Diversidade climática

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

A mim não me incomoda nada que um ponto dum tamanho de um micróbio ( relativamente ao que seria comparado com o resto do tamanho do país) esteja ou não, nesse seu top imaginário das cidades mais amenas da Europa.
A minha atitude com este assunto, não é microclimática como a sua, mas macroclimática.[/U]Em termos da totalidade da superfície «amena» relativamente à sua área total, duvido que hajam assim tantos países na Europa , como Portugal.


Isso tudo pode ser verdade não pode dizer é que objectivamente as nossas cidades mais quentes exemplo: Beja,Faro se encontrem sequer no top 10 das mais amenas da Europa porque não estão eu só assim de repente lembro-me logo de uma mão cheia delas e não preciso puxar muito pela cabeça.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Portugal, o país mais soalheiro da Europa

Isso tudo pode ser verdade não pode dizer é que objectivamente as nossas cidades mais quentes exemplo: Beja,Faro se encontrem sequer no top 10 das mais amenas da Europa porque não estão eu só assim de repente lembro-me logo de uma mão cheia delas e não preciso puxar muito pela cabeça.

Em Portugal ninguém se preocupou em fazer cidades nos sítios quentes do país.
Os invernos aqui não são assim muito rigorosos.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Sim, aí concordo consigo.
A questão do Csb está mal definida.

Pois está Belem e muito mal definida o que nos dizem é que o Interior da Turquia tem o mesmo tipo de clima que o nosso Minho ou Douro Litoral por exemplo só para dar um exemplo .
Mas como lhe disse eu vou quando tiver tempo á séria, apresentar aqui algo muito bem feito com mapas graficos e tudo mais para defender ou abrir a discussão a existência de um tipo de clima distinto nestas regiões.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Penso que se utilizam os valores do aeroporto de Faro, que está voltado para a costa ocidental do Algarve, e não para a parte oriental. Provavelmente, se utilizassem valores de uma estação situada no centro da cidade, a média anual para Faro seria umas décimas mais alta. Neste momento é de 17.5ºC, mas já vi uma série para Faro com 17.8ºC, penso que esta média é do período 1941-1970. Uma cidade com metade do tamanho de Lisboa em cima da Ria Formosa provavelmente teria média anual igual ou superior a 18ºC, não acham?
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Penso que se utilizam os valores do aeroporto de Faro, que está voltado para a costa ocidental do Algarve, e não para a parte oriental. Provavelmente, se utilizassem valores de uma estação situada no centro da cidade, a média anual para Faro seria umas décimas mais alta. Neste momento é de 17.5ºC, mas já vi uma série para Faro com 17.8ºC, penso que esta média é do período 1941-1970. Uma cidade com metade do tamanho de Lisboa em cima da Ria Formosa provavelmente teria média anual igual ou superior a 18ºC, não acham?

se se se

quando não se tem provas e argumentos inventa-se.... e especula-se desculpem a franqueza....

mas porque é que isso vos incomoda tanto??? é isso que eu não entendo??
querem a força ter a cidade ou o clima mais quente mas porquê?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
se se se

quando não se tem provas e argumentos inventa-se.... e especula-se desculpem a franqueza....

mas porque é que isso vos incomoda tanto??? é isso que eu não entendo??
querem a força ter a cidade ou o clima mais quente mas porquê?

A minha especulação tem sustentação científica. Ao contrário de muitos dos disparates que por aqui escreve. Tenho dito.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
A minha especulação tem sustentação científica. Ao contrário de muitos dos disparates que por aqui escreve. Tenho dito.

Quais????
dizer que Braga e Bordeus tem os mesmos valores de temperatura media anual? e que a distribuição da percipitação é identica?é que eu saiba voce desviou totalmente o assunto e não respondeu as minhas questões anteriores.

o que você esá a querer propor é que se altere o posicionamento da estação meteorelogica de Faro para suba mais 0,5º,0º8º graus, para assim poder dizer que a temperatura media anual é superior a 18º para poder competir com regiões tão ou mais amenas que a nossa, ao fim ao cabo está a tentar manipular a coisa para poder ter razão, mas se você pode alterar as estações meteorelogicas para locais estrategicos os outros tambem o podem, e Alicante ou Murcia ou mesmo Cadiz ou Alghero não tem 1 milhão de habitantes.só assim de repente pois não tenho vagar para ir agora pesquisar ao Google Maps....
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quais????
dizer que Braga e Bordeus tem os mesmos valores de temperatura media anual? e que a distribuição da percipitação é identica?é que eu saiba voce desviou totalmente o assunto e não respondeu as minhas questões anteriores.

o que você esá a querer propor é que se altere o posicionamento da estação meteorelogica de Faro para suba mais 0,5º,0º8º graus, para assim poder dizer que a temperatura media anual é superior a 18º para poder competir com regiões tão ou mais amenas que a nossa, ao fim ao cabo está a tentar manipular a coisa para poder ter razão, mas se você pode alterar as estações meteorelogicas para locais estrategicos os outros tambem o podem, e Alicante ou Murcia ou mesmo Cadiz ou Alghero não tem 1 milhão de habitantes.só assim de repente pois não tenho vagar para ir agora pesquisar ao Google Maps....

O caro é um demagogo.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=-qNCx0kOzFM"]YouTube - ‪Lena d'Ã￾gua - Demagogia‬‏[/ame]
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Penso que se utilizam os valores do aeroporto de Faro, que está voltado para a costa ocidental do Algarve, e não para a parte oriental. Provavelmente, se utilizassem valores de uma estação situada no centro da cidade, a média anual para Faro seria umas décimas mais alta. Neste momento é de 17.5ºC, mas já vi uma série para Faro com 17.8ºC, penso que esta média é do período 1941-1970. Uma cidade com metade do tamanho de Lisboa em cima da Ria Formosa provavelmente teria média anual igual ou superior a 18ºC, não acham?

São pormenores sem grande importância.
A zona baixa de Lisboa, também deve ter actualmente, pelo menos, cerca de 18ºc de média anual ( tendo em conta os mapas que vi relativamente às médias anuais ( 1960-1990)), mas como já disse e parece-me aceitável, em Portugal não se escolheu os locais mais quentes para fazer as cidades.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois está Belem e muito mal definida o que nos dizem é que o Interior da Turquia tem o mesmo tipo de clima que o nosso Minho ou Douro Litoral por exemplo só para dar um exemplo .
Mas como lhe disse eu vou quando tiver tempo á séria, apresentar aqui algo muito bem feito com mapas graficos e tudo mais para defender ou abrir a discussão a existência de um tipo de clima distinto nestas regiões.

Ok, aguardo pacientemente tudo isso.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
se se se

quando não se tem provas e argumentos inventa-se.... e especula-se desculpem a franqueza....

mas porque é que isso vos incomoda tanto??? é isso que eu não entendo??
querem a força ter a cidade ou o clima mais quente mas porquê?



Você é louco? É que parece.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
DE acordo com a classificação climatica de Koppen Bordeus não tem o mesmo clima que Aveiro,Porto ou Braga mas tem o mesmo clima que Amesterdão ou Copenhaga onde a diferença de temperatura anual não é 1,2º graus diferente mas sim 5º,6º graus onde a distribuição da percipitação é totalmente diferente etc etc.
Pois bem o que eu digo é que o Atlantico é ignorado no nosso clima bem como as suas influencias dando apenas enfase e destaque a influencia e caracteristicas mediterranicas do nosso clima.

O que defendo é simples a existencia de uma mesma tipologia climatica entre estas regiões poderia-se chamar clima Galaico-Cantabrico por exemplo que poderia ser sub-divido em 2:
clima Galaico/Portugues
clima cantabrico

Bordéus, em termos climáticos, não é assim tão parecido com o Porto ou Braga.

Por exemplo, nunca seria possível ver o rio Douro cheio de gelo como nesta foto em Bordéus.
bordeus.png

Rio Garonne junto à ponte de Pierre em Bordéus (Fevereiro de 1956).

Alguns valores mínimos em Bordéus:
-15,6ºC no dia 15 de Fevereiro de 1956
-16,4ºC no dia 16 de Janeiro de 1985
São valores impossíveis para quase todas as localidades em Portugal. Depois temos também as diferenças da precipitação no Verão.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Bordéus, em termos climáticos, não é assim tão parecido com o Porto ou Braga.

Por exemplo, nunca seria possível ver o rio Douro cheio de gelo como nesta foto em Bordéus.
bordeus.png

Rio Garonne junto à ponte de Pierre em Bordéus (Fevereiro de 1956).

Alguns valores mínimos em Bordéus:
-15,6ºC no dia 15 de Fevereiro de 1956
-16,4ºC no dia 16 de Janeiro de 1985
São valores impossíveis para quase todas as localidades em Portugal. Depois temos também as diferenças da precipitação no Verão.

já debatemos esse assunto Dan nunca branqueiei que existem maior episodios de frio na região de Bordeus mas preste mais atenção aos Invernos de Bordeus e repare onde é que em Copenhaga ou em Amesterão as temperaturas podem subir aos 15º,16º,17º graus tal e qual como acontece por exemplo em Bilbau?
Valores de percipitação no verão, pois é esse o formalismo que serve para destinguir os 2 climas mas na pratica o que verificamos e como já provei aqui é que as diferenças são pouco sginficativas e por muito que lhe custe Dan a verdade é que AO CONTRARIO DAS CIDADES NO NORTE DA EUROPA OU DAS ILHAS BRITANICAS o verão não é estação com maior nº de percipitação antes pelo contrario é a estação do ano onde chove menos e o Inverno onde chove como acontece no Norte da penisula iberica.
eu nunca disse que os climas são iguais muita atenção o que disse e repito é que tem muito mais aspectos em comum do que aqueles que os separam:
temperatura media anual identica
valores de percipitação anual identica
distribuição da percipitação identica
facilidade de fenomenos de calor identicos( atingem temperaturas bem altas)

mas nunca disse que eram fotocopia os climas sentidos nessas regiões por isso é que os subdivido em 2
a região norte e centro de Portugal/Galiza e parte das Asturias
e a região do Pais Basco e a região de Bordeus
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
São pormenores sem grande importância.
A zona baixa de Lisboa, também deve ter actualmente, pelo menos, cerca de 18ºc de média anual ( tendo em conta os mapas que vi relativamente às médias anuais ( 1960-1990)), mas como já disse e parece-me aceitável, em Portugal não se escolheu os locais mais quentes para fazer as cidades.

Mas olhe com Lisboa acontece o fenomeno contrario muita sorte em estações metereologicas não estarem em Loures ou em Torres Vedras porque senão os valores da temperatura minima caiam 3,4º graus na boa.