Detector de Trovoada - blitzortung

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Muito interessante esse KIT. Talvez venha a colocar um em funcionamente aqui em Sines. Infelizmente como desempregado, de momento tenho que ter alguns cuidados com as despesas, mas se a situação melhorar é de considerar uma aquisição de um detector desses. Parece muito completo e bem desenvolvido. Não sei como se comporta a nivel de software, mas pelo menos o hardware ( que é a minha especialidde) está com um optimo aspecto, e a PCB (desenhada com o software EAGLE) está muito bem arrumadinha.

Cumprimentos

Dá uma vista de olhos, neste momento em tempo real :)

http://www.lightningmaps.org/realtime?lang=en&bouser
 


lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Muito interessante esse KIT. Talvez venha a colocar um em funcionamente aqui em Sines. Infelizmente como desempregado, de momento tenho que ter alguns cuidados com as despesas, mas se a situação melhorar é de considerar uma aquisição de um detector desses. Parece muito completo e bem desenvolvido. Não sei como se comporta a nivel de software, mas pelo menos o hardware ( que é a minha especialidde) está com um optimo aspecto, e a PCB (desenhada com o software EAGLE) está muito bem arrumadinha.

Cumprimentos

Sendo a tua especialidade e se tiveres acesso aos componentes necessarios, podes mandar vir só os PCB's, ele vende só isso.;)
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Para quem perceber de electrotécnica e tiver acesso ao material necessário, os PCB's são vendidos a parte.

Esta é a informação que é fornecida :

"If you are interested to assemble and setup an own station, you can get

the VLF amplifier board PCB 5 Version 7 for 10.00 Euro and
the USB Controller board PCB 6 Version 8usb for 10.00 Euro,
= 20.00 Euro plus shipping.

The price for shipping two boards is 4 Euro all over the world. This is that what you need in any case."
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Se não me engano a placa (ou as placas) conforme estão desenhadas utilizam muitos componentes SMD (o que é normal nos dias que correm) só que isso dificulta bastante uma montagem caseira a quem não tenha equipamento adequado para a soldadura dos mesmos.

Talvez um dia venha a adquirir um dos kits, acho o projecto interessante.
 
  • Gosto
Reactions: lsalvador

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Se não me engano a placa (ou as placas) conforme estão desenhadas utilizam muitos componentes SMD (o que é normal nos dias que correm) só que isso dificulta bastante uma montagem caseira a quem não tenha equipamento adequado para a soldadura dos mesmos.

Talvez um dia venha a adquirir um dos kits, acho o projecto interessante.

Se quiseres umas fotos detalhadas posso arranjar e como estas muito a vontade com electrónica , podes adquirir só os PCB's e montar o kit adquirindo o resto dos componentes por cá.

Nota : aquela placa verde que vês nas fotos, já vem montado de fabrica.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Nota : aquela placa verde que vês nas fotos, já vem montado de fabrica.

Essa placa verde, que basicamente é uma "development board" e que contem o CPU do sistema, consegue-se arranjar facilmente por mais ou menos 30€.

Comprar apenas as placas e RED e depois tentar encontrar os componentes é uma opção embora a experiência me diga que na maior parte das vezes é preferivel adquirir o kit completo, muitas vezes o tempo que se gasta de loja em loja acaba por representar uma gasto maior.

Não sei se eles vendem algum kit apenas com as placas RED e respectivos componentes, se assim fosse seria muito bom.

Obrigado pela sua disponibilidade em disponibilizar informação, certamente que se vier a me meter nisto irei contactá-lo, no entanto não será uma coisa para já, pois ando com vários projectos em mão que quero concluir primeiro. O que ando desde já a fazer é procurar manter-me atento ao assunto, e ao seu desenvolvimento.
 
  • Gosto
Reactions: lsalvador

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Boas, sim ele vende só as placas, custam 24€ com portes incluídos, não te esqueças que tens de programar uma eprom, mas esta disponível no site a FW para tal.

E ainda hoje saiu nova versão beta para testar, a versão 7.05B.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Sinceramente não entendo a politica de vender esse equipamento "por peças", o que implica que muitos desistam do projecto logo à partida....como eu;)
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Essa placa verde, que basicamente é uma "development board" e que contem o CPU do sistema, consegue-se arranjar facilmente por mais ou menos 30€.

Comprar apenas as placas e RED e depois tentar encontrar os componentes é uma opção embora a experiência me diga que na maior parte das vezes é preferivel adquirir o kit completo, muitas vezes o tempo que se gasta de loja em loja acaba por representar uma gasto maior.

Não sei se eles vendem algum kit apenas com as placas RED e respectivos componentes, se assim fosse seria muito bom.

Obrigado pela sua disponibilidade em disponibilizar informação, certamente que se vier a me meter nisto irei contactá-lo, no entanto não será uma coisa para já, pois ando com vários projectos em mão que quero concluir primeiro. O que ando desde já a fazer é procurar manter-me atento ao assunto, e ao seu desenvolvimento.

Qual é o teu email, mando-te a informação que ele me forneceu na altura, o kit completo como já é sabido, custa cerca de 200€, mas ele vende só o material que precisares, baixando o custo do kit. :thumbsup:
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Mais informação para os potencias interessados

---------------------------

However, I recommend you try to get as many parts as possible in your country. This is especially true of the heavy material. The price for shipping depends on the weight. I suggest you order a complete kit without some or all of the following parts which will reduce the price as follows:

Complete Kit (amplifier 12.3 and controlle 10.3) = 187,25 Euro

* without the two 12cm ferrite rod antennas = -45 Euro
(you can build your own loop antennas)

* without USB power supply = -4 Euro
(you can use andy 5V USB power supply)

* without two 5 meter CAT connection cable = -5 Euro
(you can get CAT cables all over the world)

* without the USB connection cable = -1 Euro

* without the STM32F4DISCOVERY board = -15 Euro
(you can get this board from www.mouser.com world wide)

* without the external GPS antenna (SMA, 2 m) = -12 Euro
(you can use any SMA externel GPS antenna, may be that 2m are to short for your application)


Manual do projecto-> Manual
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Boas, sim ele vende só as placas, custam 24€ com portes incluídos, não te esqueças que tens de programar uma eprom, mas esta disponível no site a FW para tal.

E ainda hoje saiu nova versão beta para testar, a versão 7.05B.

Acho que isso não seria um problema.

Esta ultima informação que publicou, está a tornar a coisa ainda mais interessante, pois há uma série de coisas que não necessito adquirir, (antena GPS, cabos, fontes de alimentação, etc, etc...). O que tiver de adquirir prefiro que seja tipo kit completo. Montar não será problema.

Algum link onde se possa ver preços ou é melhor contacto por e_mail com alguem?

O meu e_mail segue por PM.
 
  • Gosto
Reactions: lsalvador

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Acho que isso não seria um problema.

Esta ultima informação que publicou, está a tornar a coisa ainda mais interessante, pois há uma série de coisas que não necessito adquirir, (antena GPS, cabos, fontes de alimentação, etc, etc...). O que tiver de adquirir prefiro que seja tipo kit completo. Montar não será problema.

Algum link onde se possa ver preços ou é melhor contacto por e_mail com alguem?

O meu e_mail segue por PM.

Tens mail ;)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Obrigado, já vi. Irei responder-lhe mais logo.

Estive a dar uma olhada mais atenta no manual, não sei se terá sido bom tê-lo feito!
Definitivamente estou interessado no sistema. Vou tentar efectuar uma estimativa dos custos do material e de tudo o resto envolvido. Interessa-me o sistema com a antena externa (PCB13 e PCB14). O local de instalação é praticamente livre de interferências eléctricas (nem rede de telemóvel, nem TDT, ehehehe).
Dependendo dos valores e avaliação das condições de montagem (passagem de cablagem, etc, etc), talvez lá para o verão me venha a meter nisto.

O sistema tem possibilidades muito interessantes inclusive de interacção com outros sistemas externos. Parece-me algo muito bem concebido.