Diversidade climática

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim nortada muito forte, tive em Junho e também fui em julho, em ambos os meses apanhei nortada 24 horas por dia, um vento que me surpreendeu, porque nem á noite acalmava, por exemplo em Ponte de Lima nunca vi vento de norte tão forte como vi aí, e o impressionante é que para as pessoas é normal, diziam que havia dias ainda piores, é um fenómeno absolutamente impressionante.

Sim é sempre a dar-lhe, vento furioso, exacto quem mora aqui está mais que habituado a este vendaval, faz parte do quotidiano,roupas arrancadas do estendal, alguns para-raios partidos, etc.
É recorrente, os bombeiros da zona terem inumeras ocorrências devido ao vento, curiosamente nunca caiem arvores, ou seja, elas já estão mais que habituadas e ganham uma flexibilidade incrivel.
Por isso digo, o IPMA ou Protecção civil, seja lá quem for, devia ter mais atenção a isto...devem estar a espera que alguem morra com alguma coisa em cima.
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim nortada muito forte, tive em Junho e também fui em julho, em ambos os meses apanhei nortada 24 horas por dia, um vento que me surpreendeu, porque nem á noite acalmava, por exemplo em Ponte de Lima nunca vi vento de norte tão forte como vi aí, e o impressionante é que para as pessoas é normal, diziam que havia dias ainda piores, é um fenómeno absolutamente impressionante.
Foi por isso que disse que quando o James diz que há nortada em Braga, eu disse que nunca viu nada :)




Mas o Rozzo ja nao pediu para encerrar este assunto ?

So para te responder , ja que estas sempre a falar de mim , conheco muito bem a costa ocidental e o Jonas tem toda a razao , a nortada na zona dele e brutal .
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Jonas houve uma vez que disses-te que Monção não tinha mínimas baixas, mas podes ver o resumo diário de hoje.

MAX 28.2ºC MIN 8.2ºC

Afinal tem inversões bem fortes, 20ºC de diferença :shocking:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Jonas houve uma vez que disses-te que Monção não tinha mínimas baixas, mas podes ver o resumo diário de hoje.

MAX 28.2ºC MIN 8.2ºC

Afinal tem inversões bem fortes, 20ºC de diferença :shocking:

Sim, disse isso pois nunca via grandes amplitudes térmicas nos resumos diários, e sempre foi algo que me fez alguma confusão, maximas altas e noites pouco frescas.
20ºC é uma boa amplitude, mas não acho nada de especial.
No verão passado, em junho, cheguei a registar 8ºC / 35ºC num vale nos arredores de Mafra, se bem te recordas na altura ate questionaste os valores.
 
  • Gosto
Reactions: 1337

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Á pouco postei num topico errado, fala se muito na Valinha em Monção e Santa Barbara em Pinhão e com razão pois devem ser as duas estaçoes em funcionamento com maior potencial na região Norte, mas afinal quais foram as maximas absolutas nestas duas estaçoes registadas?, é que nos boletins da norma de 1931-1980 pAra Pinhão aparece 42 graus mas depois falam em 46 como ha mta contra informação e subjectividade em redor destas estaçoes seria interessante saber quais as maximas registadas.

Nota:
Nao quero cm este comentario iniciar nenhuma polemica mas apenas recolher um esclarecimento importante tambem para o forum pois sao duas estaçoes muito enunciadas aqui no forum e mt provavelmente as q registam valores mais elevados na região Norte.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Existe outra estação com registos de máximas bastante elevadas, falo de Mirandela.

Não falámos nela nos ultimos tempos, pois a estação esteve off.

Essas 3, são de longe as que apresentam máximas mais elevadas na região norte(interior incluido).


Quanto às max.absolutas, não sei, de certeza que ha pessoal que sabe, é esperar que partilhem por aqui esses dados.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Existe outra estação com registos de máximas bastante elevadas, falo de Mirandela.

Não falámos nela nos ultimos tempos, pois a estação esteve off.

Essas 3, são de longe as que apresentam máximas mais elevadas na região norte(interior incluido).


Quanto às max.absolutas, não sei, de certeza que ha pessoal que sabe, é esperar que partilhem por aqui esses dados.

Isso do tão longe é já entrar no campo da subjetividade e da especulação o que pretendia é cingir as existentes, na minha opinião acho difícil que haja regiões ou zonas com um potencial maior que Pinhão( talvez apenas áreas mesmo remotas não habitadas do Vale do Coa), mas repito é só a minha opinião e nem pretendo alimentar aqui qualquer tipo de debate sobre esse tema.
O que pretendo é considerando as estações existentes, julgo que Monção e Pinhão são as duas estações da Região Norte que registam valores de temperatura maxima mais elevados juntando com certeza Mirandela mas não muito mais talvez Lamego, Peso da Régua e ai se poderia inferir qual o maior valor de temperatura maxima registada na Região Norte, aqui no fórum foi colocadas os boletins de Pinhão, o que não entendo neste registo é que nos Boletins aparece com maxima registada na norma 1951-1980, 42,1º mas depois falam em 46º graus valor que não está no boletim mas refere-se á norma 1931-1960, considerando que o ano passado Pinhão deve ter chegado aos 42,5º seria interessante saber qual afinal foi o valor exacto oficial registado nesta estação, nota também não existem assim tantos eventos de calor que permitam as condições necessárias para se atingirem essas temperaturas, o ano passado foi de facto um ano excepcional para o Litoral Norte e mesmo centro, estações como Porto, Vigo, Santiago, etc bateram recordes absolutos Tomar registou a temperatura mais elevada a nível europeu.

Eis o link do fórum:
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/normais-climatologicas-do-pinhao-santa-barbara-4346.html
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Já consegui confirmar a minha duvida, entre a norma de 1931-1960 Pinhão registou em Julho de 1944 a temperatura de 46º sendo o record de temperatura máxima registado em Portugal anterior ao de Amareleja, mesmo assim estas temperaturas não são assim tão frequentes como se possam pensar ou fazer querer aos outros, pois se verificarmos o ano passado num episodio de calor muito significativo no Norte e Centro de Portugal onde se bateram records de temperatura em muitas estações galegas e portuguesas, Pinhão não chegou aos 43º graus, e na norma de 1961-1980 a máxima foi de 42,1º portanto o vale do Douro é muito quente não haja duvidas em relação a isso, mas não é assim tão quente como se possa pensar.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Andei no dia 28 pela região do Douro interior/internacional.

Nesse dia, apanhei ~19ºC no Pinhão à hora de almoço, e vento.
Registei, a meio da tarde, 26ºC na Foz do Tua, na N212.

No IC5 voltei a superar os 25ºC aquando a passagem da ponte do Sabor. Imagino que na sua Foz a temperatura fosse superior.

Nesse dia a máxima no Pinhão foi de 22ºC, muito aquém do que se verificava para este.
Não fui ao Vale do Côa nem a Barca de Alva, dado que segui depois para nordeste.

pLWzKrx.jpg


Tirei também algumas fotografias do cenário em redor.
Algumas desfocadas, pois ia a conduzir.

uxXnjQf.jpg


mSyaxGM.jpg


YGvpNXf.jpg


iAQdEuU.jpg


Fiquei surpreso com tamanha secura. Relembro que as fotografias datam de 28 de Maio do ano decorrente.

Isto vale o que vale, e um dia não faz a climatologia. Mas efectivamente as EMAs oficiais de Carrazêda de Ansiães (715m); Macedo de Cavaleiros (702m); Mogadouro (644m) e Moncorvo (600m), que circundam esta região, não fazem jus à climatologia de uma extensa área da região que se situa a cotas <300m. (Todas as EMAs estão a mais de 600m de altitude).

;)

Ah, até ao Pinhão, o verde dominava a paisagem:

xwslz9j.jpg
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Andei no dia 28 pela região do Douro interior/internacional.

Nesse dia, apanhei ~19ºC no Pinhão à hora de almoço, e vento.
Registei, a meio da tarde, 26ºC na Foz do Tua, na N212.

No IC5 voltei a superar os 25ºC aquando a passagem da ponte do Sabor. Imagino que na sua Foz a temperatura fosse superior.

Nesse dia a máxima no Pinhão foi de 22ºC, muito aquém do que se verificava para este.
Não fui ao Vale do Côa nem a Barca de Alva, dado que segui depois para nordeste.

pLWzKrx.jpg


Tirei também algumas fotografias do cenário em redor.
Algumas desfocadas, pois ia a conduzir.

uxXnjQf.jpg


mSyaxGM.jpg


YGvpNXf.jpg


iAQdEuU.jpg


Fiquei surpreso com tamanha secura. Relembro que as fotografias datam de 28 de Maio do ano decorrente.

Isto vale o que vale, e um dia não faz a climatologia. Mas efectivamente as EMAs oficiais de Carrazêda de Ansiães (715m); Macedo de Cavaleiros (702m); Mogadouro (644m) e Moncorvo (600m), que circundam esta região, não fazem jus à climatologia de uma extensa área da região que se situa a cotas <300m. (Todas as EMAs estão a mais de 600m de altitude).

;)

Ah, até ao Pinhão, o verde dominava a paisagem:

xwslz9j.jpg


Sim as temperaturas verificadas nos automóveis são aquela base e é sempre um tema subjetivo no qual á muito espaço para se especular á vontade aquilo que se pretende, mas sem duvida bom registo, sem duvida que é uma região seca, um pouco á imagem da parte sul do Pirinéus em Navarra, caprichos do relevo e na natureza.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
André


Parabéns pelo registo, que no fundo confirma a minha ideia sobre a região.
Para quem conhece bem o Alto Douro, torna-se bastante claro, que a zona do Pinhão, não tem qualquer hipótese, em comparação com as zonas mais quentes durienses.

A precipitação, a exposição, a vegetação e a podologia, assim o confirmam.

Aliás, no trabalho realizado pelo IM, sobre as zonas mais quentes no verão, a região duriense e zonas próximas, tinham várias regiões bastante mais quentes que o Pinhão.

Já agora e por curiosidade, aqui está um tópico sobre as zonas mais secas do Norte:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/zonas-mais-secas-da-regiao-norte-4619.html
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
André


Parabéns pelo registo, que no fundo confirma a minha ideia sobre a região.
Para quem conhece bem o Alto Douro, torna-se bastante claro, que a zona do Pinhão, não tem qualquer hipótese, em comparação com as zonas mais quentes durienses.

A precipitação, a exposição, a vegetação e a podologia, assim o confirmam.

Aliás, no trabalho realizado pelo IM, sobre as zonas mais quentes no verão, a região duriense e zonas próximas, tinham várias regiões bastante mais quentes que o Pinhão.

Já agora e por curiosidade, aqui está um tópico sobre as zonas mais secas do Norte:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/zonas-mais-secas-da-regiao-norte-4619.html


ppcentrointerior.jpg

Belem acho que postas-te o mapa ao contrário.:)
Acho que o mapa ibérico é bem explicito nesse ponto e reflete bem a realidade da região, vegetação seca não tem uma relação directa com a temperatura, a região da Rioja é tão seca ou mais que a região do Coa e tem temperaturas máximas mais baixas, e a área amarelada ou seja seca, é bem superior a região raiana douriense, acho que podemos entrar em vários níveis de analise, um nível especulativo e ai poderemos falar de Riodades e de temperaturas registadas em automóveis, ou podemos entrar num campo de analise baseado em dados oficiais.