Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Aurélio 29 Abr 2008 às 11:40.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Das previsões do NCEP/CFS/Dr.Wanqiu Wang não tem havido alterações significativas. Sobre temperaturas mantem Junho abaixo da média, Julho na média ou ligeiramente acima da média (+0,5ºc), Agosto na média ou ligeiramente abaixo da média (-0,5ºC) e Setembro abaixo da média.
    Quanto a precipitação Junho (talvez com excepção no norte) e Julho mais secos e Agosto e Setembro mais húmidos que a média.

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

O MetOffice já disponibilizou também o update de final de Maio, mas os mapas tem Portugal e boa parte da Europa em branco, julgo que significa indeterminado.

http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/

http://www.metoffice.gov.uk/weather/world/seasonal/

No entanto na descritica referem que a previsão é idêntica à anterior de Abril, e essa era mais quente que a do NCEP/CFS.

2. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Verão 2008

O que espero:

Um Verão quente mas curto, isto é, semelhante ao Verão de 2007, mas sem o mês de Setembro que se espera algo mais chuvoso e fresco que o normal. E com um mês de Junho normal que nos parecerá algo descaracterizado.
    Haverá ondas de calor, mas sem grande importância, não se atingindo recordes máximos de temperaturas.

Junho - Mês normal em relação às médias 1970-2000, pelo que teremos a sensação errada de um mês atípico, mais fresco que o normal.

Julho/Agosto - Meses quentes e secos, com temperaturas 0.5ºC acima da média. Em Castelo Branco atingir-se-á os 40 ou 41ºC.

Setembro - Precipitação superior ao normal, refrescando as temperaturas e dando a sensação de termos passado um Verão curto.

O que desejo:

- Como habitante de uma cidade quente do interior, espero que tenha temperaturas mínimas abaixo dos 20ºC para dormir bem e aliviar o stress do estio característico destas paragens.
    - Que a temperatura máxima em Julho ou em Agosto ultrapasse os 42ºC.
    - Que esteja calor em especial quando eu estiver de férias na praia.
    - Que a humidade relativa do ar, não baixe dos 25% para que o risco de incendios não seja extremo.
    - Que o Verão tenha temperaturas acima da média para que se mantenha a anomalia de +0.96ºC registada até ao fim de Maio em Castelo Branco, tendo por esperança que o Inverno seja muito mais frio que o normal por forma a compensar esta anomalia de quase 1ºC de média anual. É um fundamento estatístico apenas, porque seria extremamente raro manter ou ampliar esta anomalia até ao final de 2008.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Fica aqui a previsão do IM para este verão:
    http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/Prev_sazonal_Jun_Jul_Ago

4. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Ás vezes penso... e apesar da nota final, fará sentido a divulgação destas previsões sazonais? As pessoas tendem a acreditar no que estão a ler, vindo de fontes oficiais. Ora, no entanto, eu não consigo dar grande crédito a previsões a 3 meses! Se ás vezes a uma semana tudo muda...

Existem recursos meteorológicos que eu acho que devem ser dados a conhecer ao público em geral e onde se encontram os mecanismos de previsão do estado do tempo... Agora esta futurologia a longo prazo mesmo baseada em modelos que terão a sua validade científica, considero não se tratar do mais essencial. Mas esta é apenas uma opinião pessoal ;)

5. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Também não vejo grande vantagem na transição deste tipo de informação ao público em geral. Mesmo que o IM acerte nas previsões a população vai sempre achar que erraram. Estando a população habituada a Verões quentes, como os que tivemos de 2003 a 2006, quando o IM refere “temperaturas mais elevadas em cerca de 0,5º C acima da média” a maior parte das pessoas poderá ver isto como uma previsão de um Verão semelhante aos desses últimos anos.

6. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Concordo que se deva adverter sempre de que se tratam de previsões a largo prazo meteorologicamente, com uma probabilidade pouco maior que 50%.

Talvez o tópico não se devesse chamar ": Desejos / Previsões para Verão 2008!!", é uma mistura com certos riscos de incompreensão, por isso no meu post frisei "Verão 2008: O que eu espero / O que eu desejo" para separar bem as águas!

Permite-me também fazer alguns reparos que se nos escapa:

1. Quando o IM refere que as temperaturas médias de Julho/Agosto vão estar 0.5ºC acima do normal, não nos devemos esquecer que, a nossa memória climatologica rápida se resume um pouco à última década, estamos habituados a anomalias superiores a 0.5ºC!

Penso que a maioria das pessoas achará o Verão normal, e que poderia ter sido mais quente até!

2. Mesmo sabendo de que se trata de previsões a médio prazo altamente susceptíveis de erro, mesmo assim, tenho ideia de que seja mais provavel prever se a precipitação é superior ao normal ou não. E desta forma, o meu raciocinio para Setembro deveu-se a este factor, é que se a precipitação for superior ao normal nesse mês de Verão então as temperaturas serão mais frescas que o normal em Setembro!

7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Eu previsões a 3 meses também acho que não tem grande utilidade no entanto acho que o IM deveria fazer previsões pelo menos de 2 semanas a um mês apesar dos riscos. Já se sabe que falham muito mas pelo menos alguma tendência estará lá.

E defendo isto porque quem andar pelo país profundo e rural acaba por perceber que muitas pessoas ligadas à agricultura de subsistência ou pequeno negócio agrícola pouco profissional diáriamente não perdem por nada um boletim meteorológico na Televisão mas para previsões das semanas seguintes baseiam-se em coisas como os almanaques Borda de Água ou Seringador, que tem bastante utilidade como almanaque mas quanto a previsões para o ano todo valem zero, no entanto as pessoas infelizmente levam aquilo bastante a sério. Eu aqui há 2 semanas ouvi uma conversa a propósito das chuvas e das colheitas e acabei a ensinar a uma dessas pessoas a consultar e interpretar entre outros este mapa de 2 semanas e ela confessou-me que lhe daria muito jeito.

Provavelmente o IM fornece esse tipo de previsão mas deve ser paga, e neste caso estou a falar de pequenos agricultores com as suas pequenas propriedades.

Claro que previsões mais do que umas semanas é ficção cientifica e pouco interesse tem, e as pessoas acabavam por culpar as previsões e os meteorologistas e não o verdadeiro culpado, o S.Pedro :)

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    E lá começou o Verão.
    Este primeiro dia foi de calor, à excepção da faixa litoral mais encostado à costa ocidental. Depois de amanhã as temperaturas já vão baixar um pouco.

Só por curiosidade, aqui ficam as temperaturas deste primeiro dia de Verão dos últimos 35 anos em 5 estações meteorológicas/localidades nacionais:

9. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Hoje no Jornal da Noite da SIC falaram sobre previsões do IM de que este verão iria ser o mais quente dos últimos 25 anos (!), até fiquei parvo quando ouvi! Já no ano passado se enterraram e de que maneira com uma previsão semelhante, não aprendem dos erros do passado. Mais alguém ouviu? Ainda mencionaram o IM como fonte, o que é extremamente duvidoso.

10. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Não vi... Mas olha, o verão mais quente de que há registo não se deu nos últimos 25 anos?:huh: Isso quer dizer que vem aí o Verão mais quente de sempre?:confused::confused:
    Realmente essas previsões... Enfim! Vê-se mesmo que não aprendem com os erros.

Então e esta noticia:

O titulo mata-me!!:lol::lol:

PS: Grande recolha Vince ;)

11. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Já quase tudo por aqui foi dito sobre a utilidade/ fiabilidade destas previsões a mais de 15 dias.Valem o que valem e há 2 exemplos fortes dessa valência:
    O ano passado foi o que foi; mas mais significativo terá sido 2003 em que ,
    em Maio o Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo, emitia uma previsão de um Julho e Agosto com precipitações acima da média para a Europa e temperaturas abaixo da média justamente 0,5º.Lembro-me bem de tal e depois aconteceu aquela 1ª quinzena incrível de Agosto com dezenas de milhares de mortos (em Portugal quase 2000) directa ou indirectamente relacionadas com o Calor.
    Também ontem vi a notícia de manhã na Sic e à noite a mesma notícia era já acompanhada com declarações de Costa Alves que logo no início fez questão de referir isso mesmo: Isto é uma previsão a médio prazo e aí a Meteorologia ainda tem um longo caminho a percorrer; eu atrevo-me a acrescentar
    que a 2 , 3 meses a Previsão Meteorológica ainda estará na pré -História do Conhecimento.
    Contudo, como Costa Alves foi na altura muito crítico com a Protecção Civil
    ontem lá foi admitindo que como previsão deste género terá uma margem de erro significativa , mas como pode ocorrer, os modelos assim o apontam ainda que neste contexto de previsão a tão largo prazo,o melhor será sempre estarmos preparados.
    Se não tivesse ocorrido aquele louco Verão de 2003, talvez a comunicação social não desse tanta importância.
    Ainda assim, cá estaremos todos em Setembro a espreitar pelo Verão já à guiza de balanço e veremos se terá sido o mais quente dos últimos 25 anos, ou não...

12. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Todos os anos há as mesmas polémicas com a DGS por causa das previsões sazonais e do plano de contingência sobre o calor. (ver comunicado do IM o ano passado).

Agora a única coisa que eu não percebo é se a previsão sazonal do IM (e outras) apontam para uma anomalia de +0,5 Cº como é que isso se traduz no Verão mais quente dos últimos 25 anos :huh: Sempre pensei que o intervalo -0,5/+0,5ºC fosse considerado previsão para ano na média ou quase na média.

Os anos problemáticos mais recentes (de 2003 a 2006) foram anos com anomalias a rondar os +2ºC ou superior.

2003 +1,91ºC
    2004 +1,92ºC
    2005 +2,38ºC
    2006 +1,80ºC

http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_verao_07.pdf

A origem das notícias:

13. fsl

fsl
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Ago 2007
    Local:
    Oeiras

Considero este "post" de extremo interesse e justificava uma divulgaçao mais generalizada

FSL

14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Dan, escreveste isto há mais de 2 semanas atrás e dá-me a impressão que foste premonitório no que se iria passar.

Já agora, sobre as previsões sazonais, aqui há dias em conversa com umas pessoas uma delas disse que se não for o IM a dá-las provavelmente a comunicação social iria buscá-las a outro local qualquer, sabe-se lá aonde, e sendo assim é preferível então que seja alguém como o IM a falar nisso pois pode dar o devido enquadramento do que são previsões sazonais e alertar para as incertezas deste tipo de previsões, o que vindo de outras fontes poderá não acontecer. Não sei se será esta a razão mas tem a sua lógica dada a forma como funciona a comunicação social. Ou seja, não é bom nem tem grandes vantagens, mas talvez seja para evitar algo de pior.

15. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Se o pessoal da SIC foi buscar isso do "verão mais quente dos últimos 25 anos" à previsão de +0,5ºC de anomalia do IM, ou é uma grande irresposabilidade por parte deles em querer dar uma notícia mais "sonante", ou não sabem interpretar a informação adequadamente ou são simplesmente muito ignorantes no assunto, o que não deve ser o caso pois chegaram a entrevistar o meteorologista Costa Alves. O IM devia ter algo a dizer, é o bom nome e a reputação deles que está em causa.

Partilhar esta Página