Diversidade climática em Portugal

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Sim, gostaria de ver dados de estações meteorológicas em Portugal para esses três tipos de clima.

Especialmente o desértico, pois não me parece muito evidente. :lol:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Especialmente o desértico, pois não me parece muito evidente. :lol:

Podes explicar-nos porquê?
Os meus pontos:
a)A vegetação prova-o.
b)As fotos das ilhas também o demonstram.
c)A latitude é de 30º graus norte. Queres exemplos de regiões que estão a esta latitude?
d)As zonas vizinhas mais próximas são o Sahara marroquino e as Canárias.;)

selvagens.jpg


n_can_rias_2281.jpg


n_can_rias_2511.jpg


n_can_rias_3551.jpg


n_can_rias_2501.jpg


Costa norte...

n_selvagens_islands_madeira_9.jpg


n_can_rias_2321.jpg


n_can_rias_2391.jpg


Geco endémico.
Esperemos que o desconhecimento de alguns, sobre estas ilhas singulares, que o experiente Jacques Yves-Costeau afirmou que viu o mar mais claro que alguma vez encontrou em todas as suas longas viagens pelos mares de quase todo o mundo, não leve à sua degradação, esquecimento e destruição.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Um pouco de sistematização.

Utilizando a classificação climática de Koppen podemos encontrar em Portugal os climas:
Cfb – Temperado oceânico
Csb – Mediterrânico com Verão fresco
Csa – Mediterrânico com Verão quente
Bsh – Semi-árido
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

A sistematização de Koppen não abrange certas zonas.
Especialmente as pequenas.
Qual é a definição para semiárido já agora?
E o grupo ocidental nos Açores, não estará aí esquecido?
Que clima tem a encosta sul da Madeira?
E o clima temperado marítimo não estará restringido a apenas algumas zonas altas? Se há «sistematização» para uma zona tão restrita como esta, porque não há para outras?
Etc,etc...

Edit: A Semi-arid climate or steppe climate generally describes climatic regions that receive low annual rainfall (250-500 mm or 10-20 in). In «http://en.wikipedia.org/wiki/Semi-arid_climate». A descrição está feita para o sistema de Koppen.
Nesse caso teríamos mesmo um Bsh, no vale do Douro, no Algarve,etc,etc...
Parece-me é um tanto optimista achar que ilhas que apresentem cerca de 150 mm de precipitação média anual sejam Bsh.

Confrontando ambas as posições podemos chegar mais perto da verdade e eis que:

BWh: A desert is a landscape or region that receives very little precipitation. Deserts can be defined as areas that receive an average annual precipitation of less than 250 mm (10 in), or as areas in which more water is lost than falls as precipitation.[3] In the Köppen climate classification system, deserts are classed as BWh (hot desert) or BWk (temperate desert). In the Thornthwaite climate classification system, deserts would be classified as arid megathermal climates.

In «http://en.wikipedia.org/wiki/Desert_climate».
Eu não gosto muito do wikipedia, mas como neste caso há fontes credíveis, penso que terá algum valor.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Os dados que tenho para as Flores – Aeroporto apresentam um valor médio para o mês mais quente de 22,0ºC. Assim ainda correspondia ao Cfb.

Considerei o tipo Bsh (Semi-árido) porque é aquele que aparece no litoral de Marrocos à latitude de 30º Norte, mas como não existem dados climáticos nem sequer podemos saber se é mesmo assim.

A confirmação de outros tipos de clima só mesmo com alguns valores de temperatura e precipitação.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Os dados que tenho para as Flores – Aeroporto apresentam um valor médio para o mês mais quente de 22,0ºC. Assim ainda correspondia ao Cfb.

Considerei o tipo Bsh (Semi-árido) porque é aquele que aparece no litoral de Marrocos à latitude de 30º Norte, mas como não existem dados climáticos nem sequer podemos saber se é mesmo assim.

A confirmação de outros tipos de clima só mesmo com alguns valores de temperatura e precipitação.

Poderá ser CFb só por causa disso? Se fosse mais 0,1 já era Cfa? Aqui vejo que valores médios para o mês mais quente abaixo de 22ºc e verão sem meses secos, é que definem um clima Cfb. Então esse Aeroporto está a meio termo?
Não há mais definições em causa?
Tens dados de Lajes das Flores e de Santa Cruz das Flores?
E da ilha do Corvo tens dados?

Pois, mas como é uma ilha de baixa altitude, sem grandes relevos, não tem níveis de precipitação para chegar a BSh.
A definição mais provável é BWh, por causa da vegetação e de dados que vi num trabalho sobre a Macaronésia que apresentam 150mm.
Mas concordo que o ideal será mesmo só com mais dados.
Sempre defini, contudo, estas posições como opinião e procurei fundamentá-las.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Não tenho dados para mais nenhum local do grupo ocidental. Dos dados que tenho, nos restantes grupos, o único que apresenta valores mensais superiores a 22ºC é Vila do Porto em Santa Maria, mas esta localidade já entra no tipo Csa.

Cfa – Subtropical Húmido – Precipitação bem distribuída por todos os meses. Ausência de estação seca. Média do mês mais quente superior a 22ºC. Pelo menos 4 meses com temperatura média superior a 10ºC. Temperatura média anual superior a 10ºC e temperatura média do mês mais frio entre 18ºC e -3ºC.

É possível que no grupo ocidental existam locais com estas características.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não tenho dados para mais nenhum local do grupo ocidental. Dos dados que tenho, nos restantes grupos, o único que apresenta valores mensais superiores a 22ºC é Vila do Porto em Santa Maria, mas esta localidade já entra no tipo Csa.

Cfa – Subtropical Húmido – Precipitação bem distribuída por todos os meses. Ausência de estação seca. Média do mês mais quente superior a 22ºC. Pelo menos 4 meses com temperatura média superior a 10ºC. Temperatura média anual superior a 10ºC e temperatura média do mês mais frio entre 18ºC e -3ºC.

É possível que no grupo ocidental existam locais com estas características.

Existem sim.

Tive a ver dados da Ilha do Corvo:

Segundo o IM, no Projecto CLIMAAT (INTERREG_3B - Mac 2.3/A3)
Clima Normal nas Estações do Instituto de Meteorologia (IM) - AÇORES, durante o período 1961-1981, a temperatura média em Agosto é de 22,6.
Não há meses secos e no inverno o mês de Fevereiro registou 13,8.
E até acredito plenamente em locais ainda mais quentes, na zona Ocidental.
Acho um clima assim, sem grandes frios, que se aproxima muito mais de um conceito realista de subtropicalidade e não em locais como nos Balcãs, China, Coreia, Japão, o centro dos EUA, onde há frequentemente valores negativos, gelos e neves.
Aliás a própria vegetação nativa dos Açores é subtropical ( a laurissilva).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: portugal, o melhor clima do mundo?

Espontâneo?
Tens a certeza?
Não me recordo de ver algum Ricinus communis espontâneo em Portugal.

sim eles produzem sementes viaveis e como tal reproduzem-se
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Existem sim.

Tive a ver dados da Ilha do Corvo:

Segundo o IM, no Projecto CLIMAAT (INTERREG_3B - Mac 2.3/A3)
Clima Normal nas Estações do Instituto de Meteorologia (IM) - AÇORES, durante o período 1961-1981, a temperatura média em Agosto é de 22,6.
Não há meses secos e no inverno o mês de Fevereiro registou 13,8.
E até acredito plenamente em locais ainda mais quentes, na zona Ocidental.
Acho um clima assim, sem grandes frios, que se aproxima muito mais de um conceito realista de subtropicalidade e não em locais como nos Balcãs, China, Coreia, Japão, o centro dos EUA, onde há frequentemente valores negativos, gelos e neves.
Aliás a própria vegetação nativa dos Açores é subtropical ( a laurissilva).

de acordo!
essa classificaçao que diz que ter medias de 3 ou 18 graus no mes mais frio é a mesma coisa ( mesmo clima) é uma barbaridade ( pelo menos nesse caso):shocking:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
de acordo!
essa classificaçao que diz que ter medias de 3 ou 18 graus no mes mais frio é a mesma coisa ( mesmo clima) é uma barbaridade ( pelo menos nesse caso):shocking:

Não diz que é a mesma coisa. Em boa verdade, a classificação climática de Köppen considera clima temperado quando a temperatura média do mês mais frio fica entre -3ºC e +18ºC. É uma amplitude muito grande, mas esta é uma das classificações climáticas mais utilizadas. Depois, há uma grande diversidade climática na zona temperada.