Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008
Bem então vamos lá agora com mais calma a precipitação na ultima hora vai em 30,7mm, a rajada mais alta foi de 47,4km/h...
Tentei e de que maneira apanhar raios mas a chuva e o vento estragou tudo pois quando não estava ainda a chover mal se via raios assim que começa a chover foi um festival de raios resumindo não apanhei nada...
...Mentira...
Aqui está a única foto em condições que deu para tirar tal foi o temporal que se abateu...
Atemperatura deu uma queda para os 17,7ºC actuais e 90% de humidade...
Por aqui fotografei uma wall-cloud em formação, granizo do tamanho de ervilhas e, às vezes, avelãs, raios com fartura por cima de Sintra, Roca, Ericeira, e no mar.
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008
Excelentes fotos e vídeos!!
Após dezenas de Descargas, essencialmente a Oeste, eis que já está tudo calmo...
Aqui ficam umas fotografias de hoje
Wall Cloud
Começa a Trovoada
Neste momento tenho 19,7ºC, mas já tive 19,1ºC
Humidade a 60%, mas já tive 67%
Pressão a 1015 hPa
Vento a 4,3 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 11,7ºC
Pelo Tucifal, onde se encontra o André, a tarde também foi atribulada, com alguma chuva e trovoadas localizadas!
Boas!!
Antes de mais, queria dar os parabéns ao Gil pelas fantásticas fotos (em especial a ultima sem duvida a minha favorita).
Hoje fiz uma visita ao cabo Carvoeiro e ao caminhar para o meio/final da tarde, aproximou-se uma célula vinda de sul que infelizmente acabou por se dissipar
[/URL][/IMG]
A tarde foi fantástica digna de um dia de verão, a temperatura registada pelo
automóvel chegou aos 30ºC
A ilha das Berlengas ao longe com a supostamente célula em dissipação.
[/URL][/IMG]
Mais uma vez parece que não vou ter o prazer de assistir a uma verdadeira trovoada só mesmo aí para o Sul.
Neste momento por aqui temos céu limpo,
Temp 20ºC
, Hr49%, Pressão 1018hpa e uma noite verdadeiramente Tropical
Muito Obrigado pelos simpáticos comentários! As tuas fotos também estão muito boas!
Para matar saudades áqueles que tiveram menos sorte... aqui fica um vídeo desta tarde (pelas 19:30), no qual se houve um trovão...
Pena que não tenha começado o vídeo um pouco antes...
Aconselho vivamente a colocar o som, não no máximo (já não é hora), mas num volume mais elevado...
Olá
A montanha não veio a Maomé...
Fui a Alcochete, cerca das 15 h e deparou-se-me um bonito, mas temível espectáculo: uma valente trovoada apanhada pelo caminho. Presenciei 3 ou 4 descargas nuvem-solo, num curto período de tempo e uma valente carga de água. A um primo meu que foi comigo, sugeri-lhe que levasse a câmara dele, fraquinha, com algumas fracas possibilidades de vídeo. Foi pena, pois não teve a presença de espírito suficiente para filmar o espectáculo. Estava cheio de medo. Eu ia a conduzir e não dava jeito parar no meio da charneca (entre sobreiros e postes de alta tensão) naquelas condições. Não podia mesmo. Às tantas o meu primo já ia a tremer com a câmara desligada. Uma das descargas devia-se ter dado a uns 300 m adiante do carro. Mesmo assim ainda deu para obter algumas imagens aproveitáveis. Recebi-as agora por e-mail. A aproximação à célula, e aspectos ameaçadores do céu. Foi pena, pois podia ter-se conseguido, potencialmente, um bom material de 'reportagem'. Conclusão: tenho que arranjar uma câmara de vídeo razoável e ser eu a tratar de tudo