Diversidade climática

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Mário Barros 5 Jul 2010 às 18:50.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Actualmente não faz sentido referir estudos de analise genetica para depreender realidades Bioclimticas, no ser humano!
    Como é referido o estudo aponta a evolução por selecção dos individuos de pele clara durante a ultima glaciação ( Há 25000 anos)..nessa altura o clima actuava como processo de grande relevancia na nossa evolução...mas actualmente tal não acontece.
    Depois da Glaciação houve alguma mixigenação genetica..e hoje em dia ainda mais.

    Potanto..isto não tem nada a ver com o clima actual, mas para a paleoclimatologia é um tema interessante.

    O que pode ter a ver com o clima actual é a existencia de plantas tropicais em certas zonas do pais..coisa que nunca vi o SocioMeteo tentar averiguar ou debater aqui neste topico...e confesso que não compreendo a razão!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Isso é o que tu pensas!!! e que eu saiba não es advinho!!! e se quiseres te provo que estas equivocado!!! mas não tenho de provar nada eles falam em percentagem de 20%-60% da população...mas tu deves saber muito mais que o Peter Frost claro tu es dono da verdade até advinhas o que os outros fazem
     
  3. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Mais precisos como tambem sabes mais que o Peter Frost...



    gregos geneticamente não tem nada haver com os portugueses eu provo...voces falam baseado em esteriotipos.... nos paises Nordicos quem faz mais sucesso actualmente são africanos...os cabo verdianos lá dão-se muito bem!!!
     
  4. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,909
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Precisos, detalhados, uma maior resolução. Não intervalos de 20-49%, mas de 5 em 5 ou 10 em 10%. Percebe agora?

    Estereótipos? Também não. Experiência própria de um jovem moreno. :p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Estou convencido que o Peter Frost não sabotou estes dados e que passou uma vida inteira a aprofunda-los e analisa-los como Antropologo que é, e não me parece a mim que tivesse especial interesse em concluir que o extremo Norte Penisular tivesse maior precentagem de gente de cabelo claro que algumas regiões francesas ou como em Italia como muita gente so senso comum pensava e pensa!
    a realidade é que tudo isto são inovações cientificas interessantes que o Povo e até algumas Elites culturais(portuguesas e espanholas muito complexadas com os Estigmas da Inquisição,do Fascismo e da colonização) não estão dispostas a aceitar,há um dado muito interessante é que devido a maior insolação em Portugal e Espanha muita gente de cabelo claro fica com a pele mais morena principalmente as Gentes que trabalham no Mar e na Agricultura ou seja geneticamente são tão brancos e cabelo claro que muitos outros Povos mas devido ao sol aqui mais intenso ficam com um aspecto mais moreno eu tenho exemplos familiares disso mesmo, isso é obvio e evidente tambem nota-se que existem mais crianças de cabelo claro devido a esse factor climatologico caso vivessem na europa do norte nunca ficariam mais morenas mas geneticamente são iguais!!!
     
  6. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    LOL porque é que os vossos graficos que voces lá entendem não tem de ser analisados ao Promenor e os meus têm sim posso fazer essa pesquisa e depois Postar aqui mas não me parece q este cientista e autor esteja a sabotar e a mentir sobre o assunto...e estes dados deste autor são os aceites pela comunidade cientifica, o que voces podem é discordar mas ao menos apresentem dados reais que fundamentem essa discordia como eu faço com Koppen que não sejam eu vi, fui viajei,vi,disseram......isso é um bloqueio antropologico e sociologico dos povos Ibericos!!!
     
  7. Ferreiro

    Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Dez 2010
    Mensagens:
    1,908
    Local:
    A Corunha
    É que nao há 20 loiros por cada 100 homes (1 de cada 5) nas cidades e locais de Galiza (as mulheres tinguem os seus cabelos) :), nem de longe...
    Nao vou dar uma cifra porque nao sei a cifra real, mas é tam pequena que de feito a gente chama loiros aos que em realidade sao castanhos. O loiro é pouco frecuente na Galiza, por muito que Sociometeo goste de pensar o contrario.
    Saúdos!
     
  8. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal

    Mas não duvides que há!!!

    Conhece o Brasil!!???duvido que conheça mas eu conheço!!!sabe como no Nordeste do Brasil chamam aos Louros Galegos...sabia??? não sabia....

    entre as suas opiniões pessoais baseadas no Nada e entre o estudo cientifico de anos de Peter Frost, eu confio mais nas de Peter Frost, desculpe lá qualquer coisa!!!
    Como lhe disse e por experiencia pessoal os Nossos Olhos e a forma como vemos as coisas diz muito nós Ibericos portugueses e Galegos vamos a outros paises vemos Louros e gente mais clara em todo lado cá pode passar por 20,30 pessoas de pele clara ou mais Loura que nem sequer nos damos conta disso..... é um facto sociologico é um bloqueio....
    Um facto é que alguem Imparcial Peter Frost chegou a uma conclusão que aceite e é o paradigma actual, chega a uma conclusão que eu já suspeitava á muito:
    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hair-color-map_by_Peter_Frost.PNG

    se quiser po-lo em causa em vez de dizer que se ri de um antropologo conceitoado e aceite pela comunidade cientifica como referencia na Wikipedia....faça-o baseado em factos e dados... agora em quem acredito? num antropologo e cientista de referencia...ou num individuou qualquer que fez umas viagenzitas pela Europa a credito e lá achou como 90% dos Ibericos que os estrangeiros são todos isto ou aquilo?????

    ah e seu viajar hoje em dia não é nada demais....todo o mundo o faz facilimo!!! nos anos 50 e 60 é que era so para as elites so um saloio é que acha isso o Maximo!!!!
     
  9. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,283
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Mas só existe a teoria de Peter Frost? Se bem me parece a teoria de P. Frost não defende essa supremacia de raça «viking» no Noroeste de Portugal, mas apenas uma parte (menos de metade) e sem dados percentuais concretos. Além de que isto pode ser perfeitamente discutível, à luz de outros trabalhos científicos.
    Se bem me lembro, já foram postadas mais referências aqui no forum sobre este tema e os resultados variavam um pouco.
    E curiosamente o sociometeo até estava envolvido nesses debates... Já não se lembra disso?
    Eu acho que não nos podemos cingir a uma só referência ( a não ser que os demais estudos já tenham sido demonstrados como obsoletos e falsos) e temos que abrir um pouco os nossos horizontes.
    O sociometeo também não gostava que se usasse só a classificação climática de Koppen-Geiger, pois não? Então seja imparcial e aceite a mesma limitação para este assunto... Neste caso uma só referência não chega ( a de Peter Frost).
    No caso dos climas, já foram apresentadas várias referências científicas e embora hajam diferenças, até concordo com a maior parte delas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,909
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Mas qual sabotar? Qual mentir? Eu disse isso?

    Disse que 20% é completamente diferente de 49%. E que o mapa não faz distinção entre ambos os valores.
    A meu ver isto é ser critico e com uma mente desbloqueada à ciência. Não sabotar, mentir ou ser estereotipado.

    Posso-lhe dar alguns exemplos seus do que é sabotar. Aliás, descarrilar.

    Neste tópico de diversidade climática, quando fala erradamente das temperaturas no Porto em comparação com Atenas , justifica-se com "factos" genéticos.

    Mais à frente mistura politica, religião e complexos.

    Fala de parecenças de povos.

    Introduz o tema: Judaísmo/Islamismo.
    Faz afirmações de bradar aos céus:

    "sem uma unica mesquita no nosso pais"
    -> Mesquitas na região de Lisboa.

    "mesmo sem praticamente uma unica Sinagoga em Portugal"
    -> Sinagogas em Portugal.

    "Inquisição praticamente não actuou em Portugal"
    -> A inquisição em Portugal e no Brasil

    Compara a sua ignorância com tabus que "ninguém quer ouvir".

    Usa um número indeterminado de "!!!", "???", interjeições e afins para justificar uma ideia que nem se percebe, porque entretanto o tema que até parecia interessante, descarrilou por completo.

    Acusa pessoas de fanatismo e de não aceitarem opiniões diferentes, e depois reage assim a um post.

    Volta a acusar as pessoas de ideias bloqueadas, estereotipadas e fechadas quando mostra um mapa onde em mais de 80% do país, > 81% da população tem o cabelo escuro, dizendo que Portugal é o país do sul da Europa com mais pessoas com o cabelo claro. Quando a percentagem em Italia é praticamente igual, se não igual, e bastante longe da Irlanda. Veja o mapa.
    E quando lhe chamam a atenção para isso, diz que os outros é que são estereotipados e fechados. Fala inclusive de um valor global para Portugal, 25%, quando em nada é referenciado isso.

    E isto tudo num tópico em que se falava de diversidade climática e se fazia uma comparação de climas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal

    Apresente os dados Belem em vez de contestar apenas por contestar...atenção eu refiro-me a cabelos claros, não me refiro a cores dos Olhos...apresente.... estes são os dados oficiais....temos pena
     
  12. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Mesquitas e Sinagogas??? LOl claro que existem eu disse isso como hiperbole,desde quando as mesquitas e sinagogas fazem parte do cenario marioritário das actividades religiosas portuguesas? e que eu saiba as sinegagogas e mesquitas em Lisboa são construções contemporaneas e isso existe em todas as metropoles no mundo... epah mas parem de me perseguir aqui no forum???? tudo o que eu digo é logo sujeito a massacre já chega....
    Sim e Portugal é o pais da europa a nivel percentual com pessoas com mais cabelos claros...mas o que isso tem de mal?? não entendo?
     
  13. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,283
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Enfim que arrogância. É uma tristeza isto.
    Então você já não se lembra do que foi postado?
    Bom lá vou à pesquisa...

    PS: Eu refiro-me a tudo. Cabelos, olhos, tudo...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Sim a Inquisição está bem viva em Portugal disso não tenho duvidas o que não faltam são Condes de Torquemada disso não duvido!!!
     
  15. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,431
    Local:
    Estarreja
    Olhe SocioMeteo acho que este seu post não precisa sequer de mais comentários, fala por si só... Em alguns segundos conseguiu desmentir tudo o que afirmou nos últimos posts... As afirmações ficam com quem as proferem. E a credibilidade é dada a quem a merece.

    Esperemos que de uma vez por todas se volte a falar do tema do tópico.
     

Partilhar esta Página