Diversidade climática

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O que eu faço é chegar aqui, colocar dados oficiais e concretos acerca daquilo que argumento, enquanto alguns membros como tu e o portugalweather chegam aqui debitam arrogância disfarçada de insulto com uma clara postura de superioridade perante todo o resto da comunidade do fórum e quando se pedem dados para fundamentar aquilo que afirmam ou não os colocam na maioria das vezes e começam a criar ruído como estás a fazer agora, ou então vão buscar informação escolhidos a dedo, a locais sempre altamente fidedignos, do género agências de viagens ou transportes aéreos e chapam aqui. É esta a diferença.

Novamente, dados oficiais do IM

1ibblg.jpg



É a última vez que falo sobre este assunto .

Pergunto novamente :

Alguém me sabe dizer se existe uma intensidade mínima de vento para se poder afirmar se há ou não há nortada ?
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Não devia, mas vou responder em nome da verdade.

Não! Nortada é a designação dada ao vento do quadrante Norte (frequentemente NW) que geralmente se forma na faixa litoral ao fim da tarde. Não existe um valor mínimo de intensidade. Nortada é um fenómeno.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Alguém me sabe dizer se existe uma intensidade mínima de vento para se poder afirmar se há ou não há nortada ?

Mas essa pergunta faz algum sentido? Por isso é que ninguém te responde.

É a mesma coisa que estar a perguntar se existe uma velocidade mínima para um carro estar em movimento em direcção ao sul.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mas essa pergunta faz algum sentido? Por isso é que ninguém te responde.

É a mesma coisa que estar a perguntar se existe uma velocidade mínima para um carro estar em movimento em direcção ao sul.



Não respondem porque não sabem .

E o senhor faça o favor de parar de responder a tudo o que eu digo .

Como sou bem educado , não gosto de deixar ninguém sem resposta , mesmo pessoas que ofendam os outros , mas sinceramente tenho mais que fazer .
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não devia, mas vou responder em nome da verdade.

Não! Nortada é a designação dada ao vento do quadrante Norte (frequentemente NW) que geralmente se forma na faixa litoral ao fim da tarde. Não existe um valor mínimo de intensidade. Nortada é um fenómeno.



" Não existe um valor mínimo de intensidade " , ok , já não preciso de saber mais nada , era a resposta que eu queria .

Já posso ir almoçar com a consciência tranquila .

Sobre este assunto não vou proferir mais nenhuma palavra .
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não devia, mas vou responder em nome da verdade.

Não! Nortada é a designação dada ao vento do quadrante Norte (frequentemente NW) que geralmente se forma na faixa litoral ao fim da tarde. Não existe um valor mínimo de intensidade. Nortada é um fenómeno.

Dessa forma qualquer "brisa" de norte é considerada nortada, não faz sentido.

Nortada - vento forte do Norte ou de direcções próximas, que sopra na costa portuguesa especialmente durante o Verão.

Fonte: http://www.cne-escutismo.pt/recursos/maritimos/ventos.htm

Para quem quiser saber mais sobre os outros tipos de vento tem tudo aí :)
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
O irónico disto tudo é que a razão pela qual haja medias de temperatura mínimas mais baixas no NW e alguns dias mais frescos nem tem haver com a nortada, mas sim com outros indicadores, claro que o Oeste tem muito mais Nortada que Braga pois é uma região mais exposta ao Atlantico devido aos recortes da costa e numa longitude mais ocidental e isso faz com que de facto as máximas sejam mais baixas, sendo que o NW por estar numa latitude superior apanha muitas vezes mesmo no Verão com os restos das depressões que passam a Norte da Biscaia, bem como a circulação zonal com geopotencias mais baixos.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
O irónico disto tudo é que a razão pela qual haja medias de temperatura mínimas mais baixas no NW e alguns dias mais frescos nem tem haver com a nortada, mas sim com outros indicadores, claro que o Oeste tem muito mais Nortada que Braga pois é uma região mais exposta ao Atlantico devido aos recortes da costa e numa longitude mais ocidental e isso faz com que de facto as máximas sejam mais baixas, sendo que o NW por estar numa latitude superior apanha muitas vezes mesmo no Verão com os restos das depressões que passam a Norte da Biscaia, bem como a circulação zonal com geopotencias mais baixos.

Tu estás a generalizar por Braga, que é o que tem as mínimas mais baixas nesta região, por exemplo Viana tem 15.3º e Monção cerca de 16.5º. Mas alor convém pegar na mais fria.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Tu estás a generalizar por Braga, que é o que tem as mínimas mais baixas nesta região, por exemplo Viana tem 15.3º e Monção cerca de 16.5º. Mas alor convém pegar na mais fria.

Mas ainda não percebi bem o que queres demonstrar muito sinceramente, vens falar de Viana relativo as mínimas e já vais esquecer ai as máximas :lol: quer queiras quer não vives numa região eu diria a única região temperada do nosso pais onde o clima se aproxima mais de outros climas não mediterrâneos.
 
  • Gosto
Reactions: james

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mas ainda não percebi bem o que queres demonstrar muito sinceramente, vens falar de Viena relativo as mínimas e já vais esquecer ai as máximas :lol: quer queiras quer não vives numa região eu diria a única região temperada do nosso pais onde o clima se aproxima mais de outros climas não mediterrâneos.

Quando se perde a razão sem fundamentos muda-se de conversa, o que tu dizes sobre a minha região vale 0 porque não percebes nada do que estás a dizer
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Está visto que isto só lá vai assim....



EurhGGn.jpg



Para ficarem todos contentes, e ninguém ficar a perder! Viva!!!

:palmas::palmas::thumbsup::thumbsup::cheers:



Assunto encerrado ???

Ou é preciso distribuir mais taças e bicicletas???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Está visto que isto só lá vai assim....



EurhGGn.jpg



Para ficarem todos contentes, e ninguém ficar a perder! Viva!!!

:palmas::palmas::thumbsup::thumbsup::cheers:



Assunto encerrado ???

Ou é preciso distribuir mais taças e bicicletas???

Acho que não vão ficar contentes, creio que eles preferem uns Audi A4 e Audi A6 !
Se é um tópico que precisa de ser descarrilado é este !
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Confirmei o que disses-te este verão, estive em Tires

Mas estava nortada forte? Tires fica aqui perto.

Nos proximos tempos ver se crio um tópico sobre o efeito da forte nortada nas arvores aqui da minha zona, elas simplesmente crescem tombadas para sul, ficam vergadas, é impressionante.
Já foram feitos alguns trabalhos académicos sobre essa temática.

Deixo aqui o link de um deles, datado de 1984, feito pela Drª Maria João Alcoforado, está excelente, dela não seria de esperar outra coisa.

http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1984-38/38_01.pdf

:thumbsup:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mas estava nortada forte? Tires fica aqui perto.

Nos proximos tempos ver se crio um tópico sobre o efeito da forte nortada nas arvores aqui da minha zona, elas simplesmente crescem tombadas para sul, ficam vergadas, é impressionante.
Já foram feitos alguns trabalhos académicos sobre essa temática.

Deixo aqui o link de um deles, datado de 1984, feito pela Drª Maria João Alcoforado, está excelente, dela não seria de esperar outra coisa.

http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1984-38/38_01.pdf

:thumbsup:

Sim nortada muito forte, tive em Junho e também fui em julho, em ambos os meses apanhei nortada 24 horas por dia, um vento que me surpreendeu, porque nem á noite acalmava, por exemplo em Ponte de Lima nunca vi vento de norte tão forte como vi aí, e o impressionante é que para as pessoas é normal, diziam que havia dias ainda piores, é um fenómeno absolutamente impressionante.
Foi por isso que disse que quando o James diz que há nortada em Braga, eu disse que nunca viu nada :)