Porque todos os treinadores têm a sua metodologia. O JJ no Benfica, em 6 anos, nunca teve uma aposta consistente na formação. No Sporting não tenho motivos para acreditar que o fará. Leonardo Jardim e Marco Silva, no seu tempo, serão treinadores que apostaram mais em jovens que o JJ alguma vez fará. O Sporting está a contratar muitos estrangeiros. Um bocado estranho tendo em conta que a formação é a principal aposta (e nem abordo as supostas dificuldades financeiras que acabaram rapidamente). Uma das críticas ao MS não era essa? Contratar jogadores de fora ao invés da formação?
Eu cá ainda me lembro disto:
http://www.record.xl.pt/futebol/nac...render-matic-so-nascendo-10-vezes-863058.html
O Sporting com um modelo semelhante ao do Barcelona, com a maioria da equipa formada no clube? O poder podem mas não é com o JJ. Não deixa de ser interessante a mudança de opinião, basta o treinador mudar de equipa:
http://sporting.blogs.sapo.pt/jorge-jesus-e-o-mito-anti-formacao-2126649
O JJ é um treinador de formação... para estrangeiros. Tem uma particularidade. Eu lembro-me dos primeiros tempos do Rui Patrício no Sporting e os frangos que deu/erros que cometeu (não, nem sempre foi o super-craque que dizem que é). Na altura o Paulo Bento foi muito criticado. O JJ nunca faria isto com um português. Mal errasse nunca mais aparecia. Com estrangeiros a opinião é outra, por exemplo, o Roberto ou o David Luiz a defesa esquerdo. A minha opinião do JJ é independente do clube que representa. Se viesse para o Porto era igual. Mas o Porto é desconhecido em termos de formação. Nem há essa expectativa. O Porto era perfeito para o esquema do JJ. Comprar jogadores estrangeiros mais ou menos jovens com muita expectativa e vendê-los por muito mais dinheiro. Não se pode é desconversar sempre que convém. A Leonardo e a Marco foi uma exigência mais que clara: apostar fortemente na formação com limitações financeiras. Vem o JJ e o paradigma muda. Claro que apontar isto deve despertar a ira de todos aqueles ferozmente pró-BdC. Mas penso que é aparente que há aqui uma ligeira quebra de uma promessa eleitoral. O BdC quer títulos no imediato. E se for preciso encher a equipa de estrangeiros, que seja. O Sporting não tem a capacidade financeira para imitar o Benfica (dar 9 ou 10 milhões pelo Cardozo, 7 pelo Samaris). Pode é comprar jovens promissores por uma bagatela (como fez com o David Luiz ou DiMaria). Mas isso vai exatamente contra o propósito da academia. Por agora contenta-se a comprar jogadores com alguma idade para complementar. Assumindo que a maioria deles vai ser titular (Bryan Ruiz, Aquillani, Naldo/Ciani) o Sporting a médio prazo vai ser como o Benfica, cheio de estrangeiros. Como é óbvio ainda é cedo para verificar aquilo que prevejo. Portanto, o melhor mesmo é esperar. Os jogadores que já jogam na equipa principal não contam. Conta sim, quantos jogadores da equipa B vingarão na equipa principal, ou seja, pós-entrada de JJ. Para já, o caso de Gelson Martins é o mais claro. Ver-se-á se este é a primeira aposta da formação de JJ.