Diversidade climática em Portugal

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Portugal tem diferentes tipos de clima.

Estava a generalizar.

Embora a quase totalidade do território nacional seja caracterizada por clima Mediterrâneo, algumas pequenas áreas apresentam outros tipos de clima, como as terras altas do noroeste já com clima temperado oceânico. Existem outras, mas sempre de reduzidas dimensões.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Estava a generalizar.

Embora a quase totalidade do território nacional seja caracterizada por clima Mediterrâneo, algumas pequenas áreas apresentam outros tipos de clima, como as terras altas do noroeste já com clima temperado oceânico. Existem outras, mas sempre de reduzidas dimensões.

Até o clima mediterrânico em Portugal continental varia, sendo de 3 subtipos ou 2 segundo Koppen.
Nas Ilhas, não há clima mediterrânico a não ser em algumas localidades de Porto Santo e pouco mais.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Na zona transmontana é possível no inverno subir às montanhas no inverno e apanhar temperaturas de -15 ou menos e no verão descer aos vales mais quentes e apanhar temperaturas acima de 45ºc. Não acontece no mesmo sítio, mas na mesma região.

Na região transmontana é possível registar valores de -15ºC até no fundo dos vales, ao ponto dos rios gelarem, nos mesmos locais onde no Verão a temperatura passa os 40ºC.

Até o clima mediterrânico em Portugal continental varia, sendo de 3 subtipos ou 2 segundo Koppen.
Nas Ilhas, não há clima mediterrânico a não ser em algumas localidades de Porto Santo e pouco mais.

Subtipos podemos encontrar em qualquer clima.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Na região transmontana é possível registar valores de -15ºC até no fundo dos vales, ao ponto dos rios gelarem, nos mesmos locais onde no Verão a temperatura passa os 40ºC.



Subtipos podemos encontrar em qualquer clima.


Tens registos sobre o clima dessas vales, é? É que até agora até vi temperaturas mínimas médias ( nem sequer médias das altas ou média geral) de inverno positivas em muitos desse locais. Creio que foi no 8º ano. Não é nada de especial saber coisas do 8º ano, acho. E não tou a falar das tais Mirandela ou Vilariça, porque não são os pontos mais quentes, embora atinjam valores elevados no verão não se assemelham NEM DE PERTO, às zonas mais quentes do Douro.
No Pinhão a temperatura média é de 8ºc para o mês mais frio, o Rio Douro lá já congelou?
Subtipos podemos encontrar em qualquer clima, mas não em todo o lado. Existem zonas vastíssimas com exactamente o mesmo subtipo, com áreas até maiores que Portugal.
Não me recordo de haver na Europa ou até no mundo muitos países com climas que variem do tropical ao frio de montanha, com a área de Portugal ou até maiores.
Até lá e não havendo provas precisas do contrário, mantenho exactamente a mesma opinião.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Tens registos sobre o clima dessas vales, é? É que até agora até vi temperaturas mínimas médias ( nem sequer médias das altas ou média geral) de inverno positivas em muitos desse locais. Creio que foi no 8º ano. Não é nada de especial saber coisas do 8º ano, acho. E não tou a falar das tais Mirandela ou Vilariça, porque não são os pontos mais quentes, embora atinjam valores elevados no verão não se assemelham NEM DE PERTO, às zonas mais quentes do Douro.

Gimonde, a 530m, fica no fundo de um vale, junto ao rio Sabor e registou um valor de -15,6ºC no dia 12 de Fevereiro de 1983. Não tenho registos de valores máximos absolutos para este local, mas é bem provável que já tenha passado dos 40ºC, até Bragança já ficou perto desse valor.

No Pinhão a temperatura média é de 8ºc para o mês mais frio, o Rio Douro lá já congelou?

O Douro nunca deve ter gelado em Portugal, pelo menos nas últimas décadas.

Subtipos podemos encontrar em qualquer clima, mas não em todo o lado. Existem zonas vastíssimas com exactamente o mesmo subtipo, com áreas até maiores que Portugal.
Não me recordo de haver na Europa ou até no mundo muitos países com climas que variem do tropical ao frio de montanha, com a área de Portugal ou até maiores.
Até lá e não havendo provas precisas do contrário, mantenho exactamente a mesma opinião.

A Espanha ou a Grécia não têm uma maior diferenciação?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Gimonde, a 530m, fica no fundo de um vale, junto ao rio Sabor e registou um valor de -15,6ºC no dia 12 de Fevereiro de 1983. Não tenho registos de valores máximos absolutos para este local, mas é bem provável que já tenha passado dos 40ºC, até Bragança já ficou perto desse valor.



O Douro nunca deve ter gelado em Portugal, pelo menos nas últimas décadas.



A Espanha ou a Grécia não têm uma maior diferenciação?

Mas ninguém aqui falou do Gimonde.
Falei no contraste entre as zonas mais quentes, em que naturalmente o Gimonde não se enquadra e as zonas mais frias transmontanas.

Pois eu sei que o Douro não congelou, daí não entendi muito bem...


Espanha e Grécia são maiores que Portugal em área terrestre e mais pequenos em território marítimo.
Eu referi-me a países do mesmo tamanho, mas mesmo assim, até me vou desdobrar: Onde na Grécia tens um clima desértico? Um clima tropical? Um clima subtropical húmido? E até vou mais longe: Na Espanha onde tens um clima tropical? E um clima subtropical húmido?
A única coisa que a Espanha tem em termos de clima que Portugal não tem seria um clima de montanha mais frio, porque atinge cotas muito maiores, aliado também a uma maior continentalidade do que Portugal o que origina situações mais variáveis em termos de meteorologia. Mas isto não é ter um clima diferente do clima de montanha, apenas é uma representação de uma versão menos moderada ( um subtipo). Já Portugal tem climas ( e não subtipos) que não se encontram noutros países europeus, em virtude de ter pontos mais distantes, uns dos outros.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Mas ninguém aqui falou do Gimonde.
Falei no contraste entre as zonas mais quentes, em que naturalmente o Gimonde não se enquadra e as zonas mais frias transmontanas.

Pois eu sei que o Douro não congelou, daí não entendi muito bem...


Espanha e Grécia são maiores que Portugal em área terrestre e mais pequenos em território marítimo.
Eu referi-me a países do mesmo tamanho, mas mesmo assim, até me vou desdobrar: Onde na Grécia tens um clima desértico? Um clima tropical? Um clima subtropical húmido? E até vou mais longe: Na Espanha onde tens um clima tropical? E um clima subtropical húmido?
A única coisa que a Espanha tem em termos de clima que Portugal não tem seria um clima de montanha mais frio, porque atinge cotas muito maiores, aliado também a uma maior continentalidade do que Portugal o que origina situações mais variáveis em termos de meteorologia. Mas isto não é ter um clima diferente do clima de montanha, apenas é uma representação de uma versão menos moderada ( um subtipo). Já Portugal tem climas ( e não subtipos) que não se encontram noutros países europeus, em virtude de ter pontos mais distantes, uns dos outros.

A Europa segundo a classificação de Koppen.

Neste mapa podemos ver que existem vários países de reduzidas dimensões com uma maior diferenciação climática que Portugal. Por exemplo; a Bósnia Herzegovina, a Croácia, A Eslovénia ou a Bulgária. A Espanha é maior, mas também apresenta um maior número de climas.



Legenda:







 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Os mapas são bonitos, mas para simplificar:
Quantos climas e que climas tem a Bulgária por exemplo ( já que tem tantas côres)?
Sem olhar recordo-me de 2 ou 4 principais ( e posso dar algumas regiões como exemplo):

- Clima mediterrânico

- Clima temperado continental

- Clima temperado marítimo (?)

- Clima de montanha (?)


Portugal tem quantos?

- Clima mediterrânico ( Csa e Csb)

- Clima temperado marítimo

- Clima subtropical húmido

- Clima tropical húmido

- Clima desértico

- Clima de montanha


Já agora uma achega sobre o que é o método de Koppen-Geiger:

«A classificação é baseada no pressuposto, com origem na fitossociologia e na ecologia, de que a vegetação natural de cada grande região da Terra é essencialmente uma expressão do clima nela prevalecente.»
Sem registos de estações, aspecto chave para determinar um clima, tem que se lhe diga. É um método interessante e credível, mas vocacionado sobretudo para o estudo da flora.
Se quiseres mais exemplos, estás à vontade.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, gostaria de ver dados de estações meteorológicas em Portugal para esses três tipos de clima.

Não seja por isso. Até podemos fazer uma troca de dados. Cada um especifica o porquê dos dados que apresentou.Então fornece-me dados de estações na Europa do Leste para apresentar aqueles climas todos, em zonas de forte domínio de clima temperado continental, por exemplo. Ou outros.
O clima desértico está presente nas Ilhas Selvagens.
Não há lá estações. Aqui fui buscar os dados sobre uma publicação científica sobre ilhas da Macaronésia, que posso postar aqui, que até dá precipitações da ordem dos 150 mm, para as ilhas Selvagens. Umas das razões dizem, é não só a latitude, como a ausência de relevo significativo.O método de Kopen-Geiger, se fosse aplicado a estas ilhas seria interessante. Vegetação xerófila, rastejante, com exemplos espontâneos de euforbiáceas:lmao:!
Se alguém tem ideia do que é uma euforbiácea e das condições que requer para se desenvolver, façam favor de postar.;)

Clima tropical húmido

Está presente na faixa marítima do Sul dos Açores, dentro da ZEE de Portugal.
É uma zona de forte influência da Corrente do Golfo, que permite o crescimento de palmeiras até nas ilhas britânicas.
Como já tinha dito, aqui no fórum, estou a fazer os registos desta zona até Março, altura em que a temperatura começa novamente a subir.
Para já neste momento, está acima de 20ºc. ;) Nenhum local da Europa está neste momento, nestas condições, senão ali. Eu em Março vou postar todos os dados medidos e observados em tal região( como já disse no forum).


Clima de montanha

Não me ocorre pensar que na Torre ( zonas cimeiras) da Serra da Estrela o clima é mediterrânico ou temperado marítimo.
E quem sabe em mais bolsas montanhosas do país...
Há aqui gente que posta dados não oficiais o tempo todo e será que isso me impede de chegar a conclusões óbvias deste grau?

Isto é a minha opinião, que naturalmente requer mais estudos e confirmações.
Não são dados oficiais e nem eu pretendi tal coisa. Mas as evidências estão a favor.
Posso publicar um papel, sobre isto com mais uns colegas. Seria algo interessante e estimulante, fazer estudos destes e medições. :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Desculpa Belem mas o que é estes dados tem haver com o topico em questão:);) ? Eu fiz um post em que quem o criou fez uma grande confusão em distinguir em o que é para uns(senso comum) e para outros(amantes de meteorologia) o clima sobre Portugal.

Tens razão.
O meu post é uma resposta a questões que me puseram.
Evidentemente, que muitos mais dados serão necessários.
Aceito,contudo, perfeitamente que não concordem com eles.
Mas, tenho poucas dúvidas que poderei tentar fazer um artigo sobre isto e com dados palpáveis e concretos.
Voltando aos teus pontos, concordo que tenha havido essa confusão.
Se calhar seria interessante abrir um tópico para este assunto e enriquecê-lo com dados e observações e claro porque não com opiniões.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Tens razão.
O meu post é uma resposta a questões que me puseram.
Evidentemente, que muitos mais dados serão necessários.
Aceito,contudo, perfeitamente que não concordem com eles.
Mas, tenho poucas dúvidas que poderei tentar fazer um artigo sobre isto e com dados palpáveis e concretos.
Voltando aos teus pontos, concordo que tenha havido essa confusão.
Se calhar seria interessante abrir um tópico para este assunto e enriquecê-lo com dados e observações e claro porque não com opiniões.

:thumbsup:;):)