Os sismos hoje tem sido mais fortes (~3) e a menor profundidade (10~12km)..nas últimas horas ocorreu dois de magnitude 4.
Hoje tem ocorrido diversos sismos de magnitude superior a 4 junto à costa de El Hierro, o último sismo mais relevante foi de Ml4.5 e teve uma profundidade muito menor (5km) do que os restantes (11km~18km), mas o seu epicentro foi +-11km a sudoeste de onde está a ocorrer a crise sísmo-volcânica. Segundo o site Earthquake-Report.com: -Esta crise sísmica já gerou mais energia do que a erupção de 2011 (soma da energia libertada de cada sismo). -A deformação em certos pontos da ilha de El Hierro (através de dados GPS), ultrapassa os 10cm desde o ínicio desta crise. Video 3D do epicentro dos sismos
A crise continua , haverá alguma hipótese de erupção há um sismo a profundidade de 5km, eu sei que é impossível prever tanto pode parar amanha como desencadear uma erupção disso há muito na historia de outras crises noutros lugares
Swarm sísmico em El Hierro com mais de 150 sismos nas últimas 24horas, com diversos sismos sentidos. A profundidade dos sismos anda à volta dos 15/19km e o sismo de maior magnitude foi de 3.1. Ao longo dos meses a ilha tem sofrido algumas deformações e houve um aumento da concentração do gás Radão, o que dá a entender que a ilha ainda está sobre um processo magmático.
Esse vídeo é sobre uma erupção que ocorreu ao largo do Japão este ano Existe actividade sísmica, incluindo tremor vulcânico, junta-se a deformação (inflação ou deflação) medida por GPS, e libertação de gases nos últimos meses.. meio caminho andado para uma nova erupção. Se ocorrer uma erupção mesmo que seja de pequena dimensão que seja novamente no mar, pois se for em terra, com uma ilha tão pequena o mais provável é evacuarem a ilha toda.
Sismo de M5.4 a 35km Oeste da ilha de El Hierro: http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=349909#scientific Até registei este sismo nos Açores.
Trata-se do sismo de maior magnitude que se registou desde que começou o episódio, tendo dado origem a algumas derrocadas que isolaram um povoado.
E como é que este sismo encaixa-se nisto tudo Há uma intrusão magmática, há deformação, cria-se novas pressões, novas falhas, o que origina muita sismicidade..mas geralmente a apenas alguns kms da zona de intrusão magmática...este sismo foi a 38 km de distância do epicentro do enxame sísmico dos últimos dias. E o mais curioso é que a partir do momento que ocorreu este sismo, não houve mais sismos na zona que ocorreu o enxame (Pinar)..se bem que a actividade já estava a acalmar naquela zona.