Diversidade climática em Espanha

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Talvez mas porque não comparamos Cascais Estoril por exemplo?
claro que o Porto é mais fresco que Sintra penso que isso seja consensual.Não me refiro a estação de Pena situada em altitude.

Não percebi o sentido da pergunta.

A minha resposta foi a justificação à comparação que fez entre Lisboa e o Porto.
O Porto é mais fresco que Lisboa porque está mais perto da costa ocidental.
Tal como Sintra é mais fresca que Lisboa e Braga é mais quente que o Porto.
(Estou a falar da relação Tmáx no verão vs relação distância com o Atlântico).

A diferença entre P.Rubras e o Mucifal (Sintra), não há-de ser assim muita.
E é óbvio que não estava a falar da estação em altitude. Costumo ser isento nas comparações que faço.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Fundamentalmente as razões com que fazem que o Porto seja mais fresco que Lisboa e seja mais quente que o litoral da Galiza estão directamente relacionadas com a latitude (quando maior a latitude maior a inclinação dos raios solares ao longo de todo o ano, logo menor aquecimento).
Mas frequentemente ocorrem situações em que as temperaturas máximas no Porto superam largamente as temperaturas máximas em Lisboa (tenho constatado este facto geralmente nos meses da Primavera e relaciona-se com o regime de brisas).

Desculpem o off relativamente ao tópico Diversidade climática em Espanha
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não percebi o sentido da pergunta.

A minha resposta foi a justificação à comparação que fez entre Lisboa e o Porto.
O Porto é mais fresco que Lisboa porque está mais perto da costa ocidental.
Tal como Sintra é mais fresca que Lisboa e Braga é mais quente que o Porto.
(Estou a falar da relação Tmáx no verão vs relação distância com o Atlântico).

A diferença entre P.Rubras e o Mucifal (Sintra), não há-de ser assim muita.
E é óbvio que não estava a falar da estação em altitude. Costumo ser isento nas comparações que faço.

Sim André mas se formos assim tão criteriosos não poderemos comparar praticamente cidades e regiões nenhumas e é um facto que o Porto não é só muito mais fresco Lisboa devido ao facto de se encontrar mais perto da Costa.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Fundamentalmente as razões com que fazem que o Porto seja mais fresco que Lisboa e seja mais quente que o litoral da Galiza estão directamente relacionadas com a latitude (quando maior a latitude maior a inclinação dos raios solares ao longo de todo o ano, logo menor aquecimento).

Sim logicamente Gerofil mas é engraçado que o Porto encontra-se quase a mesma distancia da Corunha como aquela que se encontra de Lisboa, e a nivel de temperatura media nos meses de verão as diferenças são muito maiores para a região de Lisboa do que para as cidades Galegas que tem praticamente o mesmo valor de temperatura media.
Mês de Agosto:
Corunha-19ºgraus
Vigo-19ºgraus
Porto-20º graus
Lisboa-24ºgraus
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
:thumbsup:

Correcto: Galiza mais fresco e Lisboa mais quente, com o Porto em posição intermédia (tal e qual como na latitude).

Por mim, o assunto está esclarecido.

Sim Gerofil estou mesmo a perguntar porque é uma questão que me intigra se o Porto está quase a mesma distancia de Lisboa que está da Corunha porque é que as temperaturas no Verão se aproximam mais das sentidas na Corunha do que das de Lisboa? penso que possa ter a ver com o bloqueio causado pelo sistema Montanhoso Montejunto Estrela que nao permitem a entrada de massas de ar quente de Leste e de Sul enquanto que em Lisboa esse bloqueio não existe o que faz com as diferenças entre Porto-Corunha sejam menores que de Porto-Lisboa, fora obviamente o efeito latitude.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Sim Gerofil estou mesmo a perguntar porque é uma questão que me intigra se o Porto está quase a mesma distancia de Lisboa que está da Corunha porque é que as temperaturas no Verão se aproximam mais das sentidas na Corunha do que das de Lisboa? penso que possa ter a ver com o bloqueio causado pelo sistema Montanhoso Montejunto Estrela que permitem a entrada de massas de ar quente de Leste e de Sul enquanto que em Lisboa esse bloqueio não existe o que faz com as diferenças entre Porto-Corunha sejam menores que de Porto-Lisboa, fora obviamente o efeito latitude.

Está também muito relacionado com a proximidade da estação climatológica ao Atlântico. Por exemplo, Sines tem também 19,2ºC de média no mês mais quente, tal com Vigo ou La Corunha.

Fonte
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Está também muito relacionado com a proximidade da estação climatológica ao Atlântico. Por exemplo, Sines tem também 19,2ºC de média no mês mais quente, tal com Vigo ou La Corunha.

Fonte

Provavel mas isso so poderia ser resolvido se podesse transportar a cidade de Lisboa mais para litoral ou a cidade do Porto mais para interior.
Obviamente que a proximidade e a influencia atlantica no nosso clima é determinante e deve ser tida em linha de conta, estes valores de temperatura media nos meses mais quentes são quase impossiveis na maioria das regiões mediterranicas.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Provavel mas isso so poderia ser resolvido se podesse transportar a cidade de Lisboa mais para litoral ou a cidade do Porto mais para interior.
Obviamente que a proximidade e a influencia atlantica no nosso clima é determinante e deve ser tida em linha de conta, estes valores de temperatura media nos meses mais quentes são quase impossiveis na maioria das regiões mediterranicas.

Depende. Valores desta ordem e até mais baixos podem ser observados no litoral da Califórnia. Uma grande parte do litoral da Califórnia tem também clima mediterrâneo.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Depende. Valores desta ordem e até mais baixos podem ser observados no litoral da Califórnia. Uma grande parte do litoral da Califórnia tem também clima mediterrâneo.

Sim mas em ambos os casos esses valores de temperatura media só existem devido á influencia maritima que são sujeitos, algo que não acontence nas regiões banhadas pelo Mar mediterraneo, ou seja, eu aqui não estou a por em causa as definições climatologicas pois ambas são Csb,apenas refiro que é so devido á influencia maritima que tanto na região da costa da california e na costa portuguesa e galega isso acontece e não acontece em Palermo,Atenas,Alicante,Corsega,Sardenha,Maiorca etc.....

E Nota o clima portugues e galego afasta-se ainda mais dos climas tipicamente mediterraneos devido aos valores de percipitação mais elevados e bem superiores aos existentes na california,se compararmos o Porto tem 1100mm de percipitação anual tendo apenas 1,2 meses secos São Francisco tem cerca de 500mm anuais de percipitação e tem 5 meses secos, fora que o Inverno no Porto consegue ser mais frio e rigoroso que o Inverno de São Franscico.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Dan...não te esqueças que a estação climatologica de sines está a uas centenas de metros do mar...e a de Sines-monte chãos está a uns 2km e a 100m de altitude..mesmo assim, Monte chãos é uns 2º e tal mais quente no Verão.

Tambem a questão da latitude é muito importante..sines tem 3 meses de Tmed>19º e 5 de Tmed>17º, o Porto terá muito menos...portanto..o clima do Litoral a sul do cabo raso é mais quente e com verões mais longos, o que é mais importante do que propiamente o valor do mês mais quente.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Sim mas em ambos os casos esses valores de temperatura media só existem devido á influencia maritima que são sujeitos, algo que não acontence nas regiões banhadas pelo Mar mediterraneo, ou seja, eu aqui não estou a por em causa as definições climatologicas pois ambas são Csb,apenas refiro que é so devido á influencia maritima que tanto na região da costa da california e na costa portuguesa e galega isso acontece e não acontece em Palermo,Atenas,Alicante,Corsega,Sardenha,Maiorca etc.....

E Nota o clima portugues e galego afasta-se ainda mais dos climas tipicamente mediterraneos devido aos valores de percipitação mais elevados e bem superiores aos existentes na california,se compararmos o Porto tem 1100mm de percipitação anual tendo apenas 1,2 meses secos São Francisco tem cerca de 500mm anuais de percipitação e tem 5 meses secos, fora que o Inverno no Porto consegue ser mais frio e rigoroso que o Inverno de São Franscico.

Isso da precipitaçao é certo, mas tambem é certo que San Francisco tem veraos muito mais frescos que Porto (ou Galiza), em que pese a estar mais ó sur, 37º de latitude norte em S. Francisco. A media de agosto de San Francisco é de 17,6ºC.
Janeiro em S. Francisco tem media de 9,25ºC, pelo tanto é similar a Porto (9,3ºC).

Dados de San Francisco: http://wwis.aemet.es/093/c00272.htm

O dado da precipitaçao anual nao é un criterio para determinar o clima mediterraneo, ja vimos que Napoles tem uma precipitaçao similar a Porto, e muito maior que Dublin. É mais importante como esta distribuida ao longo do ano.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Isso da precipitaçao é certo, mas tambem é certo que San Francisco tem veraos muito mais frescos que Porto (ou Galiza), em que pese a estar mais ó sur, 37º de latitude norte em S. Francisco. A media de agosto de San Francisco é de 17,6ºC.
Janeiro em S. Francisco tem media de 9,25ºC, pelo tanto é similar a Porto (9,3ºC).

Dados de San Francisco: http://wwis.aemet.es/093/c00272.htm

O dado da precipitaçao anual nao é un criterio para determinar o clima mediterraneo, ja vimos que Napoles tem uma precipitaçao similar a Porto, e muito maior que Dublin. É mais importante como esta distribuida ao longo do ano.

Por isso mesmo San Francisco tem muito mais meses secos que o Porto ou a Galiza, ignorar a influencia atlantica a Norte de Portugal ou no sul da Galiza para mim um erro enorme se voce não o acha ou se voces não o acham é com voces, Napoles nunca tem um Verão com temperaturas maximas de 21º,22º durante varios dias seguidos como acontece no Norte de Portugal Litoral nem noites mais frescas isso so acontece devido á influencia atlantica que a nossa região tem, se querem ignorar isso estejam a vontade mas nem Koopen o fez.
E não é só isso os verões são mais curtos e menos prolongados etc etc tudo devido a influencia atlantica no nosso clima que é constantemente ignorada e posta de lado, mas se pensam que por ignorarem a influencia atlantica no nosso clima isso muda alguma coisa não muda, por algum motivo as praias do Porto de Aveiro ou de Viana do Castelo não estão cheias de ingleses e holandeses ao contrario das praias do mediterraneo.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sim Gerofil estou mesmo a perguntar porque é uma questão que me intigra se o Porto está quase a mesma distancia de Lisboa que está da Corunha porque é que as temperaturas no Verão se aproximam mais das sentidas na Corunha do que das de Lisboa?

A resposta já lhe foi dada. É inequívoco que isso de deve à distância ao atlântico que tantas vezes fala e aqui parece estar a ignorar.
Se a estação de Lisboa fosse no Mucifal os valores seriam idênticos ao Porto.
Se a estação do Porto fosse em Paredes, os valores seriam idênticos a Lisboa.

E não é só isso os verões são mais curtos e menos prolongados etc etc tudo devido a influencia atlantica no nosso clima que é constantemente ignorada e posta de lado, mas se pensam que por ignorarem a influencia atlantica no nosso clima isso muda alguma coisa não muda, por algum motivo as praias do Porto de Aveiro ou de Viana do Castelo não estão cheias de ingleses e holandeses ao contrario das praias do mediterraneo.

Aliás, dá a resposta aqui.
E nem precisa de ir tão para norte.
Guincho, Praia Grande, Magoito, Santa Cruz, Ericeira, etc.
Tudo praias perto de Lisboa e que no verão não ficam nada atrás ao litoral norte.

No entanto, atravessa o Tejo, e tem 15km de areal entre a Caparica e a Lagoa de Albufeira que não tem absolutamente nada a ver.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Por isso mesmo San Francisco tem muito mais meses secos que o Porto ou a Galiza, ignorar a influencia atlantica a Norte de Portugal ou no sul da Galiza para mim um erro enorme se voce não o acha ou se voces não o acham é com voces, Napoles nunca tem um Verão com temperaturas maximas de 21º,22º durante varios dias seguidos como acontece no Norte de Portugal Litoral nem noites mais frescas isso so acontece devido á influencia atlantica que a nossa região tem, se querem ignorar isso estejam a vontade mas nem Koopen o fez.
E não é só isso os verões são mais curtos e menos prolongados etc etc tudo devido a influencia atlantica no nosso clima que é constantemente ignorada e posta de lado, mas se pensam que por ignorarem a influencia atlantica no nosso clima isso muda alguma coisa não muda, por algum motivo as praias do Porto de Aveiro ou de Viana do Castelo não estão cheias de ingleses e holandeses ao contrario das praias do mediterraneo.

Nao ignoro esa influença, pelo contrario eu ja disse desde o primeiro momento que o clima do norte de Portugal e Galiza é de transiçao entre o mediterraneo e oceanico. Mas tampouco é clima oceanico. Porto/Serra do Pilar tem uma media em dezembro de 195 mm, em xulho somente 18 mm. Com esa distribuçao da precipitaçao acho que nao é clima oceanico.