DANA Espanha (Valencia) Outubro 2024

  • Thread starter Thread starter Pek
  • Data de início Data de início
159 mortos oficiais. Chegou-me um rumor entre o grupo de meteorologistas sobre o número de pessoas ainda desaparecidas. E é tremendamente elevado. Prefiro não publicar nada porque não está confirmado, mas é muito, muito elevado. Espero que se trate de um erro de informação.

Bem, esperem, meus amigos, porque receio que estejamos apenas na ponta do icebergue e que a situação seja muito, muito pior do que já parece ser. Estou a receber informações muito preocupantes. Números escandalosos. Uma situação que transcende o puramente meteorológico, um verdadeiro problema social... e um problema político.

Infelizmente, tenho de vos dizer que a informação que me foi dada (2.000 pessoas desaparecidas, posso agora dizer) era boa e não era um erro.



Uma verdadeira catástrofe
 
Parece que há um número 1900 desaparecidos.


Peço por favor aos membros que colocam aqui esses números, que pelo menos identifiquem as vossas fontes, mesmo que estejam errados.
Temos de ser sérios e credíveis.
Não basta dizer que existem 1000, 2000 ou 5000 desaparecidos, que são valores absurdos mas não impossíveis.
Isto dos media leva a muita desinformação, ao menos partilhem ad vossas fontes.
 
Peço por favor aos membros que colocam aqui esses números, que pelo menos identifiquem as vossas fontes, mesmo que estejam errados.
Temos de ser sérios e credíveis.
Não basta dizer que existem 1000, 2000 ou 5000 desaparecidos, que são valores absurdos mas não impossíveis.
Isto dos media leva a muita desinformação, ao menos partilhem ad vossas fontes.

Já está no post do @Pek
 
Fala-se em quase 2000 desaparecidos, espero que seja um erro, naturalmente muitas destas pessoas poderão simplesmente estar incontactáveis ( até porque as comunicações também foram afetadas ) sem que algo mais grave lhes tenha acontecido, vamos aguardar mas, a confirmarem-se, são números assustadores :unsure:

Quase duas mil pessoas dadas como desaparecidas ao 112 em Espanha.​

Cátia Carmo | há 13 minutos.


O número certo de pessoas desaparecidas após a tragédia em Valência, Espanha, tem sido uma verdadeira incógnita tanto para as equipas de socorro como para as autoridades locais e governo. Após uma reunião de crise, que reuniu autarcas e membros do executivo de Pedro Sánchez, foi elaborada uma ata, a que o jornal espanhol El Diario teve acesso, e que dá conta de 1900 pessoas dadas como desaparecidas ao 112, o número único europeu de emergência da União Europeia.

 
:surprise:Já está no post do @Pek
Sim, eu estava a escrever e quando terminei ele tinha escrito o post dele.
A confirmarem-se os números de mais de 200 mortos e quase 2000 desaparecidos, é uma catástrofe meteorologica sem precedentes nas últimas décadas. :sad:
 
Parece que há um número oficial de 1900 desaparecidos...

Mesmo tendo em conta que eventos desta natureza têm uma taxa de fatalidade alta, no sentido em que o número de feridos é muito baixo em relação ao número de mortos, é difícil conceber que não estejam empenhados mais meios, inclusivé internacionais. Reconheço que estou a assistir à distância e não dispor da informação toda.

Vi muitos voluntários munidos de vassouras em direcção às localidades mais afectadas para iniciar operações de limpeza. É uma atitude bonit mas, se estes números são reais, devia estar em curso uma mega operação de busca e salvamento porque nunca sabemos se naqueles carros, naquelas garagens, naquelas caves, ainda pode estar a resistir alguém. A cosmética fica para depois.
Esta reportagem mostra um pouco das operações que estão em curso.



É muito complicado chegar a certos locais, como garagens cheias de água e dezenas de carros amontoados.
Além disso, é essencial que comecem a desimpedir as vias para que os meios de busca possam circular e repor a rede de água, eletricidade e comunicações.
 
Hoje é a nossa vez, embora não seja a mesma coisa que em Valência, longe disso!

1000042400.jpg

1000042402.jpg

1000042398.jpg

1000042404.webp


20 mm neste momento e forte intensidade por vezes. Muitos relâmpagos.
 
Continuam a surgir cenas indescritíveis, onde é impossível que não haja mais vítimas.



enviem reboques. Muitos reboques.

Em certos sítios só com grandes gruas ou helicópteros pesados de carga, nenhum veículo consegue lá chegar.
 





 
Última edição:
Estão ainda a ser recuperados dados de estações que perderam o contacto devido a falhas de energia e de comunicação. Neste caso, trata-se da estação da AEMET de Turís (260 m, província de Valência). Dados provisórios porque ainda falta 1 hora de precipitação torrencial elevada e, por isso, os totais vão aumentar:

- Precipitação acumulada: 618,0 mm
- Precipitação em 3 horas: 446,4 mm.
- Precipitação máxima em 1 hora: 179,4 mm.
- Precipitação máxima em 10 minutos: 42,0 mm.





Insisto no facto de que falta 1 hora de chuva forte e é provável que, quando recuperar, o total final de precipitação acumulada seja de cerca de 700 mm.




P.S.: O valor de 179,4 mm em 1 hora é o novo recorde de precipitação máxima registada em Espanha nesse período de tempo.
 
Última edição: