Debaixo de trovoada um carro é realmente seguro?

A questão dos pneus não sei se será assim tão importante... é que a distância do fundo do carro ao solo normalmente não é suficientemente grande para interromper a descarga eléctrica. O depósito de combustível deve ter explodido.

Falando por experiência própria, acho que o único local seguro é dentro de casa com as janelas e estores fechados... :D

Não gosto de lembrar-me de uma vez que estava a filmar à janela (aberta só o suficiente para filmar) a trovoada que estava ainda a uns 2/3 km e de rempente caiu um a menos de 20 metros que pareceu o lançamento de um míssil ao meu lado... :confused:

Não aconselho a ninguém andar de carro com trovoada em descampados, pois o risco multiplica-se nem estar perto de árvores (todos nós sabemos).

Nunca se pode prever onde podem cair os raios, nem a intensidade que eles poderão ter, por isso só quando acharmos que estamos um pouco afastados é que, mesmo com cuidados, podemos registar... :nicephoto:

Sinceramente o carro explodiu por outras razões ou então o raio caiu ao lado, porque caindo no carro nada de mal teria.

Editado por um moderador:
Os aviões são construídos para fazer escoar a descarga eléctrica numa determinada direcção e protegem o combustível. Um carro tenho sempre dúvidas.

Num depósito de combustível estaremos a falar de ar misturado com combustível, portanto vapores inflamáveis. A passagem das cargas produz calor ainda que instantaneamente. Nunca aconteceu? Se calhar não.

• Gosto
Reactions: supercell
Não e seguro! Estar num carro que está a ser submetido a tensões eléctricas da grandeza das existentes de um raio e algo muito perigoso e com uma série de efeitos nefasto que podem ocorrer.

E verdade que o efeito Faraday pode nos proteger devido aos electrões seguirem o curso mais rápido e de menor resistência, mas os testes realizados que são mostrados em vídeo são num cenário ideal e sem chuva. O facto de o carro estar molhado implica que a corrente não irá circular apenas pelo exterior mas também irá seguir o curso dos elementos molhados devido a menor resistência. Outro aspecto importante e que o plástico e borracha não são isoladores perfeitos, e quando submetidos a alta tensão existe uma quebra na resistência eléctrica e passam a ser condutores, por exemplo uma chave de fendas normal, feita em plástico simples, e isoladora até 1500v, acima disso e por volta dos 5000v e como se o isolador não existisse. Isto quer dizer que o plástico dentro do carro também e condutor de electricidade e nada seguro, porque entra em ignição espontânea.
Os aspectos em ter em conta e que um carro a gasolina e mais perigoso que um carro a diesel, devido ao facto de a gasolina explodir mais facilmente porque o diesel requer uma certa temperatura para existir a ignição, caso o carro tenha alguma fuga de combustível o mais certo e existir uma ignição. E muito difícil o deposito explodir, visto não existir ar suficiente para uma explosão.
Maior parte dos carro novos tem elementos de compósitos e plásticos na carroçaria, o que pode levar a que a corrente seja canalizada para o centro do veículo, matando os ocupantes.
Em andamento, e sobretudo em carros novos e de caixa automática pode levar a comportamentos estranhos do veículo, podendo o condutor perder o controlo do mesmo, isto ocorreu num caso na Alemanha, um Mercedes foi atingido pelo raio, os circuitos electrónicos por utilizarem transistores por efeito de campo, ficaram danificados e com controlos erráticos, o que levou a uma perda do controlo do veículo, inclusive dirrecao e a um aumento da velocidade do carro, tendo provocado um acidente com fatalidades. Outro caso levou aos airbags a abrirem em andamento.
Tenham em mente isto, os raios não são todos iguais, tem diversas potências e polaridades e inclusive podem ser terra nuvem.

• Gosto
Reactions: supercell
Re: Debaixo de trovoada um carro é realmente seguro?
Não e seguro! Estar num carro que está a ser submetido a tensões eléctricas da grandeza das existentes de um raio e algo muito perigoso e com uma série de efeitos nefasto que podem ocorrer.

E verdade que o efeito Faraday pode nos proteger devido aos electrões seguirem o curso mais rápido e de menor resistência, mas os testes realizados que são mostrados em vídeo são num cenário ideal e sem chuva. O facto de o carro estar molhado implica que a corrente não irá circular apenas pelo exterior mas também irá seguir o curso dos elementos molhados devido a menor resistência. Outro aspecto importante e que o plástico e borracha não são isoladores perfeitos, e quando submetidos a alta tensão existe uma quebra na resistência eléctrica e passam a ser condutores, por exemplo uma chave de fendas normal, feita em plástico simples, e isoladora até 1500v, acima disso e por volta dos 5000v e como se o isolador não existisse. Isto quer dizer que o plástico dentro do carro também e condutor de electricidade e nada seguro, porque entra em ignição espontânea.
Os aspectos em ter em conta e que um carro a gasolina e mais perigoso que um carro a diesel, devido ao facto de a gasolina explodir mais facilmente porque o diesel requer uma certa temperatura para existir a ignição, caso o carro tenha alguma fuga de combustível o mais certo e existir uma ignição. E muito difícil o deposito explodir, visto não existir ar suficiente para uma explosão.
Maior parte dos carro novos tem elementos de compósitos e plásticos na carroçaria, o que pode levar a que a corrente seja canalizada para o centro do veículo, matando os ocupantes.
Em andamento, e sobretudo em carros novos e de caixa automática pode levar a comportamentos estranhos do veículo, podendo o condutor perder o controlo do mesmo, isto ocorreu num caso na Alemanha, um Mercedes foi atingido pelo raio, os circuitos electrónicos por utilizarem transistores por efeito de campo, ficaram danificados e com controlos erráticos, o que levou a uma perda do controlo do veículo, inclusive dirrecao e a um aumento da velocidade do carro, tendo provocado um acidente com fatalidades. Outro caso levou aos airbags a abrirem em andamento.
Tenham em mente isto, os raios não são todos iguais, tem diversas potências e polaridades e inclusive podem ser terra nuvem.

Excelente explicação! Não tinha pensado em diversos fatores que apresentou.. :thumbsup:

Podem dizer o que quiserem, mas é "mil" vezes mais seguro circular na estrada e ser atingido por um raio, numa gaiola de Faraday com rodas e depósito de combustível, do que circular a pé com guarda-chuva e apanhar com o raio!

Mas alguém tem dúvidas??? :)

Depende dos carros os desportivos de fibra sim, mas os carros normais teem carrroçaria monobloco em metal, os adornos plasticos não afectam o percurso electrico que percorre o carro com o efeito igual ao da gaiola de Tesla que protege o habitaculo é igual aos avioes. Ou perferem estar na rua onde se sabe que raios já mataram pessoas

Será mil vezes mais seguro andar na estrada de carro com raios a cair? A probabilidade de um raio acertar num carro e muito superior ao de acertar numa pessoa na rua, sem dúvidas em relação a isso, a questão punha se sobre era ou não seguro, e o facto e que não é, e existem diversos acidentes de automóveis sem explicação aparente com fatalidades que poderiam ter sido provocados por raios, as filmagens que vêem de raios a cair em carros e a ficar tudo bem são de raios de baixa intensidade, e são de baixa porque e simples, se fossem intensos as câmeras e cartões de memória iriam ficar danificados pelo EMP.
Muita vezes as pessoas tem memória curta, lembram se do PanAm 214, leiam um pouco sobre isso.
Não e seguro e muito menos com o carro em andamento, algum de vos já teve a experiência de um raio cair perto, aconteceu comigo e demorei mais de 15 minutos a recuperar a totalidade da visão e uns 2 minuto a totalidade do equilíbrio.

Na ABC americana passou-se que uma daquelas carrinhas que eles usam muito foi atingida por um raio. Deu-se o caso do condutor retirar a chave da ignição e o carro continuar a funcionar. O comando electrónico torna-se errático.

Afinal um carro explode!

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.a...hannelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

confesso que acho estranho.

Será que o carro estava a tocar em alguma coisa?

a PSP diz haver uma testemunha ocular

Boa noite. vivo na Pontinha e devo dizer que não dei conta de nada de extraordinário, nem sequer ouvi nenhum estoiro digno desse nome! Também achei estranho esta notícia, perguntei a algumas pessoas se tinham notado algo a noite passada mas ninguém se apercebeu de nada...:confused:

Será mil vezes mais seguro andar na estrada de carro com raios a cair? A probabilidade de um raio acertar num carro e muito superior ao de acertar numa pessoa na rua, sem dúvidas em relação a isso, a questão punha se sobre era ou não seguro, e o facto e que não é, e existem diversos acidentes de automóveis sem explicação aparente com fatalidades que poderiam ter sido provocados por raios, as filmagens que vêem de raios a cair em carros e a ficar tudo bem são de raios de baixa intensidade, e são de baixa porque e simples, se fossem intensos as câmeras e cartões de memória iriam ficar danificados pelo EMP.
Muita vezes as pessoas tem memória curta, lembram se do PanAm 214, leiam um pouco sobre isso.
Não e seguro e muito menos com o carro em andamento, algum de vos já teve a experiência de um raio cair perto, aconteceu comigo e demorei mais de 15 minutos a recuperar a totalidade da visão e uns 2 minuto a totalidade do equilíbrio.

Não me parece é que na rua o raio nem tem de acertar basta cair perto e vais conhecer o criador, o carro pode ir para a socata mas ficas com uma boa historia. E acho que o topico so se refere a um raio acertar o carro e não ficares flashado e sem ver, para isso basta um gajo com os maximos, falas num avião quando andam milhares por todo o planeta e condições

• Gosto
Reactions: CptRena
Não me parece é que na rua o raio nem tem de acertar basta cair perto e vais conhecer o criador, o carro pode ir para a socata mas ficas com uma boa historia. E acho que o topico so se refere a um raio acertar o carro e não ficares flashado e sem ver, para isso basta um gajo com os maximos, falas num avião quando andam milhares por todo o planeta e condições

Lol, e que só me da vontade de rir! Primeiro essa do cair perto e ficar a conhecer o criador é fantástica! Já agora quem é o criador que não conheço nem nunca o vi e quando falei que caiu um raio perto de mim, foi a cerca de 5 metros na rua e com chuva, e apenas senti um ligeiro formigueiro e aqueles sintomas de referi anteriormente.
Acho sinceramente de profunda ignorância aquilo que referiu sobre o "flashado", quer dizer que ai já não conta? Só se a pessoa morrer electrocutada e que conta? Levar com um raio perder a noção espacial e a visão a 100kmh e ir contra uma árvore ou outra coisa qualquer é fatal! Qual carro ir para a sucata quem vai para a sucata são o condutor e ocupantes, sobre o avião que falei foi apenas um dos casos e para sua informação morreram 81 pessoas, nada relevante??? se não for existiram mais 17 acidentes na aviação comercial com mais de 500 mortos e do que pude apurar 123 na aviação de recreio com mais de 300 mortos.
Não vamos andar a brincar com coisas serias???