DANA Espanha (Valencia) Outubro 2024

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que tragédia:

Número de mortos ultrapassa 140; "Não abandonaremos Valência"

Várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo, além de dezenas de mortos e de desaparecidos.

A Comunidade Valenciana foi a mais afetada pela tempestade, que já é considerada como a pior do século. De facto, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.

O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pelo mau tempo.

O número de vítimas mortais devido ao mau tempo em Espanha ultrapassou os 140, segundo avançou a agência EFE, esta quinta-feira.

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Local
Funchal
Quando vi as primeiras imagens deste evento, trouxe-me alguns flashbacks da Madeira. Parecia-me um evento com elevada quantidade de energia por via da matéria sólida que era arrastada por aquelas águas. Não era uma "flash flood" típica com rios de água nas ruas e ruelas. Achei notável, fazendo uma comparação com a realidade que conheço, não ter havido vítimas mortais até entâo. Afinal era só uma questão tempo. Parece-me que nas localldades mais afectadas (Paiporta e Letur?) um cenário mais semelhante ao de aluvião do que cheia.

Pek

Super Célula
Registo
24 Nov 2005
Local
Menorca
159 mortos oficiais. Chegou-me um rumor entre o grupo de meteorologistas sobre o número de pessoas ainda desaparecidas. E é tremendamente elevado. Prefiro não publicar nada porque não está confirmado, mas é muito, muito elevado. Espero que se trate de um erro de informação.

Pek

Super Célula
Registo
24 Nov 2005
Local
Menorca
Após confirmação do valor de 630,6 mm na estação de Torís-Canyapar da rede AVAMET....

Pode deduzir-se que o valor de 640 mm da estação Godelleta-Meteoclimatic que foi colocada em quarentena é completamente viável:

Um valor de 640 mm está a circular correspondente à estação de Godelleta, que deixou de emitir há horas devido a falhas massivas de energia e de Internet. A ter em conta com precaução.

Como se pode ver, as duas localidades (Godelleta e a urbanização Cañapar de Turís (Torís-Canyapar em valenciano)) estão muito próximas uma da outra: apenas 2,5 km de distância.

Captura de pantalla 2024-10-31 180022.png

Assim, a classificação dos registos de precipitação extrema durante as poucas horas que o CCM durou sobre a zona no dia 29 de outubro seria a seguinte:

- Godelleta (Meteoclimatic, Davis Vantage Vue) (260 m, província de Valência): 640,0 mm
- Torís-Canyapar (AVAMET, Davis Vantage Pro2) (255 m, província de Valência): 630,6 mm

Pek

Super Célula
Registo
24 Nov 2005
Local
Menorca
Veículos arrastados pelas cheias e aluviões acumulados na zona do porto (provavelmente havia um parque de estacionamento nas proximidades). Nunca vi nada assim na minha vida.

Última edição:

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Local
N Arraiolos
159 mortos oficiais. Chegou-me um rumor entre o grupo de meteorologistas sobre o número de pessoas ainda desaparecidas. E é tremendamente elevado. Prefiro não publicar nada porque não está confirmado, mas é muito, muito elevado. Espero que se trate de um erro de informação.
Não sei se não será na casa dos milhares.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
"DANA" 72 horas

Última edição: