Bela discussão que vai para aqui.
Obviamente, o local mais seguro para se estar durante uma trovoada seria, teoricamente, dentro da chamada "Gaiola de Faraday". Uma vez que isso será praticamente impossível (a não ser alguém decida construir uma em casa

), o local mais seguro para se estar será no interior de uma habitação, afastado de janelas e portas. Se a habitação estiver equipada com um pára-raios, melhor ainda.
Para quem é apanhado ao ar livre durante uma trovoada, então, não havendo qualquer outro abrigo por perto e havendo um automóvel como hipótese, então certamente que estar no interior de um automóvel (desde que não seja um descapotável ou um com aqueles tectos em lona) é preferível do que se optar por ficar em campo aberto. Todos os locais que consultei referem que a estrutura metálica do veículo representa alguma segurança para quem estiver no seu interior (actuando quase como que uma "gaiola de Faraday"), desde que não se toque em metal.
Agora, obviamente que, dadas as características específicas de cada raio, que variam muito na sua potência, forma, etc..., e até das características do veículo em causa, há sempre a possibilidade de as coisas não correrem da melhor forma, mas julgo que a percentagem dessas ocorrências será sempre muito menor do que os casos em que um raio atinge a viatura e não acontece nada de mais. Aliás, isso também acontecerá com os aviões, por exemplo, em que o número de vezes em que aviões são atingidos e não acontece nada de mais é muito superior ao número de vezes em que existem danos (senão, todos os dias tínhamos acidentes ou danos em aviões).
Agora, para nós, entusiastas do mau tempo e que gostamos de sair e estar a observar estes fenómenos, temos OBRIGATORIAMENTE que ter consciência dos perigos que podemos correr, devemos EVITAR estar mesmo debaixo de uma trovoada (o melhor local até é localizado a alguns km paralelo à mesma, de forma a apanhar toda a célula e os raios a caírem por baixo), e devemos saber o que fazer em caso de a situação se tornar mais severa. Para além dos relâmpagos, há sempre o risco de rajadas mais fortes (que podem fazer cair árvores, por exemplo), de granizo de maiores dimensões e até de cheias, pelo que se deverá sempre ter esses factores em consideração.
Por isso, quem não sente à vontade com estes fenómenos e não conhece todos os riscos, o melhor mesmo é evitar sair de casa e afastar-se das janelas (principalmente quando a situação está no seu pico).
Para quem conhece os riscos e gosta à mesma de sair em busca das tempestades, então há que correr esses mesmos riscos mas da forma mais segura que for possível e com todas as variáveis em mente. Aí terá que ser uma opção consciente de quem a toma... e aí reside também um dos prazeres dos "meteoloucos"... saborear as descargas de adrenalina que acontecem nessas situações...
De qualquer das formas, julgo que todos deveremos ter em mente que
Uma grande foto nunca deverá ser motivo para ser a nossa última foto!
Recomendo atenta leitura:
http://www.lightningsafety.noaa.gov/resources/ttl6-10.pdf
http://www.lightningsafety.noaa.gov/more.htm
http://www.ready.gov/thunderstorms-lightning
http://gtfsdoaltominho.blogspot.pt/2013/07/trovoadas-e-raios-e-incendios.html
http://www.wildbackpacker.com/wilderness-survival/articles/surviving-a-lightning-storm/
Fiquem bem!
