lserpa
Cumulonimbus
Ontem ocorreu um evento de 2,0 às 22:54 com hipocentro a 6km.
Apesar da “sujidade” aparenta ser tectónico.
Apesar da “sujidade” aparenta ser tectónico.

Update das 10 horas
Ao longo do dia de ontem, 16 de maio, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 36 eventos (um dos quais sentido), tendo a atividade sísmica diminuído em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 30 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.
Sismo sentido na ilha de São Jorge
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 16:34 (hora local = hora UTC), do dia 16 de maio foi registado um evento com magnitude 2,0 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a N de Santo Amaro, ilha de S. Jorge.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Urzelina (concelho de Velas).
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.
Centro de Operações de Emergência
CIVISA
E possivelmente ocorreram outros de menor escala, mas com o ruído existem, devido à intensidade do vento, devem ter ficado uns quantos por assinalar.Na sequência de um sismo de 3.0ML aos 9km de hipocentro, desencadeou uma pequena série de sismos aos 7km.
![]()
![]()
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
E possivelmente ocorreram outros de menor escala, mas com o ruído existem, devido à intensidade do vento, devem ter ficado uns quantos por assinalar.
Entre as 18h e as 20h só vi mais 2/3 sismos, mas de magnitude muito baixa e estavam misturados com o ruído do mau tempo (vento). Mas foram sismos tectônicos.
Actividades agrícolas/pecuárias e mau tempo é o que provoca mais ruído nas estações sísmicas remotas.
@fablept não sei se faz sentido esta questão, nem sei se consegues responder, mas o número de sismos de origem vulcânica tem aumentado nos últimos dias?