Debaixo de trovoada um carro é realmente seguro?

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Relâmpago 29 Set 2008 às 01:56.

  1. camrov8

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    não me parece que tenham sentido so um formigueiro.
    Não parece ter caido
    Bem este escapou
    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=rhf4qPof2-o"]Shocking: Lightning Strikes and Hits a SUV Car! - YouTube[/ame] O carro não explodiu e até travou
    Quanto ao emp um raio não os produz com grande potencia. Ninguem está a brincar se os raios fizessem os aviões cair não voavam pois há sempre raios a atingir aviões todos os dias. por acaso já vi um carro arder e o deposito não explodiu
     
    #31 camrov8, 20 Out 2013 às 18:32
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  2. c.bernardino

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    Novidade.

    Falei com uma testemunha que estava a 100m do rebentamento do carro.
    os factos concretos(testemunhados):

    - apesar da testemunha estar a 100 m não ouviu qualquer barulho de trovão, só ouviu barulho do rebentamento do carro.

    - o carro rebentado estava num ponto muito baixo. Era o ponto mais baixo da redondeza. Foi-me descrito como "um buraquito ao pé dos escuteiros onde só cabe um carro". Perguntei e o local não tem árvores.

    - Foi-me referido que há vários edifícios na redondeza com para-raios.

    A senhora com que falei disse-me que conhece a testemunha que os orgãos de comunicação mencionam. Mas essa testemunha só referiu que havia trovoada na altura. Não me pareceu claro que a testemunha tenha visto o raio cair!

    e esta heim?
     
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  3. jdc

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    Um caso não são casos, existem pessoas que levam com raios e não morrem? e porque? Como já referi anteriormente os raios não são lineares e apresentam um infinito numero de variáveis, variáveis essas que decidem se voltarás a viver ou não! Em relação ao do avião tenham em atenção em colocar videos verdadeiros, o que colocou e um fake, e se de facto fosse verdade, com aquela intensidade, e com a ionização a volta do avião que sabemos que cria temperaturas muito extremas, e o ponto de fusão do alumínio e de 659º, acha que o avião teria ficado intacto?? ainda por cima na aproximação? nem ponho falha mecânica, seria falha estrutural, mas como e fake nem vale a pena falar nisso. Já percebi que é daqueles da teoria do contra :p , mas cada um sabe de si, só acho é que tem de se ter cuidado com aquilo que se escreve porque podemos estar a influenciar pessoas a tomarem decisões erradas. E tudo aquilo que escrevi são cenários reais que nos podem acontecer um dia
     
  4. Enkeli

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    Olá estáva a ver o tópico e acho interessante. lembro-me de ter visto já há bastante tempo um documentário que sinceramente não me recordo em que canal foi, mas tinha haver com raios o que fazer caso fossemos supreendidos por uma trovoada. Recordo-me de dizerem que se estivessemos num descampado deveriamos colocar-nos agaixados e com as mãos na cabeça. E também que um lugar seguro seria o carro desde que os vidros tivessem fechados, confesso que fiquei na ideia que seria por causa das rodas. Eu adoro trovoada gosto muito de ver mas nao gosto de estar na rua sinto medo. Uma vez no alentejo no meio do nada em pleno agosto apanhei uma valente trovoada estava imenso calor eu obriguei a todos a fecharem os vidros naquele momento segundo o documentário que referi, era mais seguro para mim estar a derreter com o calor, o que é certo é que assustei-me com essa trovoada e na altura lembro-me de um raio tão grande a descer mesmo por cima de mim que parecia vir em camera lenta, mas nao fui atingida. Bom mas queria perguntar sobre um comboio ser atingido por um raio as consequências e se já aconteceu.
     
  5. Agreste

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  6. CptRena

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    Se for um comboio eléctrico como a maioria (não tenho a certeza) que transporta passageiros em PT Cont, e que são alimentados através de linhas catenárias, muito provavelmente a descarga atingirá a catenária que se encontra ligada à rede eléctrica, e não o comboio em si, e esta deverá ter sistemas de descarga próprios. Além disso existe uma linha de terra muito próxima que será mais atractiva ao raio. Quanto aos comboios que não são alimentados por catenária e que estejam a circular em linhas não electrificadas, estarão mais sujeitos a serem alvo de uma DEA, mas sendo todo feito em aço e estando os carris ligados à terra, não deverá haver problema pois a descarga fará o trajecto à superfície dos metais.


    Ya, lembro-me dessa notícia ;)
     
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    #36 CptRena, 21 Out 2013 às 14:10
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  7. jdc

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    Bem, tinha uma ideia totalmente diferente do que um raio podia fazer a um avião, sabia que era grave, mas nunca pensei que fosse tão grave e com diversos incidentes, e impressionante o que podem fazer, vejam o video e as fotos de incidentes.




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    E para quem diz que os carros são seguros... tirem as vossas próprias conclusões:

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    #37 jdc, 21 Out 2013 às 14:27
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:58
  8. 1337

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    Quanto aos comboios tens aqui este vídeo aso minute 1:20

     
    #38 1337, 21 Out 2013 às 14:50
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  9. Enkeli

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    Será que podemos dizer que em caso de trovoada o comboio tornasse um lugar por assim dizer mais seguro? Por acaso tinha na ideia que um raio teria dificuldade em chegar mesmo ao comboio por causa das catenárias visto que transportam eletricidade tinha em mente que o raio ficava por ali....

    Em relação a andar de carro depois destas imagens acho que em dias de trovoada vou evitar o carro... Nunca senti o poder de um raio, já calhou a ver um raio cair em cima de uma casa (aquelas que ligam as condutas de água, não sei o nome) e aquilo fazer um trac um forte estalo, mas estava a uma distância generosa. Gosto de ir para a janela ver filmar e "tentar" tirar fotografias, quando não está mesmo em cima, posso dizer que uma boa trovoada me alivia o espirito. Afinal acaba por ser um belo espetáculo da natureza quando não á males a contabilizar.
     
  10. ecobcg

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    Bela discussão que vai para aqui.:D

    Obviamente, o local mais seguro para se estar durante uma trovoada seria, teoricamente, dentro da chamada "Gaiola de Faraday". Uma vez que isso será praticamente impossível (a não ser alguém decida construir uma em casa:D ), o local mais seguro para se estar será no interior de uma habitação, afastado de janelas e portas. Se a habitação estiver equipada com um pára-raios, melhor ainda.

    Para quem é apanhado ao ar livre durante uma trovoada, então, não havendo qualquer outro abrigo por perto e havendo um automóvel como hipótese, então certamente que estar no interior de um automóvel (desde que não seja um descapotável ou um com aqueles tectos em lona) é preferível do que se optar por ficar em campo aberto. Todos os locais que consultei referem que a estrutura metálica do veículo representa alguma segurança para quem estiver no seu interior (actuando quase como que uma "gaiola de Faraday"), desde que não se toque em metal.

    Agora, obviamente que, dadas as características específicas de cada raio, que variam muito na sua potência, forma, etc..., e até das características do veículo em causa, há sempre a possibilidade de as coisas não correrem da melhor forma, mas julgo que a percentagem dessas ocorrências será sempre muito menor do que os casos em que um raio atinge a viatura e não acontece nada de mais. Aliás, isso também acontecerá com os aviões, por exemplo, em que o número de vezes em que aviões são atingidos e não acontece nada de mais é muito superior ao número de vezes em que existem danos (senão, todos os dias tínhamos acidentes ou danos em aviões).

    Agora, para nós, entusiastas do mau tempo e que gostamos de sair e estar a observar estes fenómenos, temos OBRIGATORIAMENTE que ter consciência dos perigos que podemos correr, devemos EVITAR estar mesmo debaixo de uma trovoada (o melhor local até é localizado a alguns km paralelo à mesma, de forma a apanhar toda a célula e os raios a caírem por baixo), e devemos saber o que fazer em caso de a situação se tornar mais severa. Para além dos relâmpagos, há sempre o risco de rajadas mais fortes (que podem fazer cair árvores, por exemplo), de granizo de maiores dimensões e até de cheias, pelo que se deverá sempre ter esses factores em consideração.

    Por isso, quem não sente à vontade com estes fenómenos e não conhece todos os riscos, o melhor mesmo é evitar sair de casa e afastar-se das janelas (principalmente quando a situação está no seu pico).

    Para quem conhece os riscos e gosta à mesma de sair em busca das tempestades, então há que correr esses mesmos riscos mas da forma mais segura que for possível e com todas as variáveis em mente. Aí terá que ser uma opção consciente de quem a toma... e aí reside também um dos prazeres dos "meteoloucos"... saborear as descargas de adrenalina que acontecem nessas situações...:D

    De qualquer das formas, julgo que todos deveremos ter em mente que Uma grande foto nunca deverá ser motivo para ser a nossa última foto! :D

    [​IMG]

    Recomendo atenta leitura:

    http://www.lightningsafety.noaa.gov/resources/ttl6-10.pdf

    http://www.lightningsafety.noaa.gov/more.htm

    http://www.ready.gov/thunderstorms-lightning

    http://gtfsdoaltominho.blogspot.pt/2013/07/trovoadas-e-raios-e-incendios.html

    http://www.wildbackpacker.com/wilderness-survival/articles/surviving-a-lightning-storm/

    Fiquem bem!:thumbsup:
     
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  11. Enkeli

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    Eu acho que até é uma boa discussão :-D isto porque é didática, eu como uma leiga já fiquei a saber mais algumas coisitas.... Tenho pena de o meu tempo ser bastante reduzido para participar em certos tópicos e aprender mais com vocês... Eu agora até gostaria de lançar outra discussão mas não sei se será melhor criar um tópico de qualquer forma deixo aqui o tema relâmpagos globulares, dizem que são umas bolas que seguem as pessoas quando há trovoadas :-) tenho alguma curiosidade sobre este fenómeno e se ele realmente existe....
     
  12. camrov8

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    Quantos ao avião não sabia que era falso. a maiores construtoras viram-se obrigados a adicionar metal nos compostos para os tornar condutores e evitar males maiores .
    Há ainda muita especulação sobre o assunto dos globos , mas não esquecer que os sprites e os goblins só recentemente foram provados . Uma teoria diz que é plasma quanto ao seguir pessoas não tenho informação.
    Plasma é um estado da materia no qual os elementos se encontram no estado ionizado e é controlavel com um campo magnetico, o fogo é plasma tal como o raio e plasma derivado das grandes temperaturas atingidas
     
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  13. c.bernardino

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    O que vai por aqui !!!

    Isto depois de eu ter descoberto que a explosão do carro na Pontinha "não foi bem assim".
     
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  14. algarvio1980

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    Para mim, mais vale estar dentro do meu carro do que andar pela rua. Claro, se tiverem com o carro debaixo de uma árvore aí é capaz de cair alguma coisa, mas de resto, nunca vi cair nenhuma trovoada em nenhum automóvel, agora ver carros a arder com falta de líquido no radiador já vi muitos, até podia tirar umas fotos catitas e meter na net, caiu um raio neste carro. Agora, alarmes a dispararem com a trovoada isso sim.

    Se calhar o automóvel ardeu devido a algum curto-circuito na altura que fazia trovoada e dizem que foi um raio que caiu.

    Sempre ouvi dizer até mesmo na universidade que o carro é o local mais seguro devido à gaiola de Faraday, o resto para mim é pura ilusão e nada mais.
     
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  15. jdc

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    Outro aspecto importante e que os testes em bobinas tesla são uma grande treta, dai nunca existirem danos nos carros nem nos ocupantes, e porque? Como e que se podem tirar conclusões de efeitos de Faraday em correntes máximas de 30kA, sabendo que os raios podem atingir mais de 500kA? E uma diferença tão grande...

    A foto do carro que ardeu veio deste site

    http://wxguard.com/latest-lightning-news/government-truck-struck-by-lightning-burns
     

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