Diversidade climática

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Seguimento Europa 2014

48,5º em Catenanuova-Sicilia(1999-08-10), não sei se é uma Ruema ou se está junto ao vale ou numa zona urbana, não sei deixo esse serviço de descredibilizar este record para quem o queira fazer para assim levarem a bicicleta

Por vezes, fala-se dos sítios onde estão instaladas as estações, pois assim torna-se menos difícil compreender determinados registos, o ponto é esse, só isso. Não és obrigado a pensar da mesma forma, ou ver as coisas deste prisma obvio que não, mas uma coisa é certa, o relevo tem quase sempre uma relação directa na temperatura,e isso é inegável.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seguimento Europa 2014

E engracado quando se ve as coisas so por um prisma .

Por exemplo, vamos comparar Braga com Londres , Braga tem temperaturas mais altas que Londres ao longo do ano sem duvida .

Portanto , segundo o criterio de algumas pessoas ( em que so so a temperatura interessa ) estavamos conversados .

Mas , por exemplo , em Braga chove por ano 3 vezes mais que em Londres .

Braga so tem 3 meses por ano com menos de 100 mm/ m2 de chuva ( maio e setembro tem praticamente 100 ) .

E se e verdade que entre outubro e abril ,. muitas vezes as temperaturas estao muitas vezes quase amenas e porque esta a chover como tudo ,. a regiao do Minho e das mais chuvosas da Europa .

Fala -se muito em Valinha , atinge sem duvida muitas vezes valores elevados de temperatura , mas quem quiser la ir no verao observara como e verdejante e com abundancia de agua simultaneamente .

Se pensarmos em número de horas de sol, a diferença é abismal. Braga tem mais 1000h de sol/ano que Londres.
A quantidade de precipitação anual em Braga é esmagadoramente maior que a de Londres. Mas e a evapotranspiração? Braga chega a registar 8mm/dia de evapotranspiração em alguns dias de Verão. Londres, nos seus melhores dias, nem chega a metade desse valor.

De referir ainda que a humidade média relativa do ar, também não tem comparação.

Tudo isto são características do clima.

Por fim, não há dúvida que o Minho é "o penico" de Portugal. Mas a fama de ser das regiões mais chuvosas da Europa, deve-se não à generalidade do Minho, mas à Peneda-Gerês, onde a precipitação média anual ronda, em alguns locais, os 3000mm.
E mesmo nesses locais, o sol brilha mais de 2200h/ano. Algo que provalmente não acontece em nenhum outro lugar da Europa onde a precipitação média anual supere os 2500mm .

Mesmo a cidade do Porto, a cidade cinzenta/nublada, tem 2463.8h/ano de sol. O mesmo que Roma. Quase o dobro de Londres.

48,5º em Catenanuova-Sicilia(1999-08-10), não sei se é uma Ruema ou se está junto ao vale ou numa zona urbana, não sei deixo esse serviço de descredibilizar este record para quem o queira fazer para assim levarem a bicicleta, mas nos registos aparece como oficial, claro quando interessa coloca-se tudo em causa quando não interessa não se coloca nada em causa. :lol:

Em Portugal, Riodades, na região do Vale do Douro, tem o recorde não oficial de temperatura mais alta alguma vez registada no nosso país: 50,5ºC. (Basta pesquisar no google).
No entanto não vês ninguém a defender esse valor.
Isto, apesar do antigo IM - agora IPMA, ter publicado em tempos um estudo em que referia o vale do Douro como um dos locais, se não o local, com a Tmáx média de verão mais alta do país: ~37,5ºC.
(Não há estações oficiais que o comprovem, infelizmente).
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

4
Se pensarmos em número de horas de sol, a diferença é abismal. Braga tem mais 1000h de sol/ano que Londres.
A quantidade de precipitação anual em Braga é esmagadoramente maior que a de Londres. Mas e a evapotranspiração? Braga chega a registar 8mm/dia de evapotranspiração em alguns dias de Verão. Londres, nos seus melhores dias, nem chega a metade desse valor.

De referir ainda que a humidade média relativa do ar, também não tem comparação.

Tudo isto são características do clima.

Por fim, não há dúvida que o Minho é "o penico" de Portugal. Mas a fama de ser das regiões mais chuvosas da Europa, deve-se não à generalidade do Minho, mas à Peneda-Gerês, onde a precipitação média anual ronda, em alguns locais, os 3000mm.
E mesmo nesses locais, o sol brilha mais de 2200h/ano. Algo que provalmente não acontece em nenhum outro lugar da Europa onde a precipitação média anual supere os 2500mm .

Mesmo a cidade do Porto, a cidade cinzenta/nublada, tem 2463.8h/ano de sol. O mesmo que Roma. Quase o dobro de Londres.



Em Portugal, Riodades, na região do Vale do Douro, tem o recorde não oficial de temperatura mais alta alguma vez registada no nosso país: 50,5ºC. (Basta pesquisar no google).
No entanto não vês ninguém a defender esse valor.
Isto, apesar do antigo IM - agora IPMA, ter publicado em tempos um estudo em que referia o vale do Douro como um dos locais, se não o local, com a Tmáx média de verão mais alta do país: ~37,5ºC.
(Não há estações oficiais que o comprovem, infelizmente).

Claro que sim 50 graus no sec XIX no vale do douro numa pequena aldeia em 1890 e tal claro q sim tem toda a razao esta no google e tudo tem toda a razão 50, 5 q em algumas zonas deve ter ultrapassado esse valor na minha opinião se nesse 4 de agosto de 1890 se registaram 50, 5 graus é bem provavel que num vale se tenham registado 55 graus fazendo de Portugal o pais recordista a nivel de temp maximas mais elevadas em todo o mundo, registos de uma estação italiana do ano1999 tem o mesmo peso q os registos de 1890 numa pequena aldeia do Portugal profundo, claro que sim,, toda a razao.
O q mais quer se provar 50 graus ou mais no douro ja esta certificado registos do sec.XIX numa aldeia do Douro no sec .XIX agora tem se de dar um jeito na percipitaçao , percipitaçao do Minho e Douro Litoral realmente é muito elevada destua um pouco! O q mais se pretende demonstrar e comprovar? media de 37.5 claro q sim porque nao.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Re: Seguimento Europa 2014

4

Claro que sim 50 graus no sec XIX no vale do douro numa pequena aldeia em 1890 e tal claro q sim tem toda a razao esta no google e tudo tem toda a razão 50, 5 q em algumas zonas deve ter ultrapassado esse valor na minha opinião se nesse 4 de agosto de 1890 se registaram 50, 5 graus é bem provavel que num vale se tenham registado 55 graus fazendo de Portugal o pais recordista a nivel de temp maximas mais elevadas em todo o mundo, registos de uma estação italiana do ano1999 tem o mesmo peso q os registos de 1890 numa pequena aldeia do Portugal profundo, claro que sim,, toda a razao.
O q mais quer se provar 50 graus ou mais no douro ja esta certificado registos do sec.XIX numa aldeia do Douro no sec .XIX agora tem se de dar um jeito na percipitaçao , percipitaçao do Minho e Douro Litoral realmente é muito elevada destua um pouco! O q mais se pretende demonstrar e comprovar? media de 37.5 claro q sim porque nao.

Por favor...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Seguimento Europa 2014

4

Claro que sim 50 graus no sec XIX no vale do douro numa pequena aldeia em 1890 e tal claro q sim tem toda a razao esta no google e tudo tem toda a razão 50, 5 q em algumas zonas deve ter ultrapassado esse valor na minha opinião se nesse 4 de agosto de 1890 se registaram 50, 5 graus é bem provavel que num vale se tenham registado 55 graus fazendo de Portugal o pais recordista a nivel de temp maximas mais elevadas em todo o mundo, registos de uma estação italiana do ano1999 tem o mesmo peso q os registos de 1890 numa pequena aldeia do Portugal profundo, claro que sim,, toda a razao.
O q mais quer se provar 50 graus ou mais no douro ja esta certificado registos do sec.XIX numa aldeia do Douro no sec .XIX agora tem se de dar um jeito na percipitaçao , percipitaçao do Minho e Douro Litoral realmente é muito elevada destua um pouco! O q mais se pretende demonstrar e comprovar? media de 37.5 claro q sim porque nao.

Bem,estás a delirar.
Gabo a paciência do Andre...
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

A verdade que eu nao percebera até agora o quentes que sao os vales do Minho, Cávado, Douro ou Mondego no verao. Graças a PortugalWeather sao consciente da calor que fai em esses vales :), uma vez um afasta-se um pouco da costa.
Certo que as medias nao sao tao elevadas, porque ás noites refresca, porem as medias das máximas (que é realmente cando falamos de fazer calor) sao brutais.

Dados oficiais de Agosto 1981-2000.

FRANÇA, das estaçoes principais a mais quente, Perpignan somente 28.9ºC, logo Ajaccio, na Córsega, 28.7ºC, Nice 27.7ºC


No VALE DO MINHO, Ourense 30.6!!!



VALE DO CÁVADO. Braga, em que pesse a proximidade da costa 28.0ºC


VALE DO DOURO. Bragança a 690 metros 29.1ºC!!!


Mirandela, Pinhao... 100 metros 33ºC???

VALE DO MONDEGO, Vila Real 443 metros, 29.6ºC



Certo que na costa Porto tem 25.7ºC, porem en canto um penetra um pouco no interior e as brisas do Atlántico desaparecem os dias do verao sao um forno.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

Resumo, media das máximas agosto 1981-2000

Pinhao 33ºC?
Ourense 30.6ºC
Viseu 29.6ºC
Bragança 29.1ºC
Perpignan 28.9ºC
Ajaccio 28.7ºC
Braga 28.0ºC
Nice 27.7ºC
Porto 25.7ºC
Brest 20.8ºC

Algum sorprenderase que Braga tenha uma media das máximas mais quente que Nice, porem é a realidade.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

Bem,estás a delirar.
Gabo a paciência do Andre...

É interessante falar em delírio :lol:, mas não estou a delirar :), apenas estou-vos a dar razão os 50,5º verificados numa pequena aldeia do Vale Douro com certeza medida com todo o rigor e imparcialidade no sec. XIX tem a mesma veracidade que um registo de uma estação italiana em plenos anos 90, só estou a dar-vos razão, nada disto tem haver com delírio, não é esse o objectivo? a gente temos de ajustar a linguagem e o nível de analise aquilo que nos é proposto.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

17 últimos dias por cima dos 30ºC no vale do Guadalquivir (podería ser o mesmo no vale do Guadiana). Sevilla.
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08391&ano=2014&mes=5&day=15&hora=6&min=0&ndays=30


Pelo contrario, em Italia, a mais quente, Catania, somente 2 dias seguidos por cima dos 30ºC
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=16459&ano=2014&mes=5&day=15&hora=6&min=0&ndays=30

O mesmo na Grecia, Heraklion, somente 2 dias seguidos por cima dos 30ºC
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=16754&ano=2014&mes=5&day=15&hora=6&min=0&ndays=30

Esa é a diferença entre o sul de Portugal e Espanha, donde as ondas de calor duram varias semanas, e a Italia ou a Grecia, donde duram 2, 3 ou 4 dias.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seguimento Europa 2014

É interessante falar em delírio :lol:, mas não estou a delirar :), apenas estou-vos a dar razão os 50,5º verificados numa pequena aldeia do Vale Douro com certeza medida com todo o rigor e imparcialidade no sec. XIX tem a mesma veracidade que um registo de uma estação italiana em plenos anos 90, só estou a dar-vos razão, nada disto tem haver com delírio, não é esse o objectivo? a gente temos de ajustar a linguagem e o nível de analise aquilo que nos é proposto.

Resposta ao delírio:
1.
Em Portugal, Riodades, na região do Vale do Douro, tem o recorde não oficial de temperatura mais alta alguma vez registada no nosso país: 50,5ºC. (Basta pesquisar no google).
No entanto não vês ninguém a defender esse valor.

2.
Em Portugal, Riodades, na região do Vale do Douro, tem o recorde não oficial de temperatura mais alta alguma vez registada no nosso país: 50,5ºC. (Basta pesquisar no google).
No entanto não vês ninguém a defender esse valor.

3.
Em Portugal, Riodades, na região do Vale do Douro, tem o recorde não oficial de temperatura mais alta alguma vez registada no nosso país: 50,5ºC. (Basta pesquisar no google).
No entanto não vês ninguém a defender esse valor.

Respira fundo e volta ao 1!
Outra vez!
Outra vez!
Outra vez!

Isto foi tão somente uma resposta aos teus dados não oficiais.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
So para responder ao Andre ,

Claro que o Minho so tem fama de chover muito por causa do Geres , os 1500 mm / m2 para cima que se verificam na generalidade da regiao qualquer regiao da Europa atinge esse valor .

Ja agora , eu nunca comparei o clima do Minho com o do Norte da Europa , quem souber ler vera que eu digo que o calor e o sol tambem faz parte de determinadas epocas do ano .

Agora vir para aqui fazer um hino ao sol e calor o tempo todo tambem enjoa , eu pessoalmente gosto mais do frio mas guardo os gostos para mim .
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
So para responder ao Andre ,

Claro que o Minho so tem fama de chover muito por causa do Geres , os 1500 mm / m2 para cima que se verificam na generalidade da regiao qualquer regiao da Europa atinge esse valor .

Ja agora , eu nunca comparei o clima do Minho com o do Norte da Europa , quem souber ler vera que eu digo que o calor e o sol tambem faz parte de determinadas epocas do ano .

Agora vir para aqui fazer um hino ao sol e calor o tempo todo tambem enjoa , eu pessoalmente gosto mais do frio mas guardo os gostos para mim .

James,

O que é o Minho (enquanto área), quando comparado com toda a região ocidental dos Balcãs (da Eslovénia à Grécia)? Ou com a região Ocidental do Reino Unido e Noruega?

Mapa generalista, repito, generalista, da precipitação média anual na Europa:

7QTo1Hq.gif


Da mesma forma que não contempla os pontos de 2000-3000mm do Gerês, devido à sua resolução, também não o faz no resto da Europa. Mas em termos genéricos, é isso.

Não sou de hinos. Falaram de temperatura, puxaram a precipitação, e então evoquei a insolação, humidade relativa, e evapotranspiração.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

Resposta ao delírio:
1.

2.

3.

Respira fundo e volta ao 1!
Outra vez!
Outra vez!
Outra vez!

Isto foi tão somente uma resposta aos teus dados não oficiais.

Isto é só para estabelecermos um padrão de discussão senão uma pessoa fica confusa, uma coisa é falarmos num suposto registo, num suposto ano do Sec. XIX, numa suposta aldeia, verificada por um suposto cientista, em supostas condições, outra coisa é falarmos da estação da cidade italiana de Catenanuova com 5 mil habitantes, estação essa que pertence á rede de estações meteorológicas italianas sendo que não faz parte Organização Meteorológica Mundial, e só por essa razão é que este valor de 48,5º não é validado, aqui acontece o mesmo quando o pessoal queixa-se de Monção ou Pinhão ou Alvalade do Sado não aparecerem com nos registos internacionais é o mesmo principio, portanto se falamos de suposições do sec.XIX,XVIII ou sec. XV também poderei falar pesquisar, googlar,etc se falamos de dados oficiais mensuráveis relativamente recentes falamos a esse nível, é so uma questão de orientação.
Relativo á questão do James o NW existem 2,3 regiões na Europa tão ou mais chuvosas que o NW, aceita-se isso, o clima do NW de Portugal/Galiza/Cantábria/SW de França na minha opinião não é comparável com nada, é um clima que deveria ter uma definição própria, está é a minha opinião e como o James disse ninguém falou em horas de sol, evaporação, etc nem ninguém comparou o clima do NW com o Norte da Europa, apenas se limitou a constactar alguns factos.
Mas penso que seja sensato encerrar este assunto, pois é evidente que existem opiniões divergentes e cada um tem a sua como é obvio e todas são respeitáveis, a questão ali dos 50,5º de 1890 e troca o passo é que já tinha de comentar pois já era um pouco demais.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seguimento Europa 2014

Isto é só para estabelecermos um padrão de discussão senão uma pessoa fica confusa, uma coisa é falarmos num suposto registo, num suposto ano do Sec. XIX, numa suposta aldeia, verificada por um suposto cientista, em supostas condições, outra coisa é falarmos da estação da cidade italiana de Catenanuova com 5 mil habitantes, estação essa que pertence á rede de estações meteorológicas italianas sendo que não faz parte Organização Meteorológica Mundial, e só por essa razão é que este valor de 48,5º não é validado, aqui acontece o mesmo quando o pessoal queixa-se de Monção ou Pinhão ou Alvalade do Sado não aparecerem com nos registos internacionais é o mesmo principio, portanto se falamos de suposições do sec.XIX,XVIII ou sec. XV também poderei falar pesquisar, googlar,etc se falamos de dados oficiais mensuráveis relativamente recentes falamos a esse nível, é so uma questão de orientação.
Relativo á questão do James o NW existem 2,3 regiões na Europa tão ou mais chuvosas que o NW, aceita-se isso, o clima do NW de Portugal/Galiza/Cantábria/SW de França na minha opinião não é comparável com nada, é um clima que deveria ter uma definição própria, está é a minha opinião e como o James disse ninguém falou em horas de sol, evaporação, etc nem ninguém comparou o clima do NW com o Norte da Europa, apenas se limitou a constactar alguns factos.
Mas penso que seja sensato encerrar este assunto, pois é evidente que existem opiniões divergentes e cada um tem a sua como é obvio e todas são respeitáveis, a questão ali dos 50,5º de 1890 e troca o passo é que já tinha de comentar pois já era um pouco demais.


A tua teimosia é por demais desconcertante:

Catenanuova NÃO faz parte da rede de estações oficiais italianas.
Monção, Pinhão e Alvalade do Sado FAZEM parte da rede de estações oficiais portuguesas.

O valor de Catenanuova vale o mesmo que o de RIODADES. Ambos valem 0 para a discussão.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

A tua teimosia é por demais desconcertante:

Catenanuova NÃO faz parte da rede de estações oficiais italianas.
Monção, Pinhão e Alvalade do Sado FAZEM parte da rede de estações oficiais portuguesas.

O valor de Catenanuova vale o mesmo que o de RIODADES. Ambos valem 0 para a discussão.

vitamos não quero ser aqui ponto de discórdia nem sequer levantar qualquer tipo de polémicas, mas permite-me discordar num ponto na minha opinião se cingirmos a discussão no ponto de vista só oficial internacional ambas valem zero, mas os italianos não tem a mesma opinião, a estação de Catenanuova que pertence ao departamento da agua e do mar da região da Sicília e o record de 48,5º é validado pela autoridade nacional italiana mas não pode ser oficializado por motivos burocráticos que pessoalmente desconheço, neste sentido portanto penso que existe no ponto objectivo e subjetivo diferenças brutais até tecnológicas, cientificas entre um registo e outro, um registo coloco ao nível de uma Lenda um lirismo do seculo XIX, outro coloco ao nível de uma estação remota automática de um pequeno núcleo urbano em 1999 um género de Ruema penso eu, acho que é uma questão de bom senso e sensatez acho que não estou a ser radical nem teimoso é só a minha opinião, não coloco os mesmos registos ao mesmo nível claro que dou muito mais credibilidade ao valor verificado e registado na cidade siciliana eu e as autoridades italianas pelos vistos.