Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas decidi abrir este tópico ... porque estamos a entrar em Maio e como todos sabemos o Verão tem chegado cada vez mais cedo. Acho que os sinais para este Verão poderão ser bastante interessantes, em termos de choques climáticos ... e por isso decidi abrir nesta altura este tópico, que creio que nesta altura poderá já ser interessante !!!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão para Verão 2008!!

Analisando os diversos modelos pode-se constatar que praticamente todos os modelos apontam para um Verão dividido ao meio ....
Maio (Primavera): mês normal em termos de precipitação e temperaturas..
Junho/Julho: meses bastante quentes e secos em especial o mês de Julho....
Agosto: mes bastante parecido com o do ano passado ... não muito quente e com aguaceiros e trovoadas ...
Setembro: preve-se um mes com bastantes aguaceiros e trovoadas, ou seja, mais chuvoso que o normal.

NOTA: Contudo chama-se a atenção para o mês de Agosto ... em termos de precipitação pois dizermos que o m~es de Agosto será chuvoso pode ser bastante erróneo ... pois como sabemos a média de precipitação em Agosto é quase zero .... e os modelos analisam desvios á média .. e não quantidades de precipitação !!!

PS: Já agora peço desculpa se por acaso coloquei este tópico no sítio errado ... pois tinha dúvidas entre Seguimento e Climatologia :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão para Verão 2008!!

Verão qual Verão ?? será uns diazitos de calor em Junho e mais nada de especial será muita nortada algumas depressões que trarão muita trovoada :D:D

O calor pode durar 3 dias no máximo mais que isso já é muito dificil...mais que 25ºC será complicado.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Re: Previsão para Verão 2008!!

Verão qual Verão ?? será uns diazitos de calor em Junho e mais nada de especial será muita nortada algumas depressões que traram muita trovoada :D:D

O calor pode durar 3 dias no máximo mais que isso já é muito dificil...mais que 25ºC será complicado.

Amen!!!!! :D

Eu gosto é de :trovao::rain::cold:

:maluco::D
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Previsão para Verão 2008!!

Um verão com muito calor e algum receio de algumas vagas de calor extremas. O verão começa ja este fim de de semana e parece ficar para durar, para mim vai ser um verão como antigamente, um verão quente e seco;)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsão para Verão 2008!!

Boas tardes...

No meu entender e na minha opinião este Verão quanto a mim atrasado, será quente e seco... não quete por extremos mas quente onde ai poderei arriscar umas 2 vagas de calor de curta/media duração por mes...

Neste momento estamos com um AA deblitado o que faz prever um Maio com convectividade (devido ao choque constante de massas de ar) mas que pela segunda semana deste mesmo mês o AA irá afirmar-se impedindo as nortadas mas sim as entradas consecutivas do chamado LEVANTE.
Será um mes de maio tipico de trovoadas (um classico) mas com temp abaixo do normal ou seja com anomalia negativa principalmente no sul do pais.

Junho: mes tipico de nortada, que sera no meu entender um pouco inverso em a anomalia de temp seja positiva mas nada de especial a sul. Penso que teremos um pais dividido das duas anomalias... Entradas frequentes do vento Leste.

Julho: Mes abrasado onde as temperaturas serao elevadas e poderemos contar com as vagas de calor de curta e media duraçao. No entanto a anomalia positiva da temp nao sera muito elevada.

Agosto: Sempre ha em neste mes as ocorrencias de trovoadas pelo menos durante dois dias.. o normal. as entradas a SW moderadas vai fazer com que seja um mes ameno e com anomalia de temp negativa.

Setembro: sempre quente!! onde podera ocorrer surpresas para meados da ultima semana...

Acho que sera mais ou menos isso...:thumbsup:
 

ibmail

Cirrus
Registo
17 Abr 2008
Mensagens
17
Local
Cascais
Re: Previsão para Verão 2008!!

Verão qual Verão ?? será uns diazitos de calor em Junho e mais nada de especial será muita nortada algumas depressões que trarão muita trovoada :D:D

O calor pode durar 3 dias no máximo mais que isso já é muito dificil...mais que 25ºC será complicado.

Cada um tem os seus gostos, mas n acham q já chega de chuva???

Venha um verão como antigamente, q a esta altura já as meninas apresentavam um belo bronze e grandes decotes....

Não sou nenhum expert em matéria de previsões....mas já ouvi dizer por aí q este Verão vai ser muito bom para disfrutar de belos dias de praia.

Viva o Verão:thumbsup:
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Previsão para Verão 2008!!

Cada um tem os seus gostos, mas n acham q já chega de chuva???

Venha um verão como antigamente, q a esta altura já as meninas apresentavam um belo bronze e grandes decotes....

No problem:) Não vai ser por uns aguaceirozitos e trovoadas que possam vir que as meninas não vão deixar de estar bronzeadas, nem de se descobrir:D
Verão é verão. Faça chuva ou sol:lol:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Previsão para Verão 2008!!

Eu tenho realmente muita dificuldade em afiançar seja o que fôr em matéria de previsões meteorológicas para mais de 9, 10 dias ,quanto mais para meses .
Há já efectivamente previsões de médio/longo prazo elaboradas por organismos competentes na área, mas que indicam essencialmente uma tendência geral e global expectável.
E se há anos em que os profissionais na área conseguem antever alguma aproximação ao que depois é verificável,outros há em que essa previsão sai completamente ao lado (veja-se o caso do ano transacto, em que a tendência apontada por esses profissionais seria de um Verão quente e seco para a Península Ibérica e acabámos por assistir a um dos Verões mais frescos e húmidos dos últimos 30 anos.
Se aos profissionais ,com todo o seu saber e todas as novas tecnologias emergentes acontece-lhes tal, a nós resta-nos mandar uns palpites.
Eu, quanto ao Verão de 2008, acho que vai ficar 0-0 (com 0-0 ao intervalo)...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão para Verão 2008!!

Cada um tem os seus gostos, mas n acham q já chega de chuva???

Venha um verão como antigamente, q a esta altura já as meninas apresentavam um belo bronze e grandes decotes....

Não sou nenhum expert em matéria de previsões....mas já ouvi dizer por aí q este Verão vai ser muito bom para disfrutar de belos dias de praia.

Viva o Verão:thumbsup:






Bom dia. Na zona onde eu vivo e o Ibmail um verão normal são 8 ou 10 dias de muito calor acima dos 30 graus, outros 15 a 20 dias com temperaturas entre 20 e 30 graus sem vento, e 1 ou talvez 2 dias com trovoadas uns 6 a 7 dias com chuva fraca e o resto, por muito que não se goste muita nortada, é com temperaturas entre 20 e 25 graus de salientar que existe entre a costa e 1 km para o interior uma subida dos 0 metros para 100 a 150 metros o que vai influenciar o clima junto das praias que têm 2 ou 3 graus mais elevados do que o sitio onde vivemos, isto acontece especialmente quando está nortada moderada.

Isto pode-se dizer que pode ser um verão normal de 2008.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão para Verão 2008!!

Eu tenho realmente muita dificuldade em afiançar seja o que fôr em matéria de previsões meteorológicas para mais de 9, 10 dias ,quanto mais para meses .
Há já efectivamente previsões de médio/longo prazo elaboradas por organismos competentes na área, mas que indicam essencialmente uma tendência geral e global expectável.
E se há anos em que os profissionais na área conseguem antever alguma aproximação ao que depois é verificável,outros há em que essa previsão sai completamente ao lado (veja-se o caso do ano transacto, em que a tendência apontada por esses profissionais seria de um Verão quente e seco para a Península Ibérica e acabámos por assistir a um dos Verões mais frescos e húmidos dos últimos 30 anos.
Se aos profissionais ,com todo o seu saber e todas as novas tecnologias emergentes acontece-lhes tal, a nós resta-nos mandar uns palpites.
Eu, quanto ao Verão de 2008, acho que vai ficar 0-0 (com 0-0 ao intervalo)...

Subscrevo na íntegra pois era basicamente o que iria dizer por outras palavras neste tópico! Obviamente que todos poderemos ter os nossos desejos pessoais. Esse é um patamar.
Existe outro patamar que são os "feelings": Apesar das tendências contraditórias eu tenho o mero "feeling" de que este será um verão quente e seco, mas apenas seco em determinados periodos, no sentido em que acredito nalgumas situações de instabilidade. No entanto a tendência "quente" apenas se baseia na convicção que tenho de ser difícil termos dois verões iguais. Ora referindo de novo isto é apenas feeling ou palpite se assim quiserem entender, nada tendo de base científica.
O 3º patamar e o real é aquele referido pelo nimboestrato, complicado de prever, quase utópico por mais que acredite na tecnologia meteorológica e em todo o seu potencial e valor. Mas prever a uma distância de meses todos sabemos que é um tiro no charco!

Muito Calmex e bora "esperex". Quando lá chegarmos logo vemos ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsão para Verão 2008!!

Bem, se fosse por desejos, por mim seria o seguinte:
Até dia 15 de Julho, dias frescos e ventosos. Não há nada pior do que ter de estudar e ver toda a gente a ir para a praia curtir o sol, e ter de ficar em casa, barricado e a morrer de calor!:hehe:
A partir de 15 de Julho, temperaturas a rondar os 32ºC de máxima, e noites quentinhas com minimas entre os 19ºC e os 20ºC. Sem grandes nortadas!:D
Em Agosto que venham as trovoadas, mas que o calor fique!

Quanto a feelings, algo me diz que será algo do género: a maior parte dos dias frescos e ventosos, mas depois lá vêm uns 2 ou 3 dias com 40ºC que a nível de médias darão o tal 0-0.:hehe:
Quanto a precipitação, não creio que volte a chover tanto, mas... Se for preciso caíem 50mm num lugar, e 10km ao lado nem 1mm caí.:hehe:

Portanto "extremos extremistas" que nos levam à desertificação.:disgust:
 

ibmail

Cirrus
Registo
17 Abr 2008
Mensagens
17
Local
Cascais
Re: Previsão para Verão 2008!!

Bom dia. Na zona onde eu vivo e o Ibmail um verão normal são 8 ou 10 dias de muito calor acima dos 30 graus, outros 15 a 20 dias com temperaturas entre 20 e 30 graus sem vento, e 1 ou talvez 2 dias com trovoadas uns 6 a 7 dias com chuva fraca e o resto, por muito que não se goste muita nortada, é com temperaturas entre 20 e 25 graus de salientar que existe entre a costa e 1 km para o interior uma subida dos 0 metros para 100 a 150 metros o que vai influenciar o clima junto das praias que têm 2 ou 3 graus mais elevados do que o sitio onde vivemos, isto acontece especialmente quando está nortada moderada.

Isto pode-se dizer que pode ser um verão normal de 2008.

Pois...na realidade o q se pretende é um bom periodo de temperaturas altas, para q se possa disfrutar de uma bela praia e de boas vistas....:p
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Re: Previsão para Verão 2008!!

Eu tenho realmente muita dificuldade em afiançar seja o que fôr em matéria de previsões meteorológicas para mais de 9, 10 dias ,quanto mais para meses .
Há já efectivamente previsões de médio/longo prazo elaboradas por organismos competentes na área, mas que indicam essencialmente uma tendência geral e global expectável.
E se há anos em que os profissionais na área conseguem antever alguma aproximação ao que depois é verificável,outros há em que essa previsão sai completamente ao lado (veja-se o caso do ano transacto, em que a tendência apontada por esses profissionais seria de um Verão quente e seco para a Península Ibérica e acabámos por assistir a um dos Verões mais frescos e húmidos dos últimos 30 anos.
Se aos profissionais ,com todo o seu saber e todas as novas tecnologias emergentes acontece-lhes tal, a nós resta-nos mandar uns palpites.
Eu, quanto ao Verão de 2008, acho que vai ficar 0-0 (com 0-0 ao intervalo)...




Inteiramente de acordo com a sábia prudência que estas palavras revelam...e que são quase que a imagem de marca do seu autor ao longo das intervenções que tem vindo a produzir no Fórum...para além dos conhecimentos que connosco vai partilhando. Da minha parte, obrigado...

Claro que o direito ao "palpite" é democrático...e também me apetecia debitar alguns...mas para além de estar acompanhado neste fórum por gente sabedora, o que em certa medida funciona como elemento inibidor, há un conselho do meu velho hortelão que nunca esqueço: "Nestes assuntos de saber como vamos de chuvas, de calores e de amores é melhor dar tempo ao tempo". Saravah !:D:thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aqui fica a previsão do met office estes senhores esperam muito calor aqui para a zona ui ui :lmao: esperemos que o IM tambem nos presentei com uma previsão do Verão :D:D

Background

The forecast for Summer 2008 has been derived using a number of global forecasting models and statistical methods. Prediction skill for rainfall in particular is quite low at this stage, but the forecast provides an early opportunity to increase awareness so that the Met Office and its customers can plan ahead. It is important to be aware of subsequent updates when new information may change the forecast emphasis.

The main feature of Summer 2007 was the high rainfall experienced in many regions, especially during June and July. For parts of England and Wales, notably the Midlands, it was the wettest summer since the national and regional rainfall series began in 1914. Temperatures last summer were near the 1971-2000 average. However, against the background of warming climate, Summer 2007 was relatively cool – the coolest since 1998.

Forecasts are expressed as variations from 1971-2000 averages. Summer, in this context, is defined as the months of June, July and August. Seasonal trends affect quite large geographic areas, so the forecast for the UK is cast in the broader picture for Europe as a whole.

European forecast for Summer 2008

Temperature and rainfall


For north-western Europe, early indications suggest a slightly enhanced risk of more unsettled spells than usual with average or above-average rainfall. In contrast, rainfall is more likely to be below average over much of southern and eastern Europe. Mean summer temperatures are more likely to be above 1971-2000 averages over much of the European region, with the highest probabilities of warmer than average over Mediterranean regions.