«Depressão Esmeraldina» - 27 e 28 de Setembro 2008

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Actualização
Sudoeste
f_IMGP3586m_76acfcf.jpg

Oeste
f_IMGP3587m_da1e015.jpg

Sudeste:
f_IMGP3588m_5fba67a.jpg


Dados:
Temperatura: 25.3ºC a descer
Pressão 1010hpa:unsure:
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

A mesma célula fotografada pelo Miguel a chegar aqui...

dscf3379yy1.jpg


O "penico" deve estar prestes a encher :D
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Aqui fiacam as fotos da célula que referi á pouco, peço desculpa pela má qualidade mas isto foi tirado pelo meu nokia




 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Bem então vamos lá agora com mais calma :D a precipitação na ultima hora vai em 30,7mm, a rajada mais alta foi de 47,4km/h...

Tentei e de que maneira apanhar raios mas a chuva e o vento estragou tudo pois quando não estava ainda a chover mal se via raios assim que começa a chover foi um festival de raios resumindo não apanhei nada...


...Mentira...:p

Aqui está a única foto em condições que deu para tirar tal foi o temporal que se abateu...




Atemperatura deu uma queda para os 17,7ºC actuais e 90% de humidade...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Bom dia:thumbsup:

Por aqui o dia começou pelas 07:15h com uma bela trovoada:trovao:!!! Durou cerca de 1 hora, mas deu para tirar algumas fotos:







Consegui também uns videos, quando os editar coloco aqui!:thumbsup::thumbsup:

Quanto a chuva, aqui não caiu nada de especial....!!
Foi um belo inicio da Esmeraldina por aqui:thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Mais umas fotos desta manhâ:


 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Por aqui fotografei uma wall-cloud em formação, granizo do tamanho de ervilhas e, às vezes, avelãs, raios com fartura por cima de Sintra, Roca, Ericeira, e no mar.

Pois foi :D a temperatura tá a subir :w00t:

 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

A bigorna dupla que veio de Vendas Novas.



As últimas nuvens antes do pôr-do-sol e que continuam a despejar:







Tudo ao mais alto nível... :D
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Lisboa agora!

lisboanoite.jpg
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

A EPAL do céu ou uma forte granizada.




Uma visão mais alargada do que se passou por cima de mim.





 
Editado por um moderador:

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Excelentes fotos e vídeos!!


Após dezenas de Descargas, essencialmente a Oeste, eis que já está tudo calmo...

Aqui ficam umas fotografias de hoje:D


Wall Cloud

12505.jpg


12507.jpg


12514.jpg


12518.jpg


12520.jpg


12525.jpg


12534.jpg


12545.jpg


12560.jpg



Começa a Trovoada

12551.jpg


12588.jpg


12596.jpg


12629.jpg



Neste momento tenho 19,7ºC, mas já tive 19,1ºC
Humidade a 60%, mas já tive 67%
Pressão a 1015 hPa
Vento a 4,3 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 11,7ºC

Pelo Tucifal, onde se encontra o André, a tarde também foi atribulada, com alguma chuva e trovoadas localizadas!:)
 

Gato Preto

Cumulus
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
142
Local
Sta. Marta Pinhal, Corroios, Seixal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Aqui estão 2 fotos da trovoada que se abateu entre Setubal e a Caparica.
Foram tiradas na praia da Rainha perto das 19h, mais coisa menos coisa.





Tive de fugir para o carro para não apanhar uma molha.:rain:

Tenho mais, mas como ainda sou um maçarico neste forum, ainda não consegui colocar outras.:rolleyes:
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boas!!
Antes de mais, queria dar os parabéns ao Gil pelas fantásticas fotos (em especial a ultima sem duvida a minha favorita).

Hoje fiz uma visita ao cabo Carvoeiro e ao caminhar para o meio/final da tarde, aproximou-se uma célula vinda de sul que infelizmente acabou por se dissipar:(
dsc01495zd3.jpg
[/URL][/IMG]

A tarde foi fantástica digna de um dia de verão, a temperatura registada pelo
automóvel chegou aos 30ºC:hehe:

A ilha das Berlengas ao longe com a supostamente célula em dissipação.
dsc01526uv6.jpg
[/URL][/IMG]

Mais uma vez parece que não vou ter o prazer de assistir a uma verdadeira trovoada:angry: só mesmo aí para o Sul.
Neste momento por aqui temos céu limpo,
Temp 20ºC
, Hr49%, Pressão 1018hpa e uma noite verdadeiramente Tropical
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

A Sul da serra de Sintra , na direcção de Cascais já vejo grandes clarões. Segunda dose! :)

Sim, eu também já vi alguns... mas são tão tímidos, que só estando atento é que se detectam... mas pode ser que evolua...:D

Boas!!
Antes de mais, queria dar os parabéns ao Gil pelas fantásticas fotos (em especial a ultima sem duvida a minha favorita).

Muito Obrigado pelos simpáticos comentários! As tuas fotos também estão muito boas!;)


Para matar saudades áqueles que tiveram menos sorte... aqui fica um vídeo desta tarde (pelas 19:30), no qual se houve um trovão...

Pena que não tenha começado o vídeo um pouco antes...
Aconselho vivamente a colocar o som, não no máximo (já não é hora:D), mas num volume mais elevado...




Neste momento tenho 18,8ºC
Humidade a 71%
 
Editado por um moderador:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Bom, por aqui já chove.:rain:
A Sul, junto ao mar, já se vislumbram alguns relâmpagos, ainda muito lá ao longe!!:D

Aqui fica então um video e outra foto de hoje de manhã:





EDIT: mais um video:
 
Editado por um moderador:

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Olá

A montanha não veio a Maomé...

Fui a Alcochete, cerca das 15 h e deparou-se-me um bonito, mas temível espectáculo: uma valente trovoada apanhada pelo caminho. Presenciei 3 ou 4 descargas nuvem-solo, num curto período de tempo:shocking: e uma valente carga de água. A um primo meu que foi comigo, sugeri-lhe que levasse a câmara dele, fraquinha, com algumas fracas possibilidades de vídeo. Foi pena, pois não teve a presença de espírito suficiente para filmar o espectáculo. Estava cheio de medo:(. Eu ia a conduzir e não dava jeito parar no meio da charneca (entre sobreiros e postes de alta tensão) naquelas condições. Não podia mesmo. Às tantas o meu primo já ia a tremer com a câmara desligada:confused:. Uma das descargas devia-se ter dado a uns 300 m adiante do carro. :surprise: Mesmo assim ainda deu para obter algumas imagens aproveitáveis. Recebi-as agora por e-mail. A aproximação à célula, e aspectos ameaçadores do céu. Foi pena, pois podia ter-se conseguido, potencialmente, um bom material de 'reportagem'. Conclusão: tenho que arranjar uma câmara de vídeo razoável e ser eu a tratar de tudo:disgust:

Imagem005.jpg

Imagem011-5.jpg

Imagem013-1.jpg