Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Aqui houve um sismo diferente dos outros.
68e374c57e22abc8acd61f712f557e08.png

2f14265e7825fc2a85062de9483793bc.png

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Talvez sejam três muito perto uns dos outros?

Onde é que posso ver esses registos? Qual a fonte? Obrigado.

Partilho as ultimas informações do CIVISA relativas à situação.

Ao longo do dia de ontem, 25 de março, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 870 eventos. Entre as 00:00 e as 22:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 870 eventos, o que reflete uma ligeira diminuição da atividade sísmica. Todos os sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

O CIVISA alerta para a possibilidade de ocorrência de sismos que podem atingir magnitudes mais elevadas do que as registadas até ao momento, assim como para o perigo de ocorrência de derrocadas potenciadas pela atividade sísmica. Existe a possibilidade real de se poder vir a registar uma erupção vulcânica, mas não há evidências de que tal esteja iminente.

Pelo exposto o CIVISA encontra-se em ALERTA V4 desde as 15h30 do dia 20 de março.

Sismos sentidos na ilha de São Jorge (Ponto de situação, 26-03-2022, 22:00)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal.
O sismo mais energético ocorreu no dia 19 de março, às 18:41 (hora local = UTC-1) e teve magnitude 3,3 (Richter).
Até ao momento foram identificados cerca de 190 sismos sentidos pela população. Desde as 10:00 às 22:00 do dia 26 de março, foram sentidos 2 sismos:
Hora
Magnitude
Freguesia
10:02​
2,4​
3 km E Santo Amaro​
IV​
Velas (Velas, São Jorge)
III/IV​
Urzelina e Norte Grande (Velas, São Jorge)
20:34​
1,8​
2 km N Beira​
III​
Velas (Velas, São Jorge)

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

Centro de Operações de Emergência
CIVISA

Actualização da actividade sísmica até às 10 horas locais.

Sismos sentidos na ilha de São Jorge (Ponto de situação, 27-03-2022, 10:00)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal.
O sismo mais energético ocorreu no dia 19 de março, às 18:41 (hora local = UTC-1) e teve magnitude 3,3 (Richter).
Até ao momento foram identificados cerca de 198 sismos sentidos pela população. Desde as 22:00 do dia 26 de março às 10:00 do dia 27 de março, foram sentidos 7 sismos:

Dia
Hora (local)
Mag.
Freguesia
26/mar​
22:07​
2,4​
3 km E Santo Amaro
IV​
Velas (Velas, S. Jorge)
III/IV​
Calheta e Urzelina (Velas, S. Jorge)
26/mar​
22:57​
2,4​
1 km WSW Beira
IV​
Velas e Santo Amaro (Velas, S. Jorge)
III/IV​
Urzelina (Velas, S. Jorge)
27/mar​
01:02​
1,9​
2 km E Santo Amaro
III​
27/mar​
01:42​
2,5​
1 km NW Santo Amaro
III/IV​
Urzelina, Santo Amaro, Velas e Rosais (Velas, S. Jorge)
III​
Manadas (Velas, S. Jorge)
27/mar​
01:46​
2,3​
1 km S Beira
III​
Santo Amaro e Velas (Velas, S. Jorge)
27/mar​
06:50​
2,0​
0,5 km E Velas
III​
Velas (Velas, S. Jorge)
27/mar​
09:47​
1,7​
3 km NNW Urzelina
III​

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

Centro de Operações de Emergência do CIVISA

Obrigado pelo link @lserpa, assim já posso seguir em tempo real. :)

A localização dos sismos no mapa do IPMA parece estar um pouco desfasada em relação ao mapa do CIVISA. Presumo que o do CIVISA é que esteja correto.

Outra questão:

Não há nenhum gráfico em Portugal como estes da Islândia? De medição do tremor. Seria bastante útil, penso eu. Quando foi da erupção na Islândia era fácil prever quando entraria em erupção de novo.

tremor-iceland19aug21.jpg

Obrigado pelo link @lserpa, assim já posso seguir em tempo real. :)

A localização dos sismos no mapa do IPMA parece estar um pouco desfasada em relação ao mapa do CIVISA. Presumo que o do CIVISA é que esteja correto.

Outra questão:

Não há nenhum gráfico em Portugal como estes da Islândia? De medição do tremor. Seria bastante útil, penso eu. Quando foi da erupção na Islândia era fácil prever quando entraria em erupção de novo.

tremor-iceland19aug21.jpg

Era a minha esperança com o novo site do CIVISA, mas não, a informação é ainda bastante limitada.

Sei que esta pergunta é um pouco offtopic e pouco importante, mas existe o risco de, no caso de o vulcão entrar em erupção, os voos de e para Lisboa serem cancelados?
confused.png
(devido à possivel deslocação de fumo e particulas
confused.png
)

De que aeroporto?