Desporto 2014-2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
Vai ser campeão. Farto de euforias de pré-época ando eu, a melhor época do Benfica deste século foi a passada, que se seguiu a uma pré-época atribulada.

E não esquecer que neste momento estão indisponíveis Luisão, Jardel, Lisandro Lopez, Sílvio, Fejsa, Sulejmani, e por muita treta que inventem na comunicação social é evidente que um guarda-redes e um ponta de lança serão ainda contratados.

Quanto às saídas, o dinheiro não cai das árvores, exceptuando a venda do Garay (que continuo a pensar terá outras contrapartidas, o valor baixo da venda terá sido para aldrabar o Real Madrid) todas as restantes vendas foram por montantes acima do valor real do jogador vendido. Ou pelo valor da cláusula de rescisão.

Post do ano! :D

No longínquo dia 2 de Agosto de 2014!

• Gosto
Reactions: mr. phillip
Eish. Escrito e certo :lol:

O Jackson está para o Porto como o Jonas para o Benfica. Deu para ver na LC sem ele.

Já escrevi. O Porto rebentou em Munique. Por acaso nem esperava um grande resultado em belém. Historicamente, o Porto tem grandes dificuldades lá.

Há uma diferença. O Jackson é fantástico e toda a gente sabe disso. Não é um coelho tirado da cartola. O Jonas ninguém sabia quem ele era. Veio a custo zero e foi 'obra' do JJ, salvo seja. Ainda hoje o Ricardo Araújo Pereira dizia que em conversa com Jesus, na altura em que o Talisca estava no mó de cima, RAP se fartou de o elogiar e JJ respondeu-lhe que a 'estrela' seria Talisca. JJ é 'bronco', dá pontapés na gramática e é arrogante. Mas sabe o que faz. Acho o Lopetegui fraquinho. A todos os níveis.

Há uma diferença. O Jackson é fantástico e toda a gente sabe disso. Não é um coelho tirado da cartola. O Jonas ninguém sabia quem ele era. Veio a custo zero e foi 'obra' do JJ, salvo seja.

São coisas diferentes. Escreveste que sem o Jackson o Porto tinha ficado atrás do Sporting. Eu escrevi que sem o Jonas o Benfica nunca teria sido campeão. Esse é um aspeto. O outro aspeto é que o Jackson individualmente é muito superior. O Lopetegui potenciou/manteve o seu valor. Brahimi também está muito bem cotado. Danilo sai por 30 milhões. Infelizmente o problema com o Quaresma persiste. O Jesus conseguiu inserir um jogador, Jonas, tecnicamente muito abaixo quando comparando com o Jackson, num coletivo. É esse o feito que conseguiu. Jonas marcou golos que Lima não marcaria. Uma boa pergunta. Nesta época, quantos jogadores o JJ valorizou internacionalmente? Podes dizer que isso não interessa mas isso não é verdade. Se não valoriza, não vende. Se não vende... O aspeto económico anda de mãos dadas com o aspeto desportivo. Este ano o Porto pode não ter ganho nada mas está na linha da frente para conseguir receitas para alimentar o esquema ponzi.

O Benfica sempre teve dois extremos (Gaitan e Salvio) que faziam muito bem as alas. O Porto este ano teve uma defesa central muito fraca. Mas acho até que o pior foi o meio campo. Os jogadores são muito homogéneos (escrevi isto várias vezes). Um 4-3-3 necessita de um criador de jogo. O Porto não tinha. Oliver jogava sempre nas alas. Quintero idem. Nenhum dos dois conseguiu afirmar-se nessa posição. Ainda ninguém ultrapassou o Deco nesse aspeto. O jogo sempre dependeu das alas. O miolo teria feito a diferença toda.

O Porto perdeu por culpa própria. O Benfica com o Sporting não conseguiu grandes resultados (coisa comum nos últimos anos). O Jesus pegou em jogadores como Jardel ou Pizzi e construiu uma equipa capaz de hegemonia interna. Lá fora, como se viu, chega a envergonhar as prestações na Champs. Porventura a inexperiência do treinador na alta roda do futebol. Na aprendizagem infelizmente comete-se erros. É aprender e avançar.

JJ é 'bronco', dá pontapés na gramática e é arrogante. Mas sabe o que faz.

Motivo pelo qual duvido Jesus seja material de Real Madrid. Os jogadores nesses clubes são misses. Se criticas tens que ter uma proximidade com os jogadores (tipo Mourinho). Tem de haver um equilíbrio, deixar uma marca permanente. Acredito que os jogadores rapidamente lhe apresentariam a porta da saída. Ainda assim, o JJ é bom para potenciar jogadores de talento. Não me importaria nada em ver Quintero sob a orientação de JJ. Contudo, o JJ não é treinador de formação nem será treinador para o projeto do benfica aquando da reestruturação 'a doer'. O modelo do JJ será insustentável. Ademais, os mesmo que elogiam as adaptações são os mesmo que criticam-nas quando dão bronca. Eu lembro-me do David Luiz a defesa esquerdo e a chapa 5 no Dragão. Goleadas todos levam. O Mourinho já levou no Real, quanto mais o Lopetegui no modesto Porto.

Acho o Lopetegui fraquinho. A todos os níveis.

Perder um campeonato 3 ou 4 pontos atrás do 1º não é sinal de incompetência por si só. A memória dos adeptos é curta. Para o Jesus passar de bestial a besta basta pouco.

Contextualmente a pressão foi muito alta para o Lopetegui. Primeira experiência, muitos jogadores novos. Um grande investimento. Deu bronca. Às vezes dá. Eu cá lembro-me de alguns clubes que investem balúrdios e pouco ou nada ganham tendo em conta o investimento. Man. City é o exemplo mais claro. Provavelmente na próxima época 80 pontos dá para ficar 10/15 pontos à frente do 2º. Ideologicamente, o Lopetegui é o treinador perfeito para o Porto. Veio das seleções jovens. O Porto vai ter que se virar para a formação. Ou então começar a fazer como o Mourinho fez. Comprar nacional. Isso de sul-americanos vai estoirar. Ser admnistrador é difícil nesses momentos. Incerteza ou aguentar a tempestade? Se houvesse guito era ir buscar o Klopp do Dortmund :lol:. No fim de tudo dá para perguntar: Será que o Porto fez bem em despedir o Paulo Fonseca? A equipa dada ao Lopetegui foi completamente diferente. Se não crês muito nos argumento que escrevi, há um mais simples. Sabes quem, um dia, foi despedido do Benfica? O Mourinho. Em que clube português ganhou mais títulos? O Vieira também aguentou a tempestade com o JJ quando todos pediam a cabeça. E alguns que agora elogiam foram os mesmos que queriam dar a bandeja. O futebol é isto. Tem uma 'bipolaridade' (uso o termo de forma leve porque a condição é séria) desconcertante. No ano que vem esta época é apenas mais um facto histórico desprovido da emocionalidade agora abundante.

Última edição:
O Benfica foi campeão em parte devido ao demérito do FCP, o Lopetegui não estudou com atenção o dossier "Futebol Português", senão não teria cometido erros graves que o levaram a não ganhar nada este ano, erros como pensar que podia rodar a equipa contra todos os "pequenos" que dava vitória na mesma, devia saber que as equipas ditas pequenas se esforçam a dobrar quando jogam com os grandes e que não se pode vacilar porque todos os pontos são preciosos (como se veio a verificar). A não aposta de início num jogador que tivesse sido uma referência no clube, alguém com aquela raça tripeira que ajudou a fazer do FCP um grande clube (Quaresma), jogar maioritariamente com "putos" espanhóis que não sentem o clube foi um erro fatal. Se o Lopetegui tivesse estado atento à história recente do futebol português jamais se teria ajoelhado no jogo com o Belenenses, ele próprio se sujeitou ao gozo e humilhação.

Continuo a achar que fez bem. Com jogadores novos há que rodar para saber quem são os melhores. Escolher sempre os mesmos dá ressentimento e insatisfação. Os jogadores só se esforçam se houver competitividade (mas é sempre complicado gerir os egos no balneário). Penso que a situação do Quaresma no Porto é a mesma que experienciou no Inter e no Barcelona. Daí que se não fosse o Porto a recuperá-lo estaria por um qualquer clube desconhecido (estava nas Arábias se não me engano). A situação não é nova e não acredito que seja um jogador fácil de se lidar. Um jogador que ataca e não defende estraga completamente a segurança da equipa. Isso só é permitido e incentivado a alguns pré-destinados como o Ronaldo ou o Messi. Tem pavio curto. Um treinador não pode permitir dissidência nem que um jogador crie mau ambiente. A escalada é inevitável. O Porto historicamente tem pouca tolerância para a dissidência de jogadores. Geralmente eles saem primeiro que os treinadores. Ver-se-á o que vai acontecer neste caso. Mas criar precedentes é muito mau.

Quanto ao ajoelhar, é um carma engraçado. Mas não é a mesma coisa. O JJ perdeu na casa do rival no último minuto. Ainda assim, nunca trocei porque esse tipo de coisas pode acontecer a qualquer um. De qualquer das formas, a admnistração do FCP não poderá troçar mais com esse acontecimento. Na minha opinião não faz mal nenhum. Esse tipo de comentários só incitam o sectarismo (infelizmente os clubes da bola vivem disso). Mas piores que os dirigentes são os adeptos.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos
Não percebeste o que quis dizer, Orion. Quis apenas dizer que o Jackson ser bom não é novidade nenhum. Qualquer um sabe disso. O Jonas ninguém sabia quem era. Logo. o Jackson ter sido determinante no FCP era expectável. O Jonas foi uma surpresa. Quanto ao lado economicista, isso é assunto para o LFV. Como simpatizante do SLB, quero é ver o SLB ganhar. Tendo os pés no chão, em Portugal não temos equipas para a Champions. Liga Europa e viva o velho. O resto é tapar o sol com a peneira. O Lopetegui tinha tudo para fazer melhor trabalho esta época e o JJ fez mais do que era sua obrigação com o plantel que tinha. Isso são factos. Se na próxima época isso se repete ou não, veremos. Lopetegui pode ficar e ganhar tudo para o ano.Não sei. Mas se me perguntarem hoje, como Benfiquista, se prefiro que fique ou saia, prefiro que fique. Posso é arrepender-me disso, claro.

• Gosto
Reactions: MSantos
Não percebeste o que quis dizer, Orion. Quis apenas dizer que o Jackson ser bom não é novidade nenhum. Qualquer um sabe disso. O Jonas ninguém sabia quem era. Logo. o Jackson ter sido determinante no FCP era expectável. O Jonas foi uma surpresa. Quanto ao lado economicista, isso é assunto para o LFV. Como simpatizante do SLB, quero é ver o SLB ganhar. Tendo os pés no chão, em Portugal não temos equipas para a Champions. Liga Europa e viva o velho. O resto é tapar o sol com a peneira. O Lopetegui tinha tudo para fazer melhor trabalho esta época e o JJ fez mais do que era sua obrigação com o plantel que tinha. Isso são factos. Se na próxima época isso se repete ou não, veremos. Lopetegui pode ficar e ganhar tudo para o ano.Não sei. Mas se me perguntarem hoje, como Benfiquista, se prefiro que fique ou saia, prefiro que fique. Posso é arrepender-me disso, claro.

O Lopetegui é inteligente e acho que é um bom treinador, foi traído pelo desconhecimento que tinha do futebol português e das suas manhas, se ficar acho que tem ainda melhores condições para ser campeão, isto se conseguir reconstruir a equipa depois das saídas importantes previstas (Jackson etc...).

O JJ conseguiu ser campeão com o plantel mais fraco desde que chegou ao Benfica, veremos que "Maneis" vai arranjar para o ano quando Salvio e Gaitan e talvez mais alguns saírem, isto claro se JJ ficar no Benfica, o que espero que aconteça.

O Lopetegui é inteligente e acho que é um bom treinador, foi traído pelo desconhecimento que tinha do futebol português e das suas manhas, se ficar acho que tem ainda melhores condições para ser campeão, isto se conseguir reconstruir a equipa depois das saídas importantes previstas (Jackson etc...).

O JJ conseguiu ser campeão com o plantel mais fraco desde que chegou ao Benfica, veremos que "Maneis" vai arranjar para o ano quando Salvio e Gaitan e talvez mais alguns saírem, isto claro se JJ ficar no Benfica, o que espero que aconteça.

A serem verdade alguns dos rumores que por aí andaram (mau ambiente, 'pancadaria' nos treinos, etc), não vejo grande futuro para Lopetegui. Os adeptos estão, em grande maioria, fartinhos dele até aos cabelos. Imaginemos que fica e começa mal o campeonato. Quanto tempo durará ele no FCP? Eu cá espero que fiquem ambos nos seus respectivos clubes.

Quanto ao lado economicista, isso é assunto para o LFV. Como simpatizante do SLB, quero é ver o SLB ganhar.

'Nim'. Nos clubes em Portugal, como já escrevi, o lado económico é tão ou mais importante que o lado desportivo. E isto está relacionado com a (in)competência dos treinadores. Lopetegui desportivamente ficou aquém. Economicamente fez o que lhe, implicitamente, é pedido. Valorizar para vender. E como já foi escrito, os pontos feitos nesta época dão para ser campeão na larga maioria dos anos. Falhou claramente nos jogos com os grandes.

Mesmo tu, como simpatizante, avalias a equipa. E se a equipa for fraca qual é a componente que é discutida logo a seguir? As finanças e a política de contratações pois claro. É a mesma coisa que um adepto do Sporting dizer (uso o caso porque é o mais flagrante na reestruturação) que o dinheiro não interessa na construção de uma equipa. Ao Sporting falta arrecadar títulos e ter uma base económica mais forte para vender mais caro. Os jogadores querem sair mais depressa de lá (quando comparando com Benfica e Porto) por estes dois motivos. E depois é um ciclo que se autoalimenta (forma jogadores mas não os aguenta. Depois não consegue ganhar títulos e isto reforça a saída de jogadores).

Aliás, a austeridade no futebol também se autoalimenta. Quanto menos dinheiro se gasta menor qualidade tenderão a ter os jogadores. E isso afeta o rendimento desportivo e, subsequentemente, as receitas e a qualidade das aquisições. Contudo, há sempre casos especiais. O Benfica deste ano é um caso especial.

Quanto ao Porto, mesmo que tivesse ganho muitos títulos gastos desta magnitude são duram muito. Aquisições como Danilo, Alex Sandro ou Adrian Lopéz (>10ME) estão muito além dos horizontes possíveis e recomendados (só mesmo com engenharias financeiras e parcerias cinzentas com fundos e empresários). Nunca esperei que o Danilo fosse vendido por esse preço (30ME). Ainda bem que o foi. Mas também já escrevi que entre prémios, comissões, favores e pagamento de juros (sem abaixamento da dívida) o dinheiro desaparece todo. Novamente, também vejo com ironia que o Benfica faz vendas milionárias e o passivo estagna. Ou seja, não duvido que hajam as mesmas engenharias financeiras que no Norte. Para ser justo, e já escrevi isto, a conversa dos ativos são tretas. Basta haver rumores de que um clube vai mal para o preço dos ativos descer a pique. Passivo é fixo. Ativo é especulação.

Vai lá falar disso à maioria dos adeptos do FCP que estão com vontade de 'esganar' o Lopetegui. O que eles querem é a mística e as vitórias de volta. Se isso for acompanhado de sucesso financeiro, óptimo. Se não for...

Vai lá falar disso à maioria dos adeptos do FCP que estão com vontade de 'esganar' o Lopetegui. O que eles querem é a mística e as vitórias de volta. Se isso for acompanhado de sucesso financeiro, óptimo. Se não for...

:lol: Isso aí é mais complicado. Escrevo por mim. Contudo, qual é o adepto que não gosta de ver grandes somas a, supostamente, entrar no clube? Os adeptos (de qualquer clube) são de extremos, mas na admnistração há que ser minimamente ponderado. Escolhas fáceis não há e o passado está presente através dos "ses".

Não digo o contrário, Orion. Digo é que isso sem vitórias e títulos não vale nada para a massa adepta. Podes ter tudo a correr bem financeiramente, mas sem sucessos desportivos nos clubes que a eles aspiram, tens assobios e lenços brancos e treinadores e direcções a serem questionados.

E assim terminou a Primeira Liga:

Dm5YagC.png

Vencedor: SL Benfica
Despromovidos: Gil Vicente e Penafiel
Liga dos Campeões: SL Benfica, FC Porto e Sporting CP (3ª pré-eliminatória)
Liga Europa: Sp. Braga, Vit. Guimarães e Belenenses

Mais vitórias: SL Benfica (27)
Menos vitórias: Académica e Gil Vicente (4)
Mais empates: Estoril (13)
Menos empates: SL Benfica (4)
Mais derrotas: Penafiel (22)
Menos derrotas: FC Porto e Sporting (2)
Sequência de jogos sem perder: FC Porto (16)

Mais golos marcados: SL Benfica (86)
Menos golos marcados: Vit. Setúbal (24)
Mais golos sofridos: Penafiel (69)
Menos golos sofridos: FC Porto (13)
Maior diferença de golos (positiva): SL Benfica (70)
Maior diferença de golos (negativa): Penafiel (-40)

Melhor marcador: Jackson Martínez - FC Porto (21)

Jornada emocionante agora mesmo na 2ª Liga onde se joga tudo!
Parece-me estar a desenhar-se a subida do Tondela e União da Madeira.
Neste momento o Chaves vai ganhando mas o União também, este último tem vantagem frente aos transmontanos, o Tondela está empatado sem golos frente ao Feamunde que joga com 10 e o Covilhã está empatado sem golos nos Açores frente ao Santa Clara.

Vamos acreditar até ao fim! Embora me pareça cada vez mais pelo que vou ouvindo que as chances estão do lado do Tondela e União. :(

Estado
Fechado para novas mensagens.