o meu avô diz-me em noites frias lá em arruda " hoje vai cair geada".
eu sei que a geada nao cai mas sim forma-se a parir de orvalho que congela o que cai é , em noites frias e humidas, sincelo ( particulas de gelo que precipitam).
sendo assim porque é que cobrindo a copa de uma arvore nao se forma geada na arvore (é como um guarda chuva que miraculosamente salva a arvore do gelo)

e porque é que o resto da arvore nao morre do frio ( como o plastico só tapa a copa o resto da arvore fica á temperatura ambiente)

no fundo parece mesmo que a geada "cai"

senão a copa ficaria protegida mas o resto da arvore ganharia geada ,á mesma,( visto que está a temperatura ambiente) coisa que nao acontece....
outra coisa é que ás vezes a copa das arvores fica destruida mas outras partes da arvore na lateral ficam intactas dando a ideia que a geada cai mesmo de cima, na vertical...

Vou explicar um pouquinho de geada:
1. A geada não cai, como referiste e muito bem.
2. A geada forma-se devido ao maior arrefecimento à superfície, imaginemos que numa noite estrelada onde a temperatura ambiente T2m = 2ºC, a temperatura a 2cm de altura será sempre inferior podendo atingir a Temperatura de orvalho (dependendo para tal da %HR), conseguindo-se com as características de reflectividade da superfície (cor,..). Pelo contrário a temperatura a 20m, é sempre umas décimas mais elevada, por se encontrar afastada 20m da superfície. Quando a temperatura à superfície, incluindo folhagens, atinge a temperatura de orvalho (ex: T=-5ºC) a humidade condensa e se for <0ºC congela acumulando.
3. Quando se coloca uma manta "telhado" por cima de uma árvore, o que acontece é que a reflexão do "calor" à superfície, é de novo reflectida para a origem e assim sucessivamente, adiando o arrefecimento. Cria-se como que um efeito de estufa, e é mesmo como que uma "estufa", pois é um escudo para a perda contínua de calor.
4. Outra forma de evitar uma geada leve, é sulfatar (solução de sulfato de cobre) as folhagens das árvores, pelo que o sulfato de cobre ao hidratar-se, impede que se fixe o orvalho, mantém as folhas secas (excicante) mesmo apesar da evapotranspiração natural e continua da planta/árvore.
5. Outra forma de adiar os efeitos de uma geada leve, é fazer uma fogueira (gerando calor como é obvio).
6. Outra forma de adiar os efeitos de uma geada leve, é regar o solo onde estão as árvores e as culturas, pois adicionando água, que como sabem tem um calor específico elevado, estamos dotando o solo de uma grande capacidade calorifica, pelo que o arrefecimento (sem Tamb<0, sem gelar atenção!!) é bem mais dificil de ocorrer, pois terá de diminuir a temperatura da superficie molhada, secá-la ou retirar-lhe o calor latente da água na passagem de 0ºC (fase líquida) para 0ºC (fase sólida).
7. Muitas vezes apenas alguns dos ramos da árvore se "queimam" com o "gelo", isto significa que a própria árvore tem susceptibilidades, pois é nos ramos mais finos que arrefece mais rápido (menos isolados)! Daí muitas vezes ocorrer, nas pontas e no topo ao vento (com temperatura <0ºC).