Diferença de temperatura (In)explicável

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O que acontece na Praia da Rainha, acontece longe do mar, p.ex em Carrazeda, ou Lamas de Mouro. Quantas vezes rapidamente ao início da noite, estações junto a vales no interior arrefecem logo muito rapidamente a valores baixos, mas a meio da noite.. Puf! A temperatura sobe num ápice muitos graus, quando levanta o vento! E aí é sem dúvida microescala. Esse vento é brisa de montanha gerada pelo gradiente térmico! E o comportamento é semelhante ao que falámos antes.. Até na estação do Porto se nota isso, não tão acentuadamente, mas muitas vezes em noites de Inverno. Hão de reparar..
E tou a falar de cada caso isoladamente.. Agora imaginemos zonas de vales, perto do mar, já tamos a somar as 2 coisas.
É muito complexo.
Cada sítio tem a sua particularidade, e "pior", particularidades específicas que também variam com oscilações mínimas no tipo de situação sinóptica...
:D
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O que acontece na Praia da Rainha, acontece longe do mar, p.ex em Carrazeda, ou Lamas de Mouro. Quantas vezes rapidamente ao início da noite, estações junto a vales no interior arrefecem logo muito rapidamente a valores baixos, mas a meio da noite.. Puf! A temperatura sobe num ápice muitos graus, quando levanta o vento! E aí é sem dúvida microescala. Esse vento é brisa de montanha gerada pelo gradiente térmico! E o comportamento é semelhante ao que falámos antes..

E já que falaste no exemplo de Carrazêda, ontem às 20h, a estação de lá já estava nos 0ºC. No entanto a mínima não deve ter ido além dos -1ºC.

E aqui comprar o vento vs temperatura, já é mais difícil. Até porque até às 0h, o vento foi nulo e a temperatura completamente constante.

sdfsdf.jpg


sgdgas.jpg


A partir da 1h, a brisa de montanha já se fez sentir, e claramente se nota a no evoluir da temperatura no resto da noite.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Nestes casos, pode haver outro factor (não sei se é o caso, não conheço o local).. Além do ar frio "cair" para os vales, nestes sítios, o sol "esconde-se" mais cedo, o arrefecimento começa mais cedo..
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Boas,

Vou aproveitar para vos colocar uma questão.
Moro não muito longe do dgstorm, junto ao rio homem, num vale que é chamado de vale do homem (acaba poucos km's á frente quando desagua no rio Cávado). Porém este vale parece estender-se até ao mar, ou seja parece ir do mar até à barragem de vilarinho das furmas.
A minha questão é, até que ponto pode esta situação influenciar o clima nesta zona, e até mesmo na barragem de Vilarinho e zona de S.João do Campo (onde está a pousada de juventude)?

Foto tirada no topo de um monte (monte S.Pedro 550/600mms), onde se avista o mar.



Imagem do googleEarth (vista do Oceano para o interior)



Imagem do googleEarth (vista aérea da zona até ao mar)

 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um pequeno grupo, André, Rozzo, Vitamos e eu efectuou uma "caça à estação" recorrendo a imagens de satélite, e aparentemente o vitamos terá descoberto a estação da Praia da Rainha.

A ver se o Henrique que mora lá perto pode ir confirmar.

1-6.jpg


2-7.jpg




Se for mesmo este local, encontra-se a cerca de 400 metros da Praia e cerca de 600 metros da Arriba da Costa da Caparica, que terá ali uns 70 metros de altura.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Por acaso conheço o local, há uns tempos fui lá fazer uma fiscalização às temperaturas dela ao anoitecer. :p
Pena não ter ficado mais tempo por lá, mas ainda assim deu para perceber que algo de estranho se passava.
De qualquer forma, em conversa com o André, combinámos ficar por lá uma tarde desde as 17h até por volta das 23h para fazermos medições e tirarmos algumas conclusões. ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais alguns dados sobre as observações da estação da P.Rainha - Almada.

Estive a ver a variação horária da "Temperatura vs intensidade do vento" dos últimos dias, e de facto, o que aconteceu esta noite, é algo que se repete quando temos uma noite de céu limpo e sem vento.

A temperatura desce livremente até cerca das 0h/1h, altura em que se levanta o vento e faz a temperatura disparar. Infelizmente o IM não possuí arquivo de dados quanto à direcção do vento.

Alguns exemplos:

Dia 9:

9temp.png


9vent.png


Dia 11:

11temp.png


11vent.png


Nos dias 10 e 12, o vento foi constante a noite inteira, daí não se ter verificado a descida brusca da temperatura naquele lugar.

Agora, para mais certezas, só fazendo um trabalho de campo na zona!:p
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a inversao termica é algo que conheço.
na louriceira em arruda dos vinhos e a cerca de 305m de altitude os dias de vento ou de baixa PA sa pois esses factores ajudam na homogenização das massas de ar registrando-se noites com temperaturas proximas aos 0Cº e dias que nem chegam aos 10Cº; nos vales ( bucelas) a temperatura é, nas circunstancias acima referidas, até 5Cº superior.
em situações anticiclonicas ou seja com o ar estavel e boas condições para a inversão acontece que as minimas podem ser de 3Cº e as maximas de 16Cº enquanto em bucelas as minimas tocam valores ligeiramente negativos de ate -5º ( com visiveis mantos de nevoeiro a separar as duas camadas) mas as maximas aproximam-se dos 20Cº.
em dias de vento e entradas frias ( como no caso da gertrudes ou em anticiclones siberianos) na louriceira as temperaturas minimas alcançam valores os valores mais baixos do ano de até -4Cº ( isto nos meses mais frios) e o dia é frio atingindo-se maximas de 8Cº e até pode cair granizo e agua neve sendo que a neve ocorre em média de 19 em 19 anos ( em lisboa só acontece de 45 em 45 anos ).
na lagoa de santo andré sao rarissimos os dias de geada sendo que só acontecem em dias de inverno com fluxo de E em que o ar frio ( com valores proximos ou ligeiramente inferiores a 0Cº) chega do vale do sado, mesmo nestes dias os valores da Tmin raramente baixam dos 3Cº.
no verão dias de vento de E significam temperaturas de 35Cº mesmo na praia.
portanto os climas da louriceira, lagoa e lisboa são completamente diferentes sendo que lisboa tem um clima muito mais parecido com o da lagoa.
na margem sul da AML forma-se uma bolha de ar frio tal como no vale do sado e que pode influenciar zonas proximas das praias como a praia da rainha mas essa bolha nao influencia tanto sesimbra devido á serra da arrabida ( 501m de altitiude); tambem é interessante o efeito moderador do estuario do tejo e do sado.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Qualquer dia tem que se fazer lá uma directa de termómetro na mão :D
A questão aqui é que também não compreendo que tipo de falha pudesse gerar tal comportamento.

Eu já referi n vezes que os dados dessa estação são perfeitamente normais/correctos. Não vale a pena bater mais no ceguinho.

Sigam o conselho do Vince e vão para lá de termometro :rolleyes:
 

The_simpson

Cumulus
Registo
4 Fev 2008
Mensagens
145
Local
Pico de Regalados - Vila Verde (169m)
mas que bem...
não contava com tantas respostas às nossas perguntas!! Obrigado ;)

Respondendo aos que falaram na possibilidade de diferentes estações: as estações são iguais. E de facto as diferenças de temperatura maiores são em noites calmas e de céu limpo.

achei muito interessante também a questão do filipept. Até que ponto o vale do homem pode influenciar. A tua localização é caldelas certo?

o dgstorm está practicamente no fundo do vale, enquanto que a minha casa está numa encosta do vale do lado litoral...

rozzo, não é o caso pois a minha casa deixa de ter sol mais cedo visto que está numa encosta virada para nascente... :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
rozzo, não é o caso pois a minha casa deixa de ter sol mais cedo visto que está numa encosta virada para nascente... :)


certo! mas eu nisso não me referia em relação a ter mínimas mais baixas, mas sim a ser um factor propício ao arrefecimento começar mais cedo, ainda que depois com brisas de montanha ou qq outro motivo durante o resto da noite o frio seja menor..
:)
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
achei muito interessante também a questão do filipept. Até que ponto o vale do homem pode influenciar. A tua localização é caldelas certo?

o dgstorm está practicamente no fundo do vale, enquanto que a minha casa está numa encosta do vale do lado litoral...

A minha localização é S.V. Bico (junto á serração :D )

A representar Caldelas temos o Senador (tem estado ausente)

Já somos quatro no vale do Homem :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bom tópico :)

Não raras vezes no Inverno em situações de inversão témica, quando vou de Melgaço para Braga à noite, é ao chegar à zona de Vila Verde onde registo a mínima de toda a viagem. Já há muitos anos que constato sucessivamente esse "fenómeno". Isto leva-me a pensar que o vale do Rio Homem funcionará como uma espécie de drenagem do ar frio da zona do Gerês fazendo-o descer desde as serras do interior e encaminhando-o até à zona de Vila de Verde.

Coloco uma imagem do Google Earth usando um terrain exageration de 3 para se poder ver melhor.

00003nov151624ii1.jpg