Diversidade climática



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

sim não digo o contrário o que quis dizer é que Bragança em Janeiro tem uma temperatura media de ,4,7º graus inferior á cidade de Paris por exemplo nada mais que isso, mas não é isso que me move eu até defendo a subdivisão em tipologias do clima atlantico.

Paris está a 70m de altitude e Bragança a 700m...mesmo assim os invernos de bragança são ela por ela com paris e o periodo Jun-Set é substancialmente mais quente:lol:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

Paris está a 70m de altitude e Bragança a 700m...mesmo assim os invernos de bragança são ela por ela com paris e o periodo Jun-Set é substancialmente mais quente:lol:

mas não é esse o ponto tanto me dá como deu que seja ou não seja mais quente ou mais frio....

responda-me as perguntas que coloquei?

você sabe onde quero chegar para mim encaramos de forma errada o nosso clima queremos cola-lo ao mediterraneo a todo o custo ignorando outros factores como por exemplo a influencia atlantica no nosso clima.
Para mim so o Alentejo,Ribatejo e o Algarve e é que se podem considerar regiões com um clima tipicamente mediterraneo o resto não.

sabe bem o que defendo a existencia de um clima Galaico/cantabrico que vai desde da região de Coimbra até a região de Bordéus. e já apresentei dados objectivos para comprovar esse meu ponto de vista.


AHHHH E por estranho que pareça a propria Insolação é um ponto que define esse clima galaico/cantabrico pois vejam as horas de insolação de Bordeus e comparem com as olhas de insolação de Copenhaga ou Amesterdão e depois digam-me qualquer coisa, não se esqueçam que as horas de insolação em Bordeus são identicas as de Roma e Napoles LOL..... só para verem a insolação em si é uma caracteristica desta região Oeste Europeia.
Mas os cerebros e cientistas do clima continuam a querer dividir o clima em Norte/Sul e nunca o dividi-lo por exemplo entre Ocidente/Oriente, são capazes de dizer que o clima do Porto é igual ao clima do Interior da Turquia do tipo Csb ahahahahh mesmo que no interior da Turquia as temperaturas antijam os -25 negativos.
e
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

mas não é esse o ponto tanto me dá como deu que seja ou não seja mais quente ou mais frio....

responda-me as perguntas que coloquei?

você sabe onde quero chegar para mim encaramos de forma errada o nosso clima queremos cola-lo ao mediterraneo a todo o custo ignorando outros factores como por exemplo a influencia atlantica no nosso clima.
Para mim so o Alentejo,Ribatejo e o Algarve e é que se podem considerar regiões com um clima tipicamente mediterraneo o resto não.

sabe bem o que defendo a existencia de um clima Galaico/cantabrico que vai desde da região de Coimbra até a região de Bordéus. e já apresentei dados objectivos para comprovar esse meu ponto de vista.

e

Mas oiça lá...nós temos um clima Mediterraneo com influencia atlantica...quem puser isso em causa é porque não precebe nada de climatologia!
E então...o clima de Milão, Marselha, Veneza e tantas outras cidades a latitudes superiores a 40ºN no Mediterraneo não terão um clima Mediterraneo com influencias continentais??
Ou voçê acha que em todo o lado do mediterraneo aquilo é quentissimo e tropicalissimo e sequissimo como parece ser o que você quer exprimir??

Os clima são como as pessoas...há medias...há parametros de normalidade, mas as pessoas tal como os climas teem todas facetas diferentes..não é xapa3!!
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

Mas oiça lá...nós temos um clima Mediterraneo com influencia atlantica...quem puser isso em causa é porque não precebe nada de climatologia!
E então...o clima de Milão, Marselha, Veneza e tantas outras cidades a latitudes superiores a 40ºN no Mediterraneo não terão um clima Mediterraneo com influencias continentais??
Ou voçê acha que em todo o lado do mediterraneo aquilo é quentissimo e tropicalissimo e sequissimo como parece ser o que você quer exprimir??

Os clima são como as pessoas...há medias...há parametros de normalidade, mas as pessoas tal como os climas teem todas facetas diferentes..não é xapa3!!

Mas é isso mesmo que defendo, LOL e Milão não tem um clima do tipo mediterraneo no meu ponto de vista mas ai a discussão é outra eu falo no nosso clima e nas influencias maritimas que tem mas que muita gente tenta abafar vai-se lá saber porquê.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

Mas é isso mesmo que defendo, LOL e Milão não tem um clima do tipo mediterraneo no meu ponto de vista mas ai a Guerra é outra eu falo no nosso clima e nas influencias maritimas que tem mas que muita gente tenta abafar vai-se lá saber porquê.

Ninguem aqui deixa de defender a nossa influencia Atlantica...
Apenas você teima em não aceitar aquilo que tantos de nós tentamos explicar, inclusivé com dados concretos e cientificamente correctos.

Está sempre a dizer que o nosso verão é curto e frio...não compreendo...mais de metade do pais, e vou enumerar os locais:
Alentejo( fora a estreita faixa costeira)
Ribatejo
Vale do tejo
Beira baixa ( extremo SE)
Algarve ( zonas baixas)
Vale do Douro ( zonas baixas)
Vale do Lima
Vale do Minho

Todos estes locais teem verões com 2 a 5 meses de Tmed>20 e 6 a 8 meses acima dos 15º e no inverno teem os meses mais frios com Tmed>7/8º.

Temos mais de metade do pais com Tmed anual > 15º

tendo em conta isto é-me dificil compreender a razão de você achar isto frio...pá..que chove mais ainda vá lá..sim..em media chove mais..mas frio??

Temos dos invernos mais quentes da Europa...os verões são mais frescos que alguns da bacia mediterranea mas somente devido a termos medias minimas algo mais baixas..
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

Ninguem aqui deixa de defender a nossa influencia Atlantica...
Apenas você teima em não aceitar aquilo que tantos de nós tentamos explicar, inclusivé com dados concretos e cientificamente correctos.

Está sempre a dizer que o nosso verão é curto e frio...não compreendo...mais de metade do pais, e vou enumerar os locais:
Alentejo( fora a estreita faixa costeira)
Ribatejo
Vale do tejo
Beira baixa ( extremo SE)
Algarve ( zonas baixas)
Vale do Douro ( zonas baixas)
Vale do Lima
Vale do Minho

Todos estes locais teem verões com 2 a 5 meses de Tmed>20 e 6 a 8 meses acima dos 15º e no inverno teem os meses mais frios com Tmed>7/8º.

Temos mais de metade do pais com Tmed anual > 15º

tendo em conta isto é-me dificil compreender a razão de você achar isto frio...pá..que chove mais ainda vá lá..sim..em media chove mais..mas frio??

Temos dos invernos mais quentes da Europa...os verões são mais frescos que alguns da bacia mediterranea mas somente devido a termos medias minimas algo mais baixas..

Mas alguem disse que eram frios??? lá está você insiste em não entender aquilo que escrevo.... o que digo é que não temos o clima mais quente e ameno da Europa que muitos apregoam por ai, e apresento dados objectivos que comprovam isso, e digo e sublinho a influencia atlantica no nosso clima é ignorada e marginalizada e a influencia Mediterranica Maximizada.
Lá está você é um exemplo disso diz que temos os verões mais frescos que na bacia do mediterranico mas justifica logo o porquê? porque será porque isso lhe incomoda como incomoda a maioria dos portugueses que se auto-convenceram ou foram cinvencidos que tinham o clima melhor e mais quente da Europa e tem dificuldade em admitir e assumir e aceitar algumas realidades.
Ninguem fala aqui em quente ou firo a verdade é que a temperatura media anual na cidade mais amena portuguesa não consta no top 10 das cidades mais amenas da Europa por exemplo.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Socio Meteo,

o caro esquece-se, ou não sabe, que o Atlântico modera... mas também «provoca» calor. Os edifícios geográficos da Península Ibérica, com os seus picos acima dos 1000, 2000 e 3000 metros, e a Cordilheira do Atlas, no Norte de África formam uma espécie de concha que encaixa o ar anticiclónico do famigerado anticiclone dos Açores. O tal que causa o Verão prolongado, o Março seco ou o Verão de São Martinho. E tal não sucede na Itália ou na Grécia. Por isso, por vezes o anticiclone «estaciona» por cá por longos períodos, mormente a sul de Sintra-Montejunto-Estrela.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Socio Meteo,

o caro esquece-se, ou não sabe, que o Atlântico modera... mas também «provoca» calor. Os edifícios geográficos da Península Ibérica, com os seus picos acima dos 1000, 2000 e 3000 metros, e a Cordilheira do Atlas, no Norte de África formam uma espécie de concha que encaixa o ar anticiclónico do famigerado anticiclone dos Açores. O tal que causa o Verão prolongado, o Março seco ou o Verão de São Martinho. E tal não sucede na Itália ou na Grécia. Por isso, por vezes o anticiclone «estaciona» por cá por longos períodos, mormente a sul de Sintra-Montejunto-Estrela.

Mas essa influencia Atlantica não faz com que as temperaturas medias anuais sejam superiores a essas regiões do Mediterraneo ou que haja mais volume de percipitação? certo?ou que os verões sejam mais prolongandos ou os Invernos mais curtos? certo provoca maior nº de insulação mas como eu disse o nº de horas insulação são um factor determinante para uma especificidade climatica no Oeste penisular que o destingue do mediterraneo por estranho que pareça, mas como disse o ter mais horas de sol acaba por ser um pouco inutil pois não corresponde a ter temperaturas mais elevadas ou menor percipitação como lhe disse Bordeus tem tantas horas de sol que Roma ou Napoles por exemplo.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mas essa influencia Atlantica não faz com que as temperaturas medias anuais sejam superiores a essas regiões do Mediterraneo ou que haja mais volume de percipitação? certo?ou que os verões sejam mais prolongandos ou os Invernos mais curtos? certo provoca maior nº de insulação mas como eu disse o nº de horas insulação são um factor determinante para uma especificidade climatica no Oeste penisular que o destingue do mediterraneo por estranho que pareça, mas como disse o ter mais horas de sol acaba por ser um pouco inutil pois não corresponde a ter temperaturas mais elevadas ou menor percipitação como lhe disse Bordeus tem tantas horas de sol que Roma ou Napoles por exemplo.

Nem vale a pena perder tempo consigo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os nossos verões são mais frescos que os de alguma zonas da bacia mediterranea devido ao facto de termos minimas mais baixas.
Temos minimas mais baixas porque não há mar aqui ao pé a mais de 25º no Verão e porque ao sermos afectados por massas de ar muito secas, geralmente as inversões termicas são favorecidas.
O nosso litoral é mais frio devido ao upwelling e á nortada, que carrega massas de ar maritimo, que ao passar nas zonas de upwelling arrefece e até pode gerar nevoeiros costeiros, especialmente a norte.

Se compararmos cidades do interior de qualquer pais mediterraneo veremos que são parecidas com as nossas, pois no interior o efeito do mar reduz-se e as minimas descem até valores proximos aqueles que cá costuma fazer-se sentir.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Mas essa influencia Atlantica não faz com que as temperaturas medias anuais sejam superiores a essas regiões do Mediterraneo ou que haja mais volume de percipitação? certo?ou que os verões sejam mais prolongandos ou os Invernos mais curtos? certo provoca maior nº de insulação mas como eu disse o nº de horas insulação são um factor determinante para uma especificidade climatica no Oeste penisular que o destingue do mediterraneo por estranho que pareça, mas como disse o ter mais horas de sol acaba por ser um pouco inutil pois não corresponde a ter temperaturas mais elevadas ou menor percipitação como lhe disse Bordeus tem tantas horas de sol que Roma ou Napoles por exemplo.

A cidade de São Francisco, a quase 38ºC de latitude norte, tem um clima mediterrâneo (Csb) e um verão ainda mais fresco que o do litoral Português para as mesmas latitudes. O mês mais quente em São Francisco é Setembro com 17,2ºC. A influência oceânica, que se verifica no litoral português bem como no litoral da Califórnia, não anula as características mediterrânicas dessas regiões.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
A cidade de São Francisco, a quase 38ºC de latitude norte, tem um clima mediterrâneo (Csb) e um verão ainda mais fresco que o do litoral Português para as mesmas latitudes. O mês mais quente em São Francisco é Setembro com 17,2ºC. A influência oceânica, que se verifica no litoral português bem como no litoral da Califórnia, não anula as características mediterrânicas dessas regiões.

Pois é caro Dan mas São Francisco tem valor de percipitação anual de 570 mm tendo cerca de 4,5 meses secos ao contrario do nosso Norte penisular aqui que eu me refiro.
Mas a questão não é bem essa, a questão que eu coloco é a seguinte é que olha-se muito para uma formulidade para definir um sub-clima de acordo com a classificação climática de Koppen ignorando depois tudo o resto o que eu defendo aqui é que entre Comibra e Bordeus-compreendendo as regiões (Norte-Centro de Portugal/Galiza/Cantabria/Pais Vasco Espanhol/Francês/Aquitaine) existem nestas regiões um tipo de clima no meu ponto de vista com mais pontos em comum do que aqueles que o separam e acho uma aberração dizer que o clima da cidade do Porto ou de Braga é diferente de o de Bordeus só porque chovem menos 20,30mm em Julho e Agosto e dizerem que depois o clima do Porto é da mesma classificação climatica que o interior da Turquia onde chove 250 mm anuais e as temperaturas do Inverno podem atingir os -25 negativos só por uma simples formalidade é isso que aqui eu questiono mas que ninguem tenta discutir abertamente, e depois ainda mais dizem que o clima de Bordeus onde as temperaturas podem atingir os 40º graus onde tem horas de insolação identicas a cidade de Roma onde tem uma temperatura media anual de 13º graus onde CHOVE MAIS NO INVERNO do que no Verão(MUITO IMPORTANTE)DE acordo com a classificação climatica de Koppen Bordeus não tem o mesmo clima que Aveiro,Porto ou Braga mas tem o mesmo clima que Amesterdão ou Copenhaga onde a diferença de temperatura anual não é 1,2º graus diferente mas sim 5º,6º graus onde a distribuição da percipitação é totalmente diferente etc etc.
Pois bem o que eu digo é que o Atlantico é ignorado no nosso clima bem como as suas influencias dando apenas enfase e destaque a influencia e caracteristicas mediterranicas do nosso clima.

O que defendo é simples a existencia de uma mesma tipologia climatica entre estas regiões poderia-se chamar clima Galaico-Cantabrico por exemplo que poderia ser sub-divido em 2:
clima Galaico/Portugues
clima cantabrico
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

Mas alguem disse que eram frios??? lá está você insiste em não entender aquilo que escrevo.... o que digo é que não temos o clima mais quente e ameno da Europa que muitos apregoam por ai, e apresento dados objectivos que comprovam isso, e digo e sublinho a influencia atlantica no nosso clima é ignorada e marginalizada e a influencia Mediterranica Maximizada.
Lá está você é um exemplo disso diz que temos os verões mais frescos que na bacia do mediterranico mas justifica logo o porquê? porque será porque isso lhe incomoda como incomoda a maioria dos portugueses que se auto-convenceram ou foram cinvencidos que tinham o clima melhor e mais quente da Europa e tem dificuldade em admitir e assumir e aceitar algumas realidades.
Ninguem fala aqui em quente ou firo a verdade é que a temperatura media anual na cidade mais amena portuguesa não consta no top 10 das cidades mais amenas da Europa por exemplo.

A mim não me incomoda nada que um ponto dum tamanho de um micróbio ( relativamente ao que seria comparado com o resto do tamanho do país) esteja ou não, nesse seu top imaginário das cidades mais amenas da Europa.
A minha atitude com este assunto, não é microclimática como a sua, mas macroclimática. Em termos da totalidade da superfície «amena» relativamente à sua área total, duvido que hajam assim tantos países na Europa , como Portugal.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A cidade de São Francisco, a quase 38ºC de latitude norte, tem um clima mediterrâneo (Csb) e um verão ainda mais fresco que o do litoral Português para as mesmas latitudes. O mês mais quente em São Francisco é Setembro com 17,2ºC. A influência oceânica, que se verifica no litoral português bem como no litoral da Califórnia, não anula as características mediterrânicas dessas regiões.

É aliás bem típico, das fachadas ocidentais dos continentes.
Desde o Chile à Califórnia, passando pela Sul e Norte de África/Península Ibérica indo até ao sul da Austália.