Desporto 2014-2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
O Casillas já ganha jogos defendendo o penalti de João Cancelo. O Lopetegui está neste ano como no ano passado, ou seja, com uma equipa quase toda nova. A única diferença é que pode ter adquirido mais experiência. Este treinador certamente ficará na história como um dos obreiros de uma política de contratações desastrosa para o clube (e ainda quer mais jogadores). O Imbula nem é grande novidade pelo valor. É apenas um Danilo + 3 milhões.

Noutras notícias, terá sido por isto:

http://desporto.sapo.pt/futebol/pri...senti-que-algo-corrupto-se-passava-no-benfica

Que Fernando Santos foi despachado do Benfica?

Vou tentar o impossível. Fazer uma previsão da supertaça sem tiver visto um único jogo da pré-época. Geralmente estes jogos nada valem.

Benfica - RV herda uma equipa envelhecida, com pouquíssimas alterações e com duas grandes perdas (Lima e Salvio; Infelizmente este parece caminhar para ser mais um Jorge Andrade). A venda de Gaitan poderá ser dramática. Este ano há poucos reforços (ao que parece contratou Mitroglou). Não acredito que RV consiga retirar o mesmo rendimento de jogadores como Eliseu ou Jardel. As 'invenções' como Pizzi tenderão a ir pelo mesmo caminho (claro que posso estar equivocado). RV chega ao Benfica numa altura de contenção (é preciso vender Gaitan mesmo com tanta venda de jogadores da formação por 15 milhões. Há contas mal explicadas). JJ fez um autêntico milagre no ano passado. O Benfica escondia as fragilidades defensivas com extremos de muita qualidade. Daí que cilindrava os adversários. Na Champs o caso foi outro (também é verdade que não tinha Jonas mas mesmo assim penso que o caso não teria sido muito diferente tendo em conta o historial de JJ). O Benfica pode ir pelo caminho do Man. U. Tinha que refrescar a equipa para se libertar mais do legado JJ. Não parece que o vai fazer. Mas aí volta-se à contabilidade. De qualquer das formas prevejo menos solidez na globalidade na equipa.

Sporting - A defesa parece que vai continuar a ser o ponto fraco da equipa. JJ terá que impor a mesma filosofia de jogo. Vai ter que atacar para afastar as equipas da defesa. Curioso seria defrontar o Mónaco para a LC. Seria irónico o Bernardo Silva ou o Ivan Cavaleiro eliminar o JJ. Voltando à ST, o Sporting tem muito jogador novo. Em teoria o entrosamento será menor. Isso impedirá, pelo menos por agora, que o Sporting tenha uma equipa mais sólida.

O jogo será resolvido pela equipa com maior entrosamento ou por algum pormenor de algum jogador. Acho este o cenário mais provável. Não acho que qualquer um dos treinadores irá ter um futebol muito ofensivo. Um (JJ) porque está a afinar a equipa, o outro (RV) porque está a mudar o modelo de jogo (bastante trabalhado pelo JJ). Também penso que é um daqueles jogos em que um resultado pesado (3-0) pode acontecer. A equipa mais sólida poderá inflingir bastantes danos. O primeiro golo sofrido poderá partir a equipa abrindo espaços para a dita derrota pesada. Mas inclino-me para os pormenores individuais. Penalties também são uma possibilidade muito forte.

É um jogo que terá muita consequência mental. O reforço da equipa do SLB será um assunto urgente se perder. Já JJ tem muita expectativa. Se não ganhar os ânimos irão esfriar-se mas haverá otimismo. RV está em pior posição nesse campo. Continuo a afirmar que JJ será um flop no que concerne ao aproveitamento da academia.

Quanto ao favorito: aposto no Sporting no jogo corrido. Nos penalties é impossível dizer.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Porque todos os treinadores têm a sua metodologia. O JJ no Benfica, em 6 anos, nunca teve uma aposta consistente na formação. No Sporting não tenho motivos para acreditar que o fará. Leonardo Jardim e Marco Silva, no seu tempo, serão treinadores que apostaram mais em jovens que o JJ alguma vez fará. O Sporting está a contratar muitos estrangeiros. Um bocado estranho tendo em conta que a formação é a principal aposta (e nem abordo as supostas dificuldades financeiras que acabaram rapidamente). Uma das críticas ao MS não era essa? Contratar jogadores de fora ao invés da formação?

Eu cá ainda me lembro disto:

O técnico do Benfica, Jorge Jesus, classificou esta quarta-feira Nemanja Matic como "o melhor médio defensivo do Mundo" e considerou que será "impossível" contratar alguém igual ao futebolista sérvio, que se transferiu para o Chelsea.

“Na formação para render o Matic? Só nascendo dez vezes, mas temos de encontrar soluções. Também acho que no mercado em nenhuma parte do Mundo seríamos capazes de encontrar um substituto para ele. Para mim o Matic é o melhor médio-defensivo do Mundo, é escusado ir à equipa A ou à equipa B, pois é algo que não existe”, referiu.

http://www.record.xl.pt/futebol/nac...render-matic-so-nascendo-10-vezes-863058.html

O Sporting com um modelo semelhante ao do Barcelona, com a maioria da equipa formada no clube? O poder podem mas não é com o JJ. Não deixa de ser interessante a mudança de opinião, basta o treinador mudar de equipa:

http://sporting.blogs.sapo.pt/jorge-jesus-e-o-mito-anti-formacao-2126649

O JJ é um treinador de formação... para estrangeiros. Tem uma particularidade. Eu lembro-me dos primeiros tempos do Rui Patrício no Sporting e os frangos que deu/erros que cometeu (não, nem sempre foi o super-craque que dizem que é). Na altura o Paulo Bento foi muito criticado. O JJ nunca faria isto com um português. Mal errasse nunca mais aparecia. Com estrangeiros a opinião é outra, por exemplo, o Roberto ou o David Luiz a defesa esquerdo. A minha opinião do JJ é independente do clube que representa. Se viesse para o Porto era igual. Mas o Porto é desconhecido em termos de formação. Nem há essa expectativa. O Porto era perfeito para o esquema do JJ. Comprar jogadores estrangeiros mais ou menos jovens com muita expectativa e vendê-los por muito mais dinheiro. Não se pode é desconversar sempre que convém. A Leonardo e a Marco foi uma exigência mais que clara: apostar fortemente na formação com limitações financeiras. Vem o JJ e o paradigma muda. Claro que apontar isto deve despertar a ira de todos aqueles ferozmente pró-BdC. Mas penso que é aparente que há aqui uma ligeira quebra de uma promessa eleitoral. O BdC quer títulos no imediato. E se for preciso encher a equipa de estrangeiros, que seja. O Sporting não tem a capacidade financeira para imitar o Benfica (dar 9 ou 10 milhões pelo Cardozo, 7 pelo Samaris). Pode é comprar jovens promissores por uma bagatela (como fez com o David Luiz ou DiMaria). Mas isso vai exatamente contra o propósito da academia. Por agora contenta-se a comprar jogadores com alguma idade para complementar. Assumindo que a maioria deles vai ser titular (Bryan Ruiz, Aquillani, Naldo/Ciani) o Sporting a médio prazo vai ser como o Benfica, cheio de estrangeiros. Como é óbvio ainda é cedo para verificar aquilo que prevejo. Portanto, o melhor mesmo é esperar. Os jogadores que já jogam na equipa principal não contam. Conta sim, quantos jogadores da equipa B vingarão na equipa principal, ou seja, pós-entrada de JJ. Para já, o caso de Gelson Martins é o mais claro. Ver-se-á se este é a primeira aposta da formação de JJ.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel
Concordo plenamente com a afirmação do Orion, que o JJ é um treinador de formação de estrangeiros.
Apesar de ser benfiquista e que apreciado o regresso às vitórias do Benfica, nunca simpatizei com o JJ, muito menos pela forma de tratar os jogadores da formação benfiquista, os quais não tiveram muitas oportunidades no Benfica (segundo as opções do JJ) e foram vendidos para diversos clubes europeus, nos quais vieram a afirmar-se, como no caso do André Gomes e do Bernardo Silva, entre outros.
Por vezes preferia ver o Benfica com "prata da casa" do que com carradas de jogadores de duvidosa qualidade, os quais são apostas do JJ e que pouco ou nada acrescentaram ao Benfica durante a sua permanência no clube.

http://tvgolos.pt/flops-brasileiros-de-jorge-jesus-custaram-247-milhoes-ao-benfica/

Quando à situação e evolução da equipa do Sporting, sem dúvida alguma o JJ irá fazer igual ao que fez no Benfica. Creio que já ficou clara a futura política de contratações, mas duvido que, se os resultados desportivos não sejam os esperados, o JJ permaneça tanto tempo no Sporting como o fez durante aqueles dois anos no Benfica, na era Vítor Pereira no FCP...

- o Rui Vitória não cortou a direito, não impôs a sua ideia de jogo logo do 1º treino e era natural que o fizesse...
- os jovens continuam adiados.
- a defesa pra mim tem lacunas graves.

o que vai ser o jogo? não faço ideia. O Sporting é uma equipa em obras mas tem uma ideia de jogo, algo que não se vê no Benfica. O Sporting sabe pra onde vai, o Benfica ainda não... e por isso pra mim é favorito.

Porque todos os treinadores têm a sua metodologia. O JJ no Benfica, em 6 anos, nunca teve uma aposta consistente na formação. No Sporting não tenho motivos para acreditar que o fará. Leonardo Jardim e Marco Silva, no seu tempo, serão treinadores que apostaram mais em jovens que o JJ alguma vez fará. O Sporting está a contratar muitos estrangeiros. Um bocado estranho tendo em conta que a formação é a principal aposta (e nem abordo as supostas dificuldades financeiras que acabaram rapidamente). Uma das críticas ao MS não era essa? Contratar jogadores de fora ao invés da formação?

Eu cá ainda me lembro disto:

http://www.record.xl.pt/futebol/nac...render-matic-so-nascendo-10-vezes-863058.html

O Sporting com um modelo semelhante ao do Barcelona, com a maioria da equipa formada no clube? O poder podem mas não é com o JJ. Não deixa de ser interessante a mudança de opinião, basta o treinador mudar de equipa:

http://sporting.blogs.sapo.pt/jorge-jesus-e-o-mito-anti-formacao-2126649

O JJ é um treinador de formação... para estrangeiros. Tem uma particularidade. Eu lembro-me dos primeiros tempos do Rui Patrício no Sporting e os frangos que deu/erros que cometeu (não, nem sempre foi o super-craque que dizem que é). Na altura o Paulo Bento foi muito criticado. O JJ nunca faria isto com um português. Mal errasse nunca mais aparecia. Com estrangeiros a opinião é outra, por exemplo, o Roberto ou o David Luiz a defesa esquerdo. A minha opinião do JJ é independente do clube que representa. Se viesse para o Porto era igual. Mas o Porto é desconhecido em termos de formação. Nem há essa expectativa. O Porto era perfeito para o esquema do JJ. Comprar jogadores estrangeiros mais ou menos jovens com muita expectativa e vendê-los por muito mais dinheiro. Não se pode é desconversar sempre que convém. A Leonardo e a Marco foi uma exigência mais que clara: apostar fortemente na formação com limitações financeiras. Vem o JJ e o paradigma muda. Claro que apontar isto deve despertar a ira de todos aqueles ferozmente pró-BdC. Mas penso que é aparente que há aqui uma ligeira quebra de uma promessa eleitoral. O BdC quer títulos no imediato. E se for preciso encher a equipa de estrangeiros, que seja. O Sporting não tem a capacidade financeira para imitar o Benfica (dar 9 ou 10 milhões pelo Cardozo, 7 pelo Samaris). Pode é comprar jovens promissores por uma bagatela (como fez com o David Luiz ou DiMaria). Mas isso vai exatamente contra o propósito da academia. Por agora contenta-se a comprar jogadores com alguma idade para complementar. Assumindo que a maioria deles vai ser titular (Bryan Ruiz, Aquillani, Naldo/Ciani) o Sporting a médio prazo vai ser como o Benfica, cheio de estrangeiros. Como é óbvio ainda é cedo para verificar aquilo que prevejo. Portanto, o melhor mesmo é esperar. Os jogadores que já jogam na equipa principal não contam. Conta sim, quantos jogadores da equipa B vingarão na equipa principal, ou seja, pós-entrada de JJ. Para já, o caso de Gelson Martins é o mais claro. Ver-se-á se este é a primeira aposta da formação de JJ.
Não concordo nada mas são opiniões.

Estado
Fechado para novas mensagens.