Discussão e classificação de nuvens

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Frente quente a começar agora, chuva moderada.

Uma frente quente é uma superfície de descontinuidade entre duas massas de ar em altitude, com plano inclinado, com ar quente sobre ar mais frio. O ponto de intercepção com a superfície terrestre toma o nome de superfície frontal quente.

image002.jpg
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas pessoal! Bem, parece que venho desenterrar este tópico... Pensei que tinha perdido esta foto (de 2014 se não me engano), mas afinal, passado tanto tempo, apercebi-me de que ainda a tinha aqui algures:confused: Alguém sabe como se classificaria este tipo de nuvem vertical? Nunca tinha visto nada do género...

Ver anexo 541
Parece-me apenas um vulgar Contrail. ;)
 

Ericc

Cirrus
Registo
18 Nov 2022
Mensagens
6
Local
Lisboa
Raras e invulgares formações de nuvens chamadas 'cloud streets' foram avistadas no sul de Inglaterra.
Pergunto-me como se formam
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas pessoal! Bem, parece que venho desenterrar este tópico... Pensei que tinha perdido esta foto (de 2014 se não me engano), mas afinal, passado tanto tempo, apercebi-me de que ainda a tinha aqui algures:confused: Alguém sabe como se classificaria este tipo de nuvem vertical? Nunca tinha visto nada do género...

Ver anexo 541

Pois, até podia ser, mas não me parece... não havia outros rastos na zona.

É um contrail que atravessou faixas com diferentes humidade relativa e/ou ventos.

O facto de não haver mais rastos na zona depende de muitos factores que podem ser desconhecidos, tais como efectivo número de voos que passam naquela zona aérea e naquele horário preciso quando a foto foi tirada, situação atmosférica em evolução rápida em altitude e que só cerca daquele momento e localizadamente proporcionaram condições para a formação de contrails, por exemplo.
 
  • Gosto
Reactions: PedroN

PedroN

Cirrus
Registo
21 Jul 2020
Mensagens
99
Local
Madeira (Calheta)
É um contrail que atravessou faixas com diferentes humidade relativa e/ou ventos.

O facto de não haver mais rastos na zona depende de muitos factores que podem ser desconhecidos, tais como efectivo número de voos que passam naquela zona aérea e naquele horário preciso quando a foto foi tirada, situação atmosférica em evolução rápida em altitude e que só cerca daquele momento e localizadamente proporcionaram condições para a formação de contrails, por exemplo.
Obrigado pela info! A verdade é que nunca tinha visto algo semelhante, vertical, isolada daquela forma e a uma altitude relativamente baixa...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

PedroN

Cirrus
Registo
21 Jul 2020
Mensagens
99
Local
Madeira (Calheta)
Esse dado é interessante, como te apercebeste da altitude baixa, pelo movimento relativo das nuvens entre si? Nestas situações intrigantes e se for possível é muito útil fazer um pequeno vídeo ou time-lapse, com a câmara ou telemóvel bem fixo. 1 minuto é suficiente.
Sim, era bem evidente que estava a baixa altitude comparativamente às restantes nuvens naquele momento... pois é, mas, infelizmente, só tirei foto.