Diversidade climática em Espanha

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Pek 22 Dez 2010 às 15:19.

  1. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,706
    Local:
    Bragança (675m)
    Não sei se já alguma vez aconteceu, mas não me parece assim tão improvável.

    De qualquer forma, DUBLIN AIRPORT apresenta apenas 4,5 dias por ano de neve no solo (normal de 1961-1990 ). O mês de Dezembro apresenta apenas 0,6 dias no mesmo período. Certamente existem várias cidades em Espanha com valores superiores a estes de Dublin.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Ferreiro

    Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Dez 2010
    Mensagens:
    1,908
    Local:
    A Corunha
    Re: Seguimento Europa 2010

    Que bem, ja estao liberados os dados de todas as estaçaos de AEMET. Mais de 800!!!!. E neste link podemse consultar os dados desde novembro de 2010:
    http://www.tiempodiario.com/tiempo/

    Exemplo, janeiro:
    http://www.tiempodiario.com/tiempo-mensual/2011-01/

    O interesante é que temos os dados de temperatura media mensual das estaçaos meteorológicas localizadas a mais de 1000 metros na cordilheira iberica (sistema ibérico) e na cordilheira Central (Sistema Central). Os dados de temperatura media em janeiro 2011 foram,

    Abia de Obispalia 1020 metros (Cuenca) 4,42ºC
    Albarracín 1130 metros (Teruel) 3,11ºC
    Aldeanueva de Serrezuela 1135 metros (Segovia) 2,79ºC
    Almazul 1000 metros (Soria) 3,21ºC
    Alto de los Leones 1532 metros (Madrid) 1,17ºC
    Avila 1130 metros 3,97ºC
    Barco de Avila 1012 metros (Avila) 3,95ºC
    Barriomartín 1260 metros (Soria) 2,16ºC
    Bello 1006 metros (Teruel) 2,63ºC
    Beteta 1214 metros (Cuenca) 2,1ºC
    Buitrago 1026 metros (Madrid) 3,3ºC

    E nao sigo porque sao muitos, mas podem comprobar no link que nao há nenhum por debaixo de 0ºC. Nem sequer acheganse aos 0ºC :). Decembro e fevereiro foram mais quentes. Como decimos en mi tierra: De donde no hay no se puede quitar.
    O meu compatriota queria vender em Portugal a idea de que o norte de Espanha tem un clima tipo escandinavo, com as cidades mais nivosas de Europa e quase as mais frias. E que aparece cada um!!!
     
  3. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Re: Seguimento Europa 2010

    Não entendo bem o que te incomoda 1º advinhas aquilo que eu sou ou que faço depois fazes Juizos do Pek;
    Julgo que o Pek não fez Fotomonatagens em PhotoShop e não fez esses videos que mostrou aqui, o que é um facto é que não me admira nada que cidades como Leon,Ponferrada,Astroga,Zamora,Salamaca,Reionesa haja tantos ou mais dias de neve que em cidades do centro da Europa como Paris,Londres ou Amesterdão, ignorar o frio na penisula Iberica é um mau principio marcado por algum preconceito e algum complexo.
    O que se passa aqui é que Nós Portugueses e Espanhois temos uma dificuldade sociologica em lidar com certos assuntos, fomos nestas gerações habituados achar que na Penisula Iberica so faz calor que somos todos Morenos etc etc depois se alguem demonstra o contrario ou prova o contrario é logo contestado é um preconceito que pensei que só existisse em Portugal mas pelos vistos está bem presente em Espanha.
     
  4. Ferreiro

    Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Dez 2010
    Mensagens:
    1,908
    Local:
    A Corunha
    Re: Seguimento Europa 2010

    Nao sao os meus dados, sao os dados oficiais de AEMET. Lamento que nao sejam do teu agrado, mais nao é a minha culpa.
    Em Zamora, Salamanca e Ponferrada apenas há días de neve. Os promedios de días de neve estao na pagina de AEMET. Por exemplo, Zamora 4 días de neve/ano (e isso inclue os días que somente é agua-neve!!!): http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=2614&k=cle

    Em Leon e Reinosa neva mais, mas nao permanece muito tempo no chao, nada comparavel a o interior de Europa donde a neve permanece no chao durante meses. Este inverno ja observamos na webcam a precariedade da neve também em Reinosa. Enquanto em Amsterdam (este ano inclusive em Dublin) a neve permaneceu no chao 1 mes seguido, em Reinosa (ou Burgos) nao permaneceu mais que 2 ou 3 días. Soria teve melhor rendemento ja que a neve permaneceu 9 días seguidos no chao, uma cifra com muito merito e que poucos anos alcança.

    Do tema dos morenos, loiros, verdes ou azuis, acho que ja os moderadores abrirom un foro para tratar ese tema, este foro de climatologia de Espanha nao é o lugar adecuado.
    Saúdos.
     
  5. Ferreiro

    Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Dez 2010
    Mensagens:
    1,908
    Local:
    A Corunha
    O problema do meu compatriota é que participa somente cando há entrada artica na peninsula iberica, e dicir, dous ou tres días em janeiro (as veces em decembro e fevereiro), e o resto dos días (os restantes 28 días ) nao informa de nada, e assim o clima de Espanha parece muito mais frío do que é em realidade.
    Tambem é simpatico cando di que o Pais Vasco tem um clima de verao muito similar ao de Gales ou o oeste de Inglaterra. Mas nao di nada dos 21ºC de media que tem San Sebastian em agosto, mais quente que Porto!!!

    Todas esas fantasias desmontanse facilmente com os dados oficiais e as webcams.
     
  6. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Porto-Aeroporto tem medias de Agosto de cerca de 19-20º, mas é porque a estação do Aeroporto ( Pedras Rubras) está a uns kms para norte da cidade e muito perto do mar.
    Estações como a EMA da Serra do Pilar caracterizam muito melhor o contexto climatico da cidade...no mes mais quente as medias deverão rondar cerca de 21º tal como S. Sebastian-Donostia.

    O clima da costa Portuguesa varia bastante de norte para sul e de W para E...a costa a sul de Lisboa tem verões longos e mornos com 5/6 meses de Tmed>18º e o mes mais quente a variar entre os 19.2º de Sines-Cabo e os mais de 24º do sotavento Algarvio...já a norte apenas ocorrem 3 ou 4 meses de Tmed>18º.
    Tambem a variação para o interior é brusca, podendo as temperaturas subir mais de 10º em distancias de apenas 15-25km para o interior, especialmente no verão.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Ferreiro

    Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Dez 2010
    Mensagens:
    1,908
    Local:
    A Corunha

    Conheço o norte de Portugal ja que estivem bastantes vezes. Os meus avós maternos sao de Celeiros (perto de Braga) :)
    A Coruña tem 19ºC de media em agosto, versus 20ºC em Porto. A minha impressao persoal é que Porto é bastante mais quente no verao que A Coruña. Tambem en Galiza, especialmente no sur, a variaçao para o interior é brusca, por ejemplo Ourense é muito quente.

    O aeroporto de San Sebastian também está na costa. O Pais Vasco é mais quente do que a gente pensa. Bilbao pode ser um autentico forno no verao.
     
  8. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Qual é o mal de San Sebastian ter uma temperatura media nos meses de verão superior á registada no Porto? aquela região da Cantabria está protegida por um Golfo não estando tão sujeitas as famosas Nortadas sentidas no Norte de Portugal e na Galiza, a cidade de Bordeus tambem tem temperaturas verão superiores ás da cidade do Porto por exemplo.
    E na Galiza essas variações de temperatura tambem se sucedem podem estar 18º graus em Santiago de Compostela ou na Corunha e estarem 33º em Ourense alias Ourense está a Norte de Vila Real ou Bragança e é uma cidade mais quente no Verão que estas 2 ultimas.
    Stormy Portugal não tem sempre de ser esse pais super quente e sub-tropical que voce tanto idealiza,desculpe a franqueza.

    cumps
     
  9. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Ferreiro o Porto não é assim tão mais quente que a Corunha porque haveremos de falar nos dados oficiais quando nos interessa e questiona-los quando não nos interessa? o Porto no Verão tem temperaturas maximas com muitos dias seguidos de 23º,24º graus e noites frescas de 14º,15º graus ok surge uma ou outra onda de calor pode chegar aos 36º graus mas muito raramente os ultrapassa os 36º graus pelo menos oficialmente, e mais por vezes estamos com 35º graus em Lisboa e no Porto tem-se maximas que estão nos 25º,26º graus alias acho que a grande diferença do Porto para Lisboa não é tanto nas temperaturas invernais mas mais nas temperaturas de verão.
    Vou-te dar um exemplo a uns viajei pela Galiza Litoral e Norte de Portugal e achei pelo menos naquela semana que estava um calor enorme em Pontevedra e no Porto não estava não é por isso que vou dizer que em Pontevedra faz mais calor que no Porto, é engraçado que cheguei a Santiago de Compostela e o tempo já estava mais fresco novamente.
    Mas a cidade que conheci mais quente da Galiza é sem duvida Ourense estive no dia a seguir em Lugo e foi ai que me perdi na Serra dos Ancares e o tempo estava mais fresco em Lugo, agora em certas zonas da Serra dos Ancares estava tambem quentissimo a temperatura na Galiza tambem varia imenso, não é so um fenomeno exclusivo português.
     
  10. Ferreiro

    Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Dez 2010
    Mensagens:
    1,908
    Local:
    A Corunha
    Nao questiono os dados oficiais, eu mesmo reconheço que Porto tem 20ºC e Corunha 19ºC.
    O que eu afirmo é a minha impressao pessoal. Acho que a diferença entre Porto e Coruña é que Corunha tem maximas mais baixas (e minimas mais altas), 22ºC na Coruña, versus 25ºC em Porto, por isso pelo día dame a sensaçao que Porto é bastante mais quente que Corunha. Pela noite pode ser o contrario. Tambem é certo que Porto é uma cidade grande, e nao e o mesmo as praias da Foz, donde a brisa do mar refresca, que a ribeira de Gustavo Eiffel.
     
  11. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,921
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    É uma questão de proximidade da costa oeste.
    P.Rubras está a 4km da costa. S.Pilar a 6km.

    Lisboa está a 30km do Guincho, o mesmo que Braga está de Esposende.
    Pontevedra está a 20km da costa ocidental (praia de Lanzada).

    Essas distâncias fazem toda a diferença.
    Basicamente, o clima de P.Rubras no verão é idêntico ao de Sintra.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Ok André de acordo mas vamos ter alguma sensatez não poderemos estar sempre a contestar os valores de temperatura oficiais nas estações oficiais e internacionais por capricho ou quando nos interessa, penso eu pelo menos na minha perspectiva penso que os valores de temperatura media verificados no Porto de 20º graus no verão e em Lisboa de 24º graus são reais e que representam bem o clima sentido em ambas as cidades o Guincho já não pertence a cidade de Lisboa mas sim ao conselho de Sintra.
     
  13. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Sim de acordo mas a cidade do Porto não é uma cidade que aqueça muito no verão raramente os valores de temperatura superam os 35º,36º graus alias existem verões que não se aproximam desses valores, dias com maximas de 20º,21º graus em pleno verão são comuns no Porto e em Lisboa pode estar nesse mesmo dia 30º graus ou mais, é algo muito frequente.A nossa impressão nem sempre está correcta mas sim pode ser essa a razão Corunha ter uma menor amplitude termica que o Porto é bem possivel.
     
  14. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,921
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Não é uma questão de contestar mas de justificar.
    É mais razoável comparar o Porto com Sintra, dada a distância ao atlântico, do que o Porto com Lisboa.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Talvez mas porque não comparamos Cascais Estoril por exemplo?
    claro que o Porto é mais fresco que Sintra penso que isso seja consensual.Não me refiro a estação de Pena situada em altitude.
     

Partilhar esta Página