Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Aurélio 29 Abr 2008 às 11:40.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Eu também não me atrevo na previsão sazonal que é uma coisa muito complexa baseada na análise de muitos padrões e estatística. A titulo de exemplo o CPC quando faz previsões sazonais usa o Enso (Nino e la Nina), tendências de temperatura e precipitação das últimas décadas, oscilação de Madden - Julian (MJO), a oscilação atlântico norte (NAO), cobertura de neve e gelo, persistência de seca, análise estatística, modelos de consenso, etc,etc.

Como a análise disso tudo está totalmente fora das minhas capacidades limito-me a um rudimentar palpite a olhar apenas (e "apenas" é olhar erradamente) para o ENSO e para o que se passou em 2007. Como o ano passado em Junho começou uma La Nina fraca em Junho e este ano estamos agora a sair da La Nina forte para a fraca, o meu palpite vai para um Verão muito parecido com o do ano passado com temperaturas na média ou ligeiramente abaixo, que serão um pouco acima da média no interior sul e abaixo da média no norte em geral. Na precipitação espero um Verão em geral na média mas é expectável precipitação nalgumas regiões num ou outro mês acima da média devido a algumas trovoadas nalguns locais a sul mas muito raras e localizadas. E penso que o norte e em especial o interior vai ter novamente escassez de precipitação durante o Verão embora não tanta escassez como o ano passado.
    Ou seja, no geral vamos ter bons dias de calor mas sem excessos ou canículas e por vezes se calhar uma ou outra semana algum azar a estragar um poucito as férias mas também sem grandes dramatismos.

Mas como disse são meros palpites sem grande fundamentação para além de olhar para o que se passou o ano passado e algumas semelhanças com este. No início de Junho já será mais fiável olhar para os diversos indicadores existentes, agora a esta distânc ia isto são meros palpites. Mas deixo o palpite de que para o próximo ano aí sim já espero um Verão com uma ou outra desagradável onda de calor.

Deixo aqui as previsões sazonais do Metoffice e do Dr.Wanqiu Wang do NCEP/CPC. Nenhuma das previsões aponta para um Verão muito quente.

Met Office Temperatura (Julho-Setembro)

http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/

Met Office Precipitação (Julho-Setembro)
    http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/

NCEP/Wanqiu Wang Precipitação (Julho-Setembro e Mensal)

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

NCEP/Wanqiu Wang Precipitação (Julho-Setembro e Mensal)

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

2. rbsmr

rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Ago 2007
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Como dizia um treinador de futebol, previsões só depois do jogo.
    A tradição popular, na ausência de instrumentos e conhecimentos científicos, costumava apontar o estado do tempo dos 12 primeiros dias do ano, como sendo uma previsão para os 12 meses.

Por mim à parte das moçoilas mais descapotáveis :D detesto o Verão :maluco:, nomeadamente no que diz respeito ao calor (>27ºC)!

Quanto às previsões os srs do Meteoffice tem-se caracterizado por errarem nos últimos tempos. Se bem me lembro o ano passado o Verão seria abrasador!!! E depois... nortada e mais nortada!
    Previsões só depois do jogo!;):intrigante:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. TiagoFCR

TiagoFCR
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    6 Abr 2008
    Local:
    Viseu/Aveiro
    Bem na minha opinião o Verão alternará períodos de calor com as temperaturas acima dos 30 graus com alguns períodos mais frescos com alguma chuva a mistura. Não acredito que possa ocorrer nenhum verão extremo.

4. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Ainda falta tempo para eu lançar a minha previsão Verão 2008 daqui a um mês sim :D:D, por isso, até lá estou a ver que a minha previsão que fiz da Primavera, só falta o Maio, e eu disse que o mês de Abril ia ser extremamente chuvoso:D:D, quando lancei a previsão em Março.:D

5. olheiro

olheiro
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Nov 2007
    Local:
    Santo Estêvão - Santarém
    ........................................................................

" Meu caro Mário Barros

Tenho constatado que a língua portuguesa é por norma mal tratada nas mensagens que alguns dos foristas remetem para as salas principais do Fórum.E a nossa língua é rica ao pormenor de conseguir traduzir todas as expressões "anglófonas" que nos surgem no dia a dia da da tecnologia importada....por modernas e actuais que sejam...

O desconhecimento das regras bases do português no tipo de comunicações telegráficas que por vezes é necessário fazer , dada a ingência do momento, leva-nos à conclusão de que umas vezes a mesma é devida a questões de urgência, outras vezes é consequência da emoção e, finalmente, outras vezes têm a ver ... e sejamos sinceros, com o desconhecimento em concreto da língua portuguesa e das suas regras básicas...

Proceder à transposição linear de um texto em inglês, pode revelar três aspectos:

a) O pressuposto de que todos os foristas dominam o inglês....o que é falso...

b) Uma questão de comodismo ou de incapacidade na tradução;

c) um diletantismo que acredito não tenha necessidade de existir nesta comunidade;

Em consequência aconselho firmemente, à manutenção da língua portuguesa como língua-mater do diálogo entre os foristas, independentemente do tecnicismo da língua original...Nesse caso por maioria de razões....

E que sejam salvaguardadas as expresssões valorativas e incontornáveis como é usual fazer-se na linguagem do direito.....

Aquele abraço...Saravah !!!

6. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Pois! Assim é que é falar...e em português.
    Quando lemos por aqui "percipitações" duvidosas só temos que corrigir.
    Só sem "percipitações" extemporâneas poderemos crescer .

Quanto ao Verão de 2008 já aqui opinei:
    Disse que iria ficar pelos 0-0 mas é evidente que o post do Vince acrescenta e bem,porque fundamentado e documentado, o saber que hoje já será dimensionado a tão largo horizonte de previsão.

Ainda assim e baseado em resultados de anteriores previsões desta envergadura,admito rectificar a minha posição:
    Pronto:- Talvez o 1-1 seja a característica do próximo Verão.

7. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    o meu desejo é de vários dias com temperaturas entre os 27 e os 33 graus..maior predominancia do vento fraco,até aos 10 km / hora..noites e madrugadas com trovoada,para o dia acordar com um belo dia de sol,sem pinta de vento e podermos ir á praia :D

8. henriquesillva

henriquesillva
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Dez 2007
    Local:
    Guimarães

APOIADO :1143: :palmas: :thumbsup:

9. Bgc

Bgc
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Nov 2007
    Local:
    Nogueira,Bragança(770m)/Porto
    "Em consequência aconselho firmemente, à manutenção da língua portuguesa"

Caro olheiro,
    tudo muito bonito, mas essa vírgula única entre o predicado e o complemento directo é que não! Quando muito, ficaria o advérbio de modo "firmemente" entre vírgulas, dando a noção de elemento complementativo mas prescindível na frase ;)

10. olheiro

olheiro
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Nov 2007
    Local:
    Santo Estêvão - Santarém

Mea culpa pela ausência de uma vírgula de uma frase que é escrita ao sabor da pena... mas essa sua exacerbada e círúrgica observação, da qual me penitencio, certamente, terá mais a ver com UM DÉFICIT de uma sua necessidade de afirmação , que só o meu caro companheiro saberá aferir, do que com a substância do que estava em causa e se pretendia atingir e que, NATURALMENTE, nada tinha a ver com esse seu estado de espírito.

As minhas aulas de Latim e Português terminaram há 40 anos....Peço-lhe a bondade da sua compreensão....Outros erros certamente se seguirão...

Ao Mário Barros meu professor nestas coisas da meteo e afins....aquele abraço...de um ignorante que muito o aprecia... mas se puder utilizar mais o português....brigadus....que Eolo o proteja....

11. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    Boas
    O meu desejo para este verão é, durante o dia sol e calor, à noite trovoada seca :D

será que está tudo bem com as ,,,,,,

abraços

#26 ajrebelo, 4 Mai 2008 às 22:48
    Última edição: 23 Jun 2009 às 00:32
  12. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Eu sei que sou péssimo nas ,,,, não me entendo com elas nunca me entendi :lmao: :p os meus profs dão-me na cabeça mas mesmo assim não vai lá.

A minha escrita é tipo Saramago :hehe::hehe:

13. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Esperemos que este Verão não se fique apenas pelas ,,, (símbolo meteo para chuvisco):lol:

A manter-se um OAN negativo, e um El-niño com tendências para neutro ou para uma niña fraca, poderá permitir algumas depressões, mas que no geral se resumirão a algumas frentes a chegar a Portugal.
    Se assim for, há uma maior tendência de mais dias com corrente de Sueste / Leste com alguns dias de calor vindo directamente do forno de África... mas tudo dependerá dos centros depressionário e das altas pressões.

Pelo menos para o Norte da Madeira, um anticiclone estável sobre os Açores é sinónimo de ceu nublado e aguaceiros fracos e regulares...
    Um anticiclone às aranhas, ou uma depressão um pouco mais cavada pela latitude dos Açores, é sinal de calor e "Tempo Leste" por cá...:D

14. Bgc

Bgc
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Nov 2007
    Local:
    Nogueira,Bragança(770m)/Porto
    Quando não se sabe, opta-se pelo "lado cómico" (ou não cómico) da "coisa".
    É engraçado ver que o preciosismo só é levado à letra quando é para criticar os outros. Apesar de não ser justo, já não se estranha... é o habitual!!

Abraço aos amantes das vírgulas.

15. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Boas ... eu sei que é muito cedo, mas tenho acompanhado nos ultimos meses as tendencias nas temperaturas e por isso gostava de ouvir a opinião dos membros mais experientes nesta matéria ...

Mas por favor poupem-me ás teorias dos aquecimentos/arrefecimentos globais :D

Partilhar esta Página