Snifa
Furacão
Pelos vistos a APP da Volcano Discovery já coloca o vulcão como estando activo

Última edição:
Pelos vistos a APP da Volcano Discovery já coloca o vulcão como estando activo![]()
![]()
As deformações nas interferometrias também não podem ser geradas pela ausência de orbitas exactas? Tenho ideia que só estão disponivéis um tempo depois. É pena também termos o s1a inoperacional, daria termos os dois disponiveis. Em relação as estações em terra, não precisam de uns dias depois da instalação para se tornarem úteis? Isto porque há uns tempos num documentário sobre vulcões, os cientistas de um vulcão islandes falavam de dias para a precisão ser boa.
É a classificação de 2/5 que deram em relação à probabilidade de erupção que faz com que coloquem o vulcão a amarelo pois já existe actividade vulcânica no subsolo ...Pelos vistos a APP da Volcano Discovery já coloca o vulcão como estando activo![]()
![]()
Não percebo nada de vulcões, mas se a erupção for no pico da esperança, isso significa que a lava pode escorrer para os 2 lados da ilha, certo?
Neste video, a lava pode sair por qualquer uma daquelas crateras que se vêm?
Tenho ideia que se usares a toolbox do sentinel, pelo menos as versões mais recentes se a passagens não forem comparáveis até te dá alertas/erro. Mas realmente, acho que apesar de dar para brincar com isto a resolução e a quantidade de passagens retiram um bocado de utilidade para estes casos, apesar de a ESA ter uma rapid mapping team para eventos de emergência, secalhar têm outro tipo de acesso.Sim, são vários os factores desde orbitas, posição do satélite (ascendente/descendente), meteorologia, densidade de vegetação..o que leva a falta de coerência e os resultados não são os melhores.
Experiências que fiz na altura (Março/Abril 2019, episódio sísmico no flanco do vulcão do Fogo - São Miguel)..fringes, aonde? tem alguma coisa no flanco do vulcão, mas os olhos veem o que queremos que vejam eheh
![]()
Dia | Hora (local) | Mag. | Localização | Int. (EMM) | Freguesia |
23/mar | 10:02 | 2,4 | 3 km E Santo Amaro | IV | Velas |
III/IV | Urzelina e Norte Grande | ||||
23/mar | 10:21 | 2,4 | 3 km E Santo Amaro | III/IV | Velas e Urzelina |
23/mar | 11:15 | 1,9 | 3 km E Santo Amaro | III | Velas |
23/mar | 14:55 | 2,7 | 0,5 km SE Beira | IV | Velas, Urzelina, Santo Amaro e Rosais |
23/mar | 15:06 | 2,2 | 0,5 NNW Velas | III | Velas |
23/mar | 15:38 | 2,2 | 3 km NNW Urzelina | III/IV | Velas |
23/mar | 16:31 | 2,5 | 1 km NNE Velas | IV | Velas e Santo Amaro |
23/mar | 16:40 | 2,3 | 0,5 km SSW Beira | III/IV | Velas e Santo Amaro |
23/mar | 16:56 | 2,2 | 3 km NW Urzelina | III/IV | Velas |
III | Santo Amaro | ||||
23/mar | 17:30 | 2,2 | 3km E Santo Amaro | III/IV | Velas |
III | Manadas | ||||
23/mar | 17:57 | 2,5 | 3 km NNW Urzelina | III/IV | Velas |
III | Urzelina e Rosais | ||||
23/mar | 18:16 | 1,6 | 1 km N Santo Amaro | III | Velas |
O Pico da esperança fica a 1051m
A sismicidade está a ocorrer na área a vermelho.![]()
Ao ocorrer uma erupção fissural, a probabilidade mais elevada de surgirem bocas eruptivas, será nesta faixa a vermelho.
O que não quer dizer que, nos dê uma finta e abra por outro lado.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Tenho ideia que se usares a toolbox do sentinel, pelo menos as versões mais recentes se a passagens não forem comparáveis até te dá alertas/erro. Mas realmente, acho que apesar de dar para brincar com isto a resolução e a quantidade de passagens retiram um bocado de utilidade para estes casos, apesar de a ESA ter uma rapid mapping team para eventos de emergência, secalhar têm outro tipo de acesso.
Não rebentaste com o PC nessa brincadeira?As vezes ponho-me a tentar dar utilidade a interferometria para alguns projectos que participo, mas mesmo em coisas mais reduzidas o meu pc sofre
Sem querer entrar em offtopic.. quando apanhei o jeito de fazer subset (sem saber se tem grande impacto na qualidade do interf), fazia subset por ilha e sendo pequenos pedaços de terra, aquilo até ia rápido
Agora quando queria fazer da imagem por inteiro (por exemplo apanhar o grupo central dos Açores) tinha que alugar uma boa máquina virtual e fazer o processamento remotamente, o meu pc da altura, soluçava por todos os cantos eheh
João Luís Gaspar (Universidade dos Açores) deu uma entrevista no telejornal RTPAçores, recomendo a verem..
![]()
Telejornal Açores
A informação atualizada dos Açores - todos os dias, em direto na RTP Açores.www.rtp.pt
Também indicou que o IVAR/CIVISA vai lançar uma página web dedicada a esta crise, será que vamos ter uns sismogramas? Relatórios? Estou curioso..