Crise sismovulcânica Vulcão Santa Bárbara (Ilha Terceira) 2022

Entretanto mais um sentido na parte ocidental da ilha agora para a noite. Dois sentidos hoje. Este não foi sentido em Angra.



Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 21h07 (hora local = hora UTC), do dia 20 de setembro foi registado um evento com magnitude 1,7 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a NE de Santa Bárbara, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na parte ocidental da ilha.

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022 .

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Independentemente da chegada do "Gabrielle", a crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022 não pára. Mais um sismo hoje sentido pela população.


1758674213231.webp
 
Independentemente da chegada do "Gabrielle", a crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022 não pára. Mais um sismo hoje sentido pela população.


Ver anexo 25488
Fica aqui o comunicado do CIVISA em relação ao evento.


Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 20:18 (hora local = hora UTC), do dia 23 de setembro foi registado um evento com magnitude 1,7 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a SSE de Raminho, ilha Terceira.



De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Serreta (concelho de Angra do Heroísmo).



Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.



O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Retirado do IVAR.

Gabinete de Crise reuniu para avaliação da atividade sismovulcânica em setembro
Na sua reunião sobre a atividade sismovulcânica em setembro, o Gabinete de Crise manteve os níveis de Alerta Vulcânico, exceto no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira.
Na ilha Terceira, a atividade sísmica, embora de baixa magnitude, manteve-se claramente acima dos níveis de referência, em particular no Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira. Foi igualmente registada sismicidade no setor entre Cinco Ribeiras e Angra do Heroísmo. O evento mais forte atingiu uma magnitude de 3,1 Richter e foi sentido no setor oeste da ilha com intensidade máxima de V na Escala de Mercalli Modificada. O mês de setembro foi o de maior atividade sísmica no ano de 2025.
No mesmo período, e embora pouco intensa, continuou a registar-se alguma deformação crustal na área do Vulcão de Santa Bárbara, a qual, em 2025, se passou a estender para o Sistema Vulcânico Fissural. Ao nível dos gases não se verificaram quaisquer anomalias passíveis de serem relacionadas com a atual crise sismovulcânica.
Assim, o Gabinete de Crise decidiu manter situação de Alerta V2 no Vulcão de Santa Bárbara, tendo elevado o nível de Alerta de V1 para V2 no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira devido aos dados de deformação crustal.
A atividade sísmica na ilha de S. Jorge e estruturas adjacentes, designadamente na zona dos Rosais, continua ligeiramente acima dos níveis de referência, pelo que se mantém a situação de Alerta V1.
www.civisa.pt
 
Na sequência do deslocamento para Este da deformação crustal, deixo aqui o link de acesso do novo vídeo do geologyhub com a sua visão sobre este desenvolvimento.
Está simples e muito claro sobre o que se poderá estar a passar. É deste tipo de comunicação que os nossos cientistas têm que ter. Desligar o complicometro e falar com clareza e simplicidade.

Estamos a falar de uma hipotética intrusão no sistema fissural a este do vulcão de sta Bárbara, a 3 km/h de profundidade.
Deixou-se de se falar à cerca desta crise, mas, a sismicidade mantêm-se muito acima da média, embora com menor libertação de energia, dando a sensação de que tudo está a normalizar.

O IVAR CIVISA irá promover uma nova campanha de amostragens nas zonas indicadas para verificar se existem alterações químicas nas águas e nas zonas de desgaseificação, avançado pelo Dr. João Luís Gaspar.


 
Entretanto parece que houve dois sismos na cratera do vulcão da Serra de Santa Bárbara. Não senti aqui em Angra. O ESMC fala num sismo magnitude 3,0 Richter. O CIVISA fala em dois eventos com 4 minutos de distância 3,0 e 2,9 Richter respetivamente.

Já coloco aqui o comunicado oficial quando sairem.
 
Aqui fica o comunicado dos eventos.


Sismos sentidos na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 11:46 e 11:50 (hora local = hora UTC), do dia 13 de outubro foram registados dois eventos: o primeiro com magnitude 3,0 (Richter) e o segundo com magnitude 2,9 (Richter) e ambos com epicentro a cerca de 4 km a ENE de Doze Ribeiras, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras, S. Bartolomeu, Raminho, Altares (concelho de Angra do Heroísmo) e Biscoitos (concelho de Praia da Vitória). O evento foi ainda sentido com intensidade III em S. Mateus da Calheta, S. Pedro, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo) e em Agualva (concelho de Praia da Vitória).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.