorologia, densidade de vegetação..o que leva a falta de coerência e os resultados não são os melhores.

Experiências que fiz na altura (Março/Abril 2019, episódio sísmico no flanco do vulcão do Fogo - São Miguel)..fringes, aonde? tem alguma coisa no flanco do vulcão, mas os olhos veem o que queremos que vejam eheh

Pelos vistos a APP da Volcano Discovery já coloca o vulcão como estando activo :huh: :unsure:

xXpjiM7.jpg
É a classificação de 2/5 que deram em relação à probabilidade de erupção que faz com que coloquem o vulcão a amarelo pois já existe actividade vulcânica no subsolo ...

Se subir no nível deles passa a laranja que eleva o alerta de erupção e vermelho é quando entra efectivamente em erupção ...

Mas sim ... o menino acordou e pode dar mesmo um ar da sua graça ...

Aguardemos os próximos capítulos ...

Não percebo nada de vulcões, mas se a erupção for no pico da esperança, isso significa que a lava pode escorrer para os 2 lados da ilha, certo?
Neste video, a lava pode sair por qualquer uma daquelas crateras que se vêm?

Onde sairá, será uma incógnita.
Sabe-se mais ou menos onde poderá sair. Dificilmente sairá no Pico da esperança.
A probabilidade mais elevada, será onde estão a ocorrer os hipocentros.
Normalmente sairá onde encontrar menos resistência, isto inclui sair debaixo de água.
São Jorge é uma ilha estreita ao contrário do vulcão de Reykjavik e de La palma.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim, são vários os factores desde orbitas, posição do satélite (ascendente/descendente), meteorologia, densidade de vegetação..o que leva a falta de coerência e os resultados não são os melhores.

Experiências que fiz na altura (Março/Abril 2019, episódio sísmico no flanco do vulcão do Fogo - São Miguel)..fringes, aonde? tem alguma coisa no flanco do vulcão, mas os olhos veem o que queremos que vejam eheh

Tenho ideia que se usares a toolbox do sentinel, pelo menos as versões mais recentes se a passagens não forem comparáveis até te dá alertas/erro. Mas realmente, acho que apesar de dar para brincar com isto a resolução e a quantidade de passagens retiram um bocado de utilidade para estes casos, apesar de a ESA ter uma rapid mapping team para eventos de emergência, secalhar têm outro tipo de acesso.

Não rebentaste com o PC nessa brincadeira? :D:w00t: As vezes ponho-me a tentar dar utilidade a interferometria para alguns projectos que participo, mas mesmo em coisas mais reduzidas o meu pc sofre

Entretanto saiu mais um comunicado do CIVISA referente à actividade sismológica no local.

Sismos sentidos na ilha de São Jorge (Ponto de situação, 23-03-2022, 22:00)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal.

O sismo mais energético ocorreu no dia 19 de março, às 18:41 (hora local = UTC-1) e teve magnitude 3,3 (Richter).
Vários sismos têm sido sentidos pela população. Desde as 10:00 às 22:00 do dia 23 de março, foram sentidos 12 sismos:
Dia
Hora (local)
Mag.
Freguesia
23/mar​
10:02​
2,4​
3 km E Santo Amaro
IV​
Velas
III/IV​
Urzelina e Norte Grande
23/mar​
10:21​
2,4​
3 km E Santo Amaro
III/IV​
Velas e Urzelina
23/mar​
11:15​
1,9​
3 km E Santo Amaro
III​
Velas
23/mar​
14:55​
2,7​
0,5 km SE Beira
IV​
Velas, Urzelina, Santo Amaro e Rosais
23/mar​
15:06​
2,2​
0,5 NNW Velas
III​
Velas
23/mar​
15:38​
2,2​
3 km NNW Urzelina
III/IV​
Velas
23/mar​
16:31​
2,5​
1 km NNE Velas
IV​
Velas e Santo Amaro
23/mar​
16:40​
2,3​
0,5 km SSW Beira
III/IV​
Velas e Santo Amaro
23/mar​
16:56​
2,2​
3 km NW Urzelina
III/IV​
Velas
III​
Santo Amaro
23/mar​
17:30​
2,2​
3km E Santo Amaro
III/IV​
Velas
III​
Manadas
23/mar​
17:57​
2,5​
3 km NNW Urzelina
III/IV​
Velas
III​
Urzelina e Rosais
23/mar​
18:16​
1,6​
1 km N Santo Amaro
III​
Velas

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
Fontes

CIVISA/IVAR

O Pico da esperança fica a 1051m
A sismicidade está a ocorrer na área a vermelho.
be36d6ed6b4c30b3c06c61741dd90110.png

Ao ocorrer uma erupção fissural, a probabilidade mais elevada de surgirem bocas eruptivas, será nesta faixa a vermelho.
O que não quer dizer que, nos dê uma finta e abra por outro lado.

O Pico da esperança fica a 1051m
A sismicidade está a ocorrer na área a vermelho.
be36d6ed6b4c30b3c06c61741dd90110.png

Ao ocorrer uma erupção fissural, a probabilidade mais elevada de surgirem bocas eruptivas, será nesta faixa a vermelho.
O que não quer dizer que, nos dê uma finta e abra por outro lado.

Bem ...

Isso então quer dizer que há a probabilidade de uma possível erupção poder começar mesmo por cima da Vila das Velas nos montes adjacentes ...

Todos esperamos que não aconteça ...

Mas eu se vivesse ali acho que já sabia o que tinha feito ...

Tenho ideia que se usares a toolbox do sentinel, pelo menos as versões mais recentes se a passagens não forem comparáveis até te dá alertas/erro. Mas realmente, acho que apesar de dar para brincar com isto a resolução e a quantidade de passagens retiram um bocado de utilidade para estes casos, apesar de a ESA ter uma rapid mapping team para eventos de emergência, secalhar têm outro tipo de acesso.

Não rebentaste com o PC nessa brincadeira? :D:w00t: As vezes ponho-me a tentar dar utilidade a interferometria para alguns projectos que participo, mas mesmo em coisas mais reduzidas o meu pc sofre

Sem querer entrar em offtopic.. quando apanhei o jeito de fazer subset (sem saber se tem grande impacto na qualidade do interf), fazia subset por ilha e sendo pequenos pedaços de terra, aquilo até ia rápido :D
Agora quando queria fazer da imagem por inteiro (por exemplo apanhar o grupo central dos Açores) tinha que alugar uma boa máquina virtual e fazer o processamento remotamente, o meu pc da altura, soluçava por todos os cantos eheh

João Luís Gaspar (Universidade dos Açores) deu uma entrevista no telejornal RTPAçores, recomendo a verem..

Falou que o número de sismos que indicam é muito menor ao real, pois os sismos que o CIVISA indica é um evento registado/catalogado, enquanto nos sismogramas os sinais sísmicos (sismos de muito baixa magnitude,e ou que estejam mais profundos) é N vezes superior.

Também indicou que o IVAR/CIVISA vai lançar uma página web dedicada a esta crise, será que vamos ter uns sismogramas? Relatórios? Estou curioso..

Última edição:
Sem querer entrar em offtopic.. quando apanhei o jeito de fazer subset (sem saber se tem grande impacto na qualidade do interf), fazia subset por ilha e sendo pequenos pedaços de terra, aquilo até ia rápido :D
Agora quando queria fazer da imagem por inteiro (por exemplo apanhar o grupo central dos Açores) tinha que alugar uma boa máquina virtual e fazer o processamento remotamente, o meu pc da altura, soluçava por todos os cantos eheh

João Luís Gaspar (Universidade dos Açores) deu uma entrevista no telejornal RTPAçores, recomendo a verem..

Também indicou que o IVAR/CIVISA vai lançar uma página web dedicada a esta crise, será que vamos ter uns sismogramas? Relatórios? Estou curioso..

Já me tinha esquecido de falar nessa página.

Espero que tenha material interessante para os geocuriosos